O destino de um ex-prefeitável
Publicidade
Novo ´imortal´
Para satisfação (e orgulho) dos demais acadêmicos, e certamente regozijo da cidade, o poeta e escritor Jessier Quirino assumiu, neste domingo, a cadeira de número 20 da Academia de Letras de Campina Grande, sucedendo à marcante professora e teatróloga Lourdes Ramalho.
´Três em um´
Ao fazer a saudação de acolhida ao novo acadêmico, o presidente da ALCG, advogado Thélio Farias, invocou uma máxima recorrente verbalizada pelo novo acadêmico: arquiteto por profissão, artista por vocação e matuto por convicção.
Telúrico
Thélio resgatou um conselho que a mãe de Jessier (Maria Pompeia) dava a ele, como forma de externar o seu encantamento com Campina: ´Meu filho, não diga por aí que é de Campina Grande, para não humilhar os outros”.
“Como o sol”
O presidente da Academia também pontuou que Jessier “sucede um nome gigantesco da literatura brasileira”.
Adiante, registrou que a ALCG recebe o novo acadêmico com a satisfação “calorosa como o sol e alegre como a sua poesia”.
“Lapa”
“Sinto uma lapa de orgulho que vara grande não mede (…) Maior do que a ´boca da noite´,” disse Jessier em seu discurso de posse, recheado de poemas.
Em memória
Jessier registrou que o seu pai (Antonio Quirino, também poeta), se ali estivesse, “seria um orgulho só; e minha mãe, estaria contente feito costureira em tabuleiro de retalhos”.
Edificação
Houve, no último sábado, o lançamento da ´pedra fundamental´ do novo e amplo templo da Igreja Universal do Reino de Deus em Campina Grande, localizado num terreno ao lado do Teatro Severino Cabral e orçado em cerca de R$ 30 milhões.
O detalhe
O imóvel terá dois andares no subsolo destinados exclusivamente para estacionamento.
Da boca de…
“… Apesar de muito jovem, 35 anos de idade, está no seu quarto mandato, conhece o funcionamento da Casa, dos partidos, e eu não tenho dúvida que será, muito provavelmente, um dos melhores presidentes da história da Câmara Federal…” (Rafael Fonteles, do PT, governador do Piauí, sobre a candidatura do paraibano Hugo Motta, REP, à presidência da Câmara Federal).
Conterrâneo
Está marcada para as 10 horas do próximo dia 11 de dezembro a posse do paraibano Vital do Rêgo Filho como novo presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília.
Censo
Na próxima quinta-feira, o IBGE fará a divulgação das atualizações de seus dados sobre saneamento, limpeza urbana e manejo de resíduos dos municípios.
Versão
Em Nota divulgada no final de semana, a ex-prefeitável do PSD em Campina Grande e atual secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado, Rosália Lucas, responde a denúncias feitas por ex-assessores e companheiros de partido.
”Infundadas”
Segundo Rosália, “publicaram denúncias falaciosas e infundadas que ferem a minha honra e dignidade, com claro propósito de me prejudicar”.
Não condizentes
“Acusações – prossegue e a secretária – que não condizem, primeiramente, com os meus princípios, conduta pessoal e tampouco com a minha trajetória profissional”.
“Medidas cabíveis”
A assessora do governador João Azevedo finaliza que “diante disso, tomarei as medidas cabíveis e necessárias diante da justiça para o restabelecimento da verdade”.
2ª feira filosófica
“O homem começa a morrer na idade em que perde o entusiasmo”.
Honoré de Balzac, escritor francês.
Retorno
O governador João Azevedo avisou ao vereador campinense Rostand Paraíba (PP) que a sua filha Pollyana dos Santos Miranda Bezerra será recontratada pelo governo estadual “para outra função”.
Desligamento
Pollyana – que equivocamente esta coluna creditou como irmã do vereador, mas na verdade é sua filha – foi exonerada na última semana da equipe do vice-governador Lucas Ribeiro (PP).
Linha direta
Rostand informou à Coluna que, a partir de agora, passa a integrar diretamente o grupo do governador, e registrou a solidariedade imediata que recebeu do secretário de Estado da Administração, Tibério Limeira.
Se…
Por sinal, Tibério comentou (segundo o parlamentar) que se soubesse que o pedido de demissão era da filha do edil, não a teria publicado no Diário Oficial do Estado.
Suprapartidário
Rostand Paraíba disse ainda que também recebeu mensagens de apoio dos deputados Murilo Galdino (Republicanos) e Romero Rodrigues (Podemos).
Coordenação
Por falar em Murilo, ele reuniu (dias atrás) a bancada de oposição na Câmara campinense para tratar sobre a eleição para a presidência da Câmara Municipal.
Volta ao plenário
No final de semana foi divulgada a exoneração, “a pedido”, do deputado Sargento Neto (PL) da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente de Campina Grande.
Ele reassume o seu mandato na Assembleia Legislativa.
Quem fica
Dorgival Villar – gerente de Acompanhamento de Ações Governamentais da PMCG – assume interinamente a Sesuma.
O que está a caminho
Com o aval explícito da cúpula do partido Republicanos, o médico e ex-prefeitável campinense Jhony Bezerra (PSB) deverá ser nomeado para dirigir a PB Saúde – fundação que faz a gestão dos hospitais da rede estadual de saúde.
Jhony tem andado nos últimos tempos com o auxílio de moletas, por conta do rompimento dos tendões.
´Muita tinta´ na caneta de João Azevedo…
Publicidade