O Brasil do século passado
Foto: Leonardo Silva/ ParaibaOnline
Publicidade
´Noves fora nada´
O prefeito Cícero Lucena (PP-JP) comentou a reunião que manteve em Brasília (esta semana) com o deputado Aguinaldo Ribeiro – o ´dono´ do PP na Paraíba: “O que é importante é a gente, cada vez mais, consolidar o objetivo desse projeto em favor da Paraíba. Os nomes serão definidos no momento certo. Cada um está fazendo o seu papel”.
Comedimento
Com habilidade – para não melindrar o deputado-presidente Adriano Galdino (Republicanos) – Lucena se perfilou contra a proposta de mais de uma candidatura a governador na base governista no 1º turno: “Tudo isso é fruto da intenção de esse projeto ter continuidade. Obviamente, nós vamos sentar e definir quais são os critérios”.
Pé no acelerador
O prefeito da Capital reafirmou que vai continuar, em ritmo intenso, visitando cidades do interior paraibano, até porque “possivelmente estou à frente das pesquisas”.
O excluído
“Não fui convidado para a reunião”, expressão deputado Adriano Galdino sobre a conversa que reuniu lideranças paraibanas em Brasília, principalmente do Progressistas.
Deixou de lado
Adriano disse que conversou ontem com o deputado Hugo Motta (Republicanos), mas ele não fez nenhum relato sobre os contatos que teve com Cícero, Aguinaldo e Mersinho Lucena no Distrito Federal.
O ´guru´ errou
Galdino declarou ontem que discorda de Lula com relação ao veto presidencial à ampliação da quantidade de deputados federais – de 513 para 531 -, pelo fato de a Paraíba perder duas vagas na Câmara Federal e seis na Assembleia Legislativa (ALPB).
O detalhe
A Paraíba tem doze deputados federais e corre o risco de ficar com apenas dez.
A ALPB sairia dos 36 deputados atuais para 30 em 2027.
Hein?
O deputado federal Cabo Gilberto Silva (PL) avaliou ontem como “bastante difícil” o Congresso Nacional derrubar o veto de Lula ao aumento de deputados, “porque o Congresso ESCUTA a voz do povo”.
Desvirtuamento
A Câmara Federal, na ´arrancada´ para o recesso do meio do ano, aprovou um projeto que permite o uso do Fundo Social (R$ 30 bilhões) para financiar dívidas de produtores rurais.
Situando
O citado Fundo é provido com recursos do pré-sal, e se destina originalmente para produtores atingidos por calamidades públicas.
Aprovação
A Sudene divulgou a concessão de incentivos para a modernização da empresa paraibana Incomel – Indústria de Móveis LTDA, localizada em João Pessoa.
Rumo ao arquivo
Em votação rápida, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba arquivou ontem, por sete votos a zero, o RCED (recurso contra expedição de diploma) proposto contra a vereadora Ana Cardoso, do Republicanos de Campina Grande.
Prevaleceu a tese da preclusão – recurso fora do prazo legal.
´Noivo´ ideal
Pesquisa do Instituto Quaest buscou aferir entre filiados do PSDB com quais legendas eles desejam que o partido celebre uma fusão ou federação partidária.
O PSD liderou com 17% das menções, seguido do MDB (15%), do PL (14%) e do Republicanos (10%).
Apuração
O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (MP-TCU) pediu a abertura de uma investigação sobre as supostas funcionárias fantasmas que teriam sido empregadas pelo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Quantitativo
De acordo com o jornal Valor Econômico, “juntos”, os pagamentos questionados somariam R$ 2,8 milhões ao longo dos anos”.
´Aqui…
O vereador campinense Alexandre Pereira (União) desejou uma ´banana´ para o Congresso Nacional, ontem, durante pronunciamento na sessão ordinária da Câmara Municipal.
… Pra vocês´
“Mas com todo o respeito às bananas, esse nosso Congresso Nacional é uma vergonha, ao se ajoelhar ao ´imperador´ da Republica”, verbalizou o edil em menção indireta ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.
Conterrâneo
Alexandre avançou nas declarações mirando o paraibano Hugo Motta: “Um banana para o Congresso Nacional que envergonha a Paraíba”.
“Seria melhor que ele saísse agora, pela porta da frente, renunciando o seu mandato. Quem sabe a vergonha não seria bem menor”, fustigou.
Sem comparação
“As bananas não devem ser comparadas com o Congresso, porque elas têm muito mais valor nutritivo do que os senhores para o país, enquanto legisladores”, arrematou generalizadamente Alexandre.
Meia volta
A Petrobras avalia a possibilidade de retornar às vendas de combustíveis no varejo, quatro anos após ter saído do segmento.
A informação foi publicada no site Bloomberg, creditando a intenção à margem de lucro que tem sido praticada no setor, considerada excessiva.
´Meu 1º voto´
Na sessão de ontem do Legislativo campinense, por ocasião do registro do aniversário de Veneziano Vital (MDB), a vereadora Fabiana Gomes (União) anunciou que no ano que vem terá a oportunidade de votar pela primeira vez no senador campinense.
Aniversário
Esta semana, o chamado Marco Legal do Saneamento completou cinco anos.
Quando de sua aprovação, foi fixada a meta de universalização dos serviços de água e esgoto no Brasil até 2033.
A perder de vista
Na balada atual, se mantido o ritmo de investimentos, a meta só deverá ser atingida no pra lá de distante ano de 2070.
É o que revela um estudo feito pelo Centro de Liderança Pública (CLP).
Pátria das desigualdades
É, ao mesmo tempo, inacreditável e inconcebível que na era da inteligência artificial, da vanguarda tecnológica, mais de 32 milhões de brasileiros não possuam acesso à água potável, e 90 milhões não têm esgotamento sanitário adequado.
Será que Cícero e Aguinaldo ainda não acreditam que João Azevedo será candidato ao Senado?…
Publicidade