O ´balé das filiações´ que vale milhões
Foto: Leonardo Silva/ ParaibaOnline
Publicidade
Mais luzes amarelas
O ex-presidente do Banco Central, Arminio Fraga, renovou a sua preocupação com relação ao (quebrado) Banco Master, uma ´peleja´ que envolve o Supremo Tribunal Federal, o Banco Central e Tribunal de Contas da União (TCU).
“É algo extremamente estranho o que acontece agora. Como esse tema envolve relações de poder em tudo o que é parte do espectro político, é um caso em que, pelo visto, tem muita gente querendo assar uma pizza do tamanho do Maracanã”, opinou Fraga.
´Afasta de mim esse cálice´
Os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e da Câmara Federal, Hugo Motta (Republicanos-PB), provavelmente não vão comparecer ao evento que vai relembrar os atos golpistas de 8 de Janeiro, informam os principais jornais do país.
Sem endosso
A cerimônia será realizada hoje no Palácio do Planalto. O presidente Lula deverá vetar o projeto de lei que reduz as penas de condenados pela depredação aos prédios dos Três Poderes e pode beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
De excelência
Em recente pronunciamento, o governador João Azevedo (PSB) afirmou que a segurança pública em Campina Grande “é padrão europeu”.
´O filho é teu´
Na mesma ocasião, João informou que o Estado está investindo R$ 40 milhões na infraestrutura dos distritos industriais campinenses, que “sinceramente era uma obrigação da prefeitura, e não do estado”.
Gangorra
“Estou mais pra lá do que pra cá”. Eis a expressão utilizada ontem pelo deputado estadual Hervázio Bezerra ao ser indagado se existe a possibilidade de permanecer filiado ao PSB.
´Atestado´
Conforme as suas palavras, “está difícil no PSB, até mesmo para montar uma nominata (chapa proporcional) competitiva”.
Hervázio mencionou que o próprio ´supersecretário´ de Administração do Estado, Tiberio Limeira (PSB) “confessou isso recentemente”.
Murchou
Ao conceder entrevista ao Jornal da Manhã da Rádio Caturité FM de Campina Grande – líder na audiência regional -, Hervázio comentou que dos 26 postulantes à deputação estadual pelo PSB em 2022, o partido não consegue juntar mais do que seis.
Campo minado
“Acabou o ciclo do PSB no governo estadual. É uma situação muito difícil”, reforçou o socialista, exemplificando que uma ´das que ficam´ no PSB, a secretária de Estado Pollyanna Werton, “vai ter dificuldade de registrar a sua candidatura”.
De caso pensado
Hervázio, que é diplomado em psicologia, comentou o alegado ´ato falho´ de João Azevedo, que na última segunda-feira chamou o deputado estadual aliado Felipe Leitão (Republicanos) de “Felipe Leilão”.
“Sabemos que não foi ato falho nenhum. Não há como esconder a verdade. Engana-se quem quiser”, enfatizou.
Réplica
O deputado do PSB contestou as declarações de João Azevedo, segundo as quais a pré-candidatura a governador do prefeito Cícero Lucena (MDB) está eleitoralmente “estagnada”.
Sem agregar
“Até agora o governador não anunciou nenhuma adesão de peso (para Lucas Ribeiro, do PP). O deputado Adriano Galdino é o maior líder do governo há anos, e não é uma adesão à campanha” de Lucas”, ponderou Bezerra.
Impactar
Hervázio salientou a expectativa para o esperado apoio da prefeita de Guarabira, Léa Toscano, e de sua filha e deputada Camila Toscano, à postulação de Cícero, nesta quinta-feira.
Projeção
O parlamentar arriscou que “não será surpresa pra mim” se Lucas ficar em terceiro lugar no resultado eleitoral de outubro próximo em Campina Grande.
´Batismo´
Hervázio antecipou que “no 1º dia do governo Lucas serei oposição dura e propositiva, coisa que nunca fui na Assembleia Legislativa”.
Retalhamento
A criação do Instituto Federal do Sertão Paraibano vai ensejar uma ´amputação´ do IFPB (Instituto Federal da Paraíba).
As unidades de Patos, Cajazeiras, Catolé do Rocha, Sousa, Princesa Isabel, Itaporanga e Santa Luzia serão vinculadas à nova instituição de ensino.
Brilho adicional
De acordo com o ´Estadão´, o Natal Luz da cidade de Gramado (RS) foi reconhecido pelo Guinness (livro dos recordes) como o evento natalino mais longo do mundo: em 2025, começou no dia 23 de outubro e terminará dia 18 próximo.
´Meu garoto´
A Polícia Federal informou ao Supremo Tribunal Federal, também segundo o ´Estadão´, ter encontrado menções a um dos filhos do presidente Lula durante a investigação sobre desvios de benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Checagem
Os agentes da PF apuram se Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, teria atuado como ´sócio oculto´ do empresário Antônio Camilo Antunes, o ´Careca do INSS´, que é considerado o líder do esquema e está preso desde setembro último.
Senha
O ex-candidato a governador Pedro Cunha Lima, presidente estadual do PSD, disse ontem que “existe uma sinalização mais clara” na direção do apoio a Cícero Lucena (MDB) para governador, diante da expectativa de fortalecimento do PSD com as prováveis filiações dos deputados federais Mersinho Lucena e Wellington Roberto – atualmente filiados ao PP e ao PL, respectivamente.
Perde-e-ganha
Por falar em troca de partidos, um levantamento feito pelo jornal O Globo mostrou que 46 deputados federais trocaram de partido desde o início da atual legislatura, em fevereiro de 2023.
A legenda que mais ganhou parlamentares foi o PSD, cuja bancada passou de 42 para 47 representantes.
Já o Republicanos subiu de 40 para 44 deputados durante a legislatura.
Subtrações
No outro extremo, o PL perdeu 13 parlamentares: a bancada da legenda caiu de 99 para 86 nomes.
Reta final
Evidentemente, as trocas de partido vão se intensificar, principalmente no mês de março, quando será aberta a ´janela partidária´ para essas mudanças de siglas – é a apelidada ´janela da infidelidade´.
Novo refrão de Lucas Ribeiro: “No nosso governo”…
Publicidade