O campinense ´diferenciado´
Publicidade
Comportamento impregnado
Há uma cultura lamentavelmente impregnada entre os brasileiros, de tolher o reconhecimento e/ou a valorização de nossos grandes líderes, ou até mesmo amigos, pessoas mais próximas ou quem faz diferença em seu meio.
Quando o fazemos, via de regra, é na ´passagem´ dessas pessoas para outro plano.
Contraponto
Periodicamente, esta Coluna, evidentemente em seus estreitos limites, tem buscado se contrapor a essa arraigada postura.
De Campina…
Aproveito este dia 11, data da posse do paraibano Vital do Rêgo Filho como presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), para realçar a sua condição diferenciada.
… Para o Brasil
Não se espere, a seguir, sua biografia ou um relato e/ou resgate de sua atuação parlamentar ou pública, mas sim recortes de uma vida.
Resgate
Há praticamente meio século, cheguei como aluno ao ´Colégio Integrado da Furne´, uma espécie à época de ´ilha de excelência´ no ensino em Campina Grande, após obter sucesso num teste de seleção – uma espécie de ´primeiro vestibular´ da vida estudantil.
Colégio modelo
O ´Integrado´, que era dirigido pelo querido padre Lourildo Soares, era uma escola atrelada à então Universidade Regional do Nordeste, na qual os professores da graduação da instituição ministravam aulas para alunos do atualmente chamados ensinos fundamental e médio.
´Vizinho´
Logo nas primeiras semanas de aula, pela observação e pelos relatos, fui me dando conta de que na sala ´vizinha´ (na série escolar seguinte) existia um aluno que sobressaia em sua turma: era chamado de Vitalzinho e filho de um ´mito´ na cidade, o advogado Vital do Rêgo.
Aval
Uma prima minha (Lucimar Melo), que integrava o corpo diretivo do ´Integrado´, igualmente comentou à época que Vitalzinho era um aluno ´bem acima da média´.
Dada a proximidade geográfica (salas vizinhas), acabei conhecendo-o, mas sem proximidade.
´Vitalzão´
Os anos se passaram e, já na condição de aluno do curso de Economia da então UFPB (hoje UFCG), me deparei com o ´mito´ Vital do Rêgo, que ministrava a cadeira de Introdução ao Direito.
Na verdade, Vital não dava aula. Ele magnetizava os seus alunos.
Para poucos
Acabei tomando conhecimento que o ´diferenciado´ aluno do ´Integrado´ achou por bem fazer dois cursos superiores simultaneamente – direito e medicina -, tendo concluído ambos.
Quase que simultaneamente, ocorreu o ´batismo´ dele na atividade política como vereador.
Mudança de rota
Algum tempo depois, as ciências econômicas ficaram de lado e o jornalismo aflorou de forma irreprimível.
Indicativo
Ao enveredar pelo noticiário político, o inesquecível amigo/irmão e jornalista William Monteiro logo apontou para ficar atento à atuação parlamentar de Vitalzinho, igualmente por ele identificado como um jovem ´diferenciado´ e com perspectivas de inexorável ascensão.
Reencontro
Eis que os dois ´vizinhos´ de sala de aula do ´Integrado´ se encontram novamente: um na condição de jovem revelação e da nova geração de uma família de trajetória política consolidada; o outro fazendo a ´debutância´ no sempre sensível e desafiador noticiário político.
Só lembrando
Além de filho de Vital, Vitalzinho é neto do ex-governador Pedro Gondim.
Aproximação
Até por conta da identificação geracional, rapidamente ficamos amigos, sempre ambos entendendo os limites e a natureza de cada uma de nossas atribuições.
Acompanhei desde o começo a sua ascensão política.
Gesto
Quando ele ´saltou´ da condição de vereador para a de deputado estadual, um episódio marcante em nossa convivência.
Minha mãe (Dona Madalena) teve um grave problema de saúde e ficou vários dias hospitalizada. Ao tomar conhecimento do fato, Vitalzinho passou a comparecer ao hospital para animá-la e se informar sobre o seu quadro com a equipe médica.
Seus ´fãs´
Para minha mãe, avessa às coisas e ao universo da política, apenas duas pessoas chamavam a atenção e a admiração: Cássio Cunha Lima e Vitalzinho.
Hiato
Tempos depois, um lamentável episódio, fruto de ilações maldosas e mal esclarecidas forjadas por terceiros, nos distanciou por aproximadamente dois anos.
Visibilidade inalterada
Nesse intervalo de tempo, não houve de minha parte qualquer limitação à divulgação das ações parlamentares de Vitalzinho.
Primeiro, por entender que não cabe inocular eventuais atritos pessoais em algo que tem como razão de ser e destinatária a opinião pública. Em outro plano, porque ele encarnava algo promissor entre os políticos campinenses emergentes.
Respeito mútuo
Nessa lacuna temporal, de ambos os lados, nunca houve qualquer iniciativa de exteriorização de eventuais mágoas ou indiscrições.
Gesto II
Certo dia, ao cair da tarde, Vitalzinho chegou inesperadamente à redação do Jornal da Paraíba, se dirigiu a mim e disse: Ari, estou aqui para esclarecermos o que houve, virarmos a página e retomarmos plenamente nossa amizade. Assim aconteceu.
Percalços….
A atividade política tem sua faceta atraente, cativante, tentadora. E, por isso mesmo, constantemente provoca descaminhos e rotas de colisão, inclusive no ambiente familiar.
… Da política
É de conhecimento público os desencontros entre Vital pai e Vital filho na escolha e na definição de estratégias em fatos políticos e nas campanhas eleitorais, o que acabou respingando na convivência familiar.
´Amortecedor´
Este colunista, em momento algum – absolutamente algum – propagou ou estimulou as citadas desavenças.
Pelo contrário, em função do acesso permanente a ambos sempre busquei na esfera pessoal construir pontes e ponderar acerca dos equívocos de interpretação e de ação no delicado jogo político.
´Cicatrização´
Felizmente, o encadear dos anos serviu para gradualmente promover a reconstituição do tecido familiar.
Implacável consigo próprio
Vital Filho sempre teve uma vida intensa, diria agitada, em razão de sua conhecida impetuosidade e por carregar invariavelmente nos ombros a cobrança exacerbada que faz de si próprio e a preocupação originária da infância de honrar o sobrenome que carrega, o que também desagua na criação de expectativas elevadas entre os que o conhecem, acerca do seu desempenho onde está atuando.
´Senhor…
Para encerrar essas breves ´pinceladas´ de tantos anos, destaco um episódio recente.
Sabedor de que assumiria no final deste ano a presidência do TCU e também a representação da entidade que congrega os Tribunais de Contas de todo o mundo, Vitalzinho ´cismou´ de dispensar a figura do ´intérprete´ quando estivesse investido do cargo.
… Das palavras´
Pois bem, ausentou-se por aproximadamente dois meses do país, viajou para os Estados Unidos e (literalmente) se ´enclausurou´ – conversando pouco e com pouca gente nesse período – para fazer um curso intensivo de inglês.
Marca pessoal
Quem convive com ele, sabe que a sua gestão marcará a vida do TCU, criado no distante ano de 1890 por um brasileiro singular: Rui Barbosa.
Atrelado às origens
Mas o campinense que hoje assume o comando do TCU, e que transita há anos pelos gabinetes poderosos do Distrito Federal, é o mesmo que vez por outra ´foge´ de Brasília e vem reencontrar visualmente algo que considera indissociável de sua vida: o quase sempre árido, cinzento e seco Cariri paraibano, onde está localizada a fazenda Campo de Boi.
Seu lado telúrico igualmente é pulsante.
O que move os ´diferenciados´
Encerro essa homenagem – que como frisei logo no começo passa ao largo da ´biografia´ pública e parlamentar – invocando uma frase marcante do lendário Charles Chaplin: “Obstinação é o caminho mais curto para você atingir o sucesso”.
´Te cuida Lula!´…
Publicidade