O desafio intramuros
Foto: Leonardo Silva
Publicidade
Dose dupla
A Câmara Federal aprovou ontem um projeto de lei que concede reajuste de 24% para servidores do Poder Judiciário federal, a ser aplicado entre 2026 e 2028.
Ainda ontem, a Câmara também aprovou um projeto de lei que cria o “Adicional de Qualificação”, ou seja, uma nova gratificação para servidores do Poder Judiciário que passarem por uma qualificação educacional, a exemplo de fazer uma segunda graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado.
Antecipação
O casal Panta – Emerson (ex-prefeito de Santa Rita) e sua esposa Jane (deputada estadual) – formalizou na noite da última segunda-feira, em seu ´berço político´, o apoio ao Senado ao atual prefeito de Patos, Nabor Wanderley (Republicanos).
Lacuna
O apoio foi extensivo à candidatura de Lucas Ribeiro a governador, mas não foi sacramentado para o governador João Azevedo ao Senado.
Fogo cerrado
Na solenidade, o destaque foi a contundência do discurso do ex-prefeito Emerson direcionado ao seu primo e atual prefeito Jackson Alvino, com quem está rompido politica e pessoalmente há algum tempo.
Confira trechos.
“Traidor”
“(Santa Rita) nunca vai perdoar um traidor. Não ignore, não. Não ache que aqui tem besta nem ninguém pequeno, não. Aqui a gente vai para a luta, a gente vai guerrear, a gente vai para cima, porque a gente só teme a Ele (Deus) e a mais ninguém.
É só esperar
“Aguarde que Dr. Emerson agora vai com gosto de gás. A gente não vai abrir nem para um trem carregado de pólvora. A gente não abre, não. A gente vai para cima e aguarde que a sua hora vai chegar”.
“Chegou a hora”
Na manhã de ontem, a deputada Jane falou ao ParaibaOnline: “Não é revolta (com o atual prefeito). É o que o povo precisa saber. Por incrível que pareça, muitas pessoas ainda nem conseguem acreditar que aconteceu essa traição. Emerson esteve calado por muito tempo. Eu acho que chegou o momento de Emerson falar.
“Foi traído”
“Emerson foi traído, sim. (Jackson) é um traidor, e a gente precisa expor isso para que a cidade de Santa Rita saiba. Todos ali viram o quanto eu, Emerson e nossos seguidores batalhamos pela vitória do traidor”.
Agora é Lula
“Houve uma MATANÇA e creio que é importante investigar em que condições ocorreu”.
Presidente, em entrevista à agência de notícias France Press, sobre a megaoperação policial da semana passada no Rio de Janeiro.
Visita
O deputado Romero Rodrigues (Podemos) apareceu na sessão de ontem, da Câmara Municipal de Campina Grande, para prestigiar a posse do suplente de vereador pelo MDB, Balduino Clemente.
Conjecturas
Em entrevista, RR disse que já foi sondado para disputar os cargos de governador, senador e vice – “e nesse caso não foi só por um (interlocutor)”.
“Mas estou muito feliz com o meu mandato de deputado federal”, adendou.
Postergação
O deputado disse que teve conversas com os pré-candidatos a governador Efraim Filho (União) e Cicero Lucena (quase no MDB), e que com ambos defendeu que as definições políticas restantes fiquem para 2026.
Custo alto
Romero se permitiu abordar a questão da crise na saúde pública em Campina: “Tem um ditado que as pessoas dizem: ‘saúde não tem preço’. Mas, ao final, tem um custo que precisa ser bancado”.
Agilização
O ex-prefeito registrou que tem atuado para apressar a liberação de emendas ao Orçamento da União para o setor de saúde; emendas que estão represadas há um bom tempo.
Iniciativas
“Estamos preocupados com a situação, tentando ajudar e destinando recursos. O prefeito Bruno (Cunha Lima) está fazendo um esforço para equacionar essa situação. Esperamos que seja resolvida o mais rápido possível”, enfatizou.
´Pé-de-ouvido´
Romero Rodrigues teve alguns diálogos reservados, no plenário da Câmara, com os vereadores Olimpio Oliveira e Jô Oliveira.
Chegada
“O meu mandato será pautado pelo diálogo”, salientou o vereador Balduino em seu discurso de posse.
Remarcada
Ficou para o dia 17 próximo a solenidade de filiação do prefeito Cícero Lucena ao MDB, em João Pessoa.
Construtores
O vice-governador Lucas Ribeiro (PP) esteve reunido ontem em Campina Grande com o segmento da construção civil.
Novo dono
O grupo americano Kimberly-Clark comunicou a aquisição da Kenvue, fabricante do Tylenol, em um negócio estimado em aproximadamente R$ 261 bilhões.
Caneta
O ex-vereador campinense Anderson Maia foi nomeado pelo prefeito Bruno Cunha Lima para exercer o cargo de Gerente de Acompanhamento de Programas e Projetos, na estrutura do Gabinete do Prefeito.
No Curimataú
O governador João Azevedo vai promover no próximo dia 7 um encontro político na cidade de Cuité.
Licença
O vereador-presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, Saulo Germano, não tomará parte nas sessões ordinárias desta semana.
Resgate
Eis o que disse, no final de semana passado, João Azevedo acerca das desavenças internas no PSB/PB: “O PSB tem liberdade para todos os seus membros externarem os seus pontos de vistas pessoais”.
Debulhando
Diante dessa posição do presidente estadual do partido, cabe destrinchar recente entrevista do deputado Hervázio Bezerra.
É o que segue topicamente.
Farpas…
Tibério Limeira, secretário de Administração do estado, faz críticas ao senhor sem o conhecimento prévio do governador?
Hervázio: “Pode ser sim, até porque quando ele deu o primeiro carão em Léo (vice-prefeito pessoense), meu filho, eu fui à tribuna da Assembleia e protestei, dizendo não aceitava aquilo e que esperava a palavra respeito. O governador disse que Tibério falava por ele.
… Recorrentes
“Mas ele (Tibério) continua, insiste. E no afã de procurar agradar a Lucas Ribeiro, ele pode prejudicar o governador. Mas cada um faz o que acha que é correto. Agora em mim, se bater, se provocar, a resposta vem imediata, porque é pelo meu temperamento”.
“Pra mim não é ninguém”
“Eu sou amigo de Tibério, sempre respeitei Tibério, tive uma excelente convivência com ele. Mas não vou aceitar qualquer tipo de pilhéria, qualquer tipo de piada, muito menos qualquer tipo de cobrança, porque eu não devo satisfação nenhuma a ele, nem pessoal e nem a despeito das minhas escolhas políticas. Minha vida, quem decide sou eu. Tibério para mim não é ninguém, nesse aspecto. Não aceito cobrança de ninguém.
Apoio para o Senado
“Eu conversei com o governador e disse: se o senhor tiver dois votos para o Senado – olhando nos olhos dele – um é seu e o outro é meu. Se a imprensa lhe provocar e lhe perguntar se o senhor acredita no meu voto, se o senhor ficar calado, ainda assim eu voto no senhor. Agora se o senhor disser, como disse a Cícero, que não acredita no meu voto, tenha paciência porque eu tenho vergonha”.
Desafio lançado
Ainda Hervázio Bezerra: “Eu desafio, no bom sentido, não é de forma pejorativa, que Tibério, secretário geral do PSB, publique a nominata dos pré-candidatos do PSB, até porque muitos que foram candidatos em 2022 não serão mais”.
E se União Brasil e PP ´fizessem as pazes´ na Paraíba?…
Publicidade