O custo da ´polêmica da hora´
Pecado ganha escala
Confira trechos da pregação do Papa Leão XIV, ontem, ao iniciar o período quaresmal.
“Sabemos como é cada vez mais difícil reunir as pessoas e sentir-se povo, não de forma nacionalista e agressiva, mas na comunhão em que cada um encontra o seu lugar.
“É claro que o pecado é pessoal, mas ele ganha forma nos ambientes reais e virtuais que frequentamos, nas atitudes com que nos condicionamos mutuamente, muitas vezes dentro de autênticas ´estruturas de pecado´ de ordem econômica, cultural, política e até religiosa.
Raridade
“Como é raro encontrar adultos que se arrependem, pessoas, empresas e instituições que admitem ter errado!
Outro modo de vida
“Não é por acaso que muitos jovens, mesmo em contextos secularizados, sentem – mais do que no passado – o apelo deste dia: Quarta-feira de Cinzas. Na verdade, são eles, os jovens, que percebe nitidamente que é possível um modo de vida mais justo e que existem responsabilidades por tudo o que não funciona na Igreja e no mundo.
Estímulo
“A Quaresma, com efeito, estimula-nos às mudanças de direção – conversões.
“O peso do mundo”
“Hoje podemos reconhecer e sentir nas cinzas que nos são impostas o peso de um mundo em chamas, de cidades inteiras destruídas pela guerra: as cinzas do direito internacional e da justiça entre os povos, as cinzas de ecossistemas inteiros e da concórdia entre as pessoas, as cinzas do pensamento crítico e de antigas sabedorias locais, as cinzas daquele sentido do sagrado que habita em cada criatura.
“Testemunho de ressurreição”
“Reconhecer os nossos pecados para nos convertermos é já um presságio e um testemunho da ressurreição: significa, efetivamente, não nos determos nas cinzas, mas levantarmo-nos e reconstruir.
Redirecionamento
“É a profunda sintonia que, no segredo de quem jejua, reza e ama, se estabelece com o Deus da vida, Pai nosso e de todos. A Ele redirecionemos, com sobriedade e alegria, todo o nosso ser, todo o nosso coração”.
Da boca de…
“… Meu perfil é mais equilibrado do que o de quem é direita desde sempre…” (deputado estadual George Morais, do União Brasil).
´No mesmo bloco´
No período carnavalesco, pelo menos nas imagens, houve a ´reconexão´ entre o prefeito pessoense Cícero Lucena (MDB) e o deputado federal Wellington Roberto (ainda no PL).
Dois dígitos
O banco Itaú teve um lucro líquido de R$ 12 bilhões 210 milhões no quarto trimestre de 2025 (de setembro a dezembro).
O lucro foi de 13,2% superior na comparação com o mesmo período de 2024.
Eclético
O carnaval na cidade de Ingá foi ´banda larga´ do ponto de vista político-partidário: juntou o vice-governador Lucas Ribeiro (PP), o prefeito de Patos, Nabor Wanderley (Republicanos), o deputado federal Romero Rodrigues (Podemos) e o deputado estadual Tovar Correia Lima (rumo ao MDB).
´Noutra praia´
O único ´sinal externo´ do governador João Azevedo (PSB) no período carnavalesco foi prestigiar o presidente Lula, no Recife (PE), durante o desfile do bloco Galo da Madrugada, sábado último.
´Aos pés…
No encerramento do Encontro Crescer em Campina Grande – que superlotou o Centro de Convenções Antonio Vital do Rêgo -, Lucas Ribeiro estava acompanhado da vereadora Valéria Aragão (REP-CG), ex-vereadora Eva Gouveia (PSD-CG), ex-vereador Marinaldo Cardoso (REP), secretária de Estado Rosália Lucas (Desenvolvimento Econômico), vereador Rostand Paraiba (PP) e o secretário executivo do Estado João Paulo Freire.
… Do altar
O deputado Romero Rodrigues tinha ao seu lado o deputado estadual Fábio Ramalho (rumo ao PSD).
E o senador Efraim Filho (União Brasil) estava ao lado da vereadora Carol Gomes (União-CG).
Em tempo
As condolências da Coluna aos deputados Adriano e Murilo Galdino pela ´passagem´ para outro plano da mãe de ambos, Elizabeth Pereira de Araújo, 87 anos, no começo desta semana.
Na ponta do lápis
A proposta de redução da jornada de trabalho máxima de 44 para 36 horas semanais, que ganhou força com a mobilização pelo fim da escala 6×1, pode reduzir em 6,2% o PIB (produto interno bruto) levando-se em conta especificamente o trabalho como fator de produção.
Segundo estudos da Fundação Getúlio Vargas e do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), destacados no jornal Folha de São Paulo, a redução também pode aumentar em 22% o custo da hora trabalhada para quem hoje cumpre o limite constitucional de 44 horas.
Não convidem para a mesma ´novena´ quaresmal o ex-vereador campinense Marinaldo Cardoso e o ex-prefeitável Jhony Bezerra…