Novos donos na mídia da Paraíba
Publicidade
Alienação
O jornal O Globo noticiou a informação de que a família Pinheiro Koren de Lima, fundadora “da gigante dos planos de saúde” Hapvida, está vendendo uma série de emissoras de TV e rádio na Paraíba, “enxugando seu portfólio abrangente de mídia na região Nordeste”
´Pacote´
Esses veículos formam o que é chamado de Sistema Opinião de Comunicação, integrado pela TV Manaíra (que retransmite a RedeTV! em João Pessoa), pela TV Borborema (afiliada do SBT em Campina Grande), bem como as rádios Borborema e FM O Norte.
Quem comprou
A aquisição está sendo consumada pelo sistema Norte Comunicação, “um grupo do Amazonas comandado por outro empresário que fez fortuna na saúde, Sérgio Bringel, e que vem realizando aquisições em série no setor de mídia na região Norte”, relata o jornal.
Emissoras
O ´Globo´ detalha ainda que o grupo comprador tem sede em Manaus (AM) e tem “em seu portfólio afiliadas do SBT em cidades como a capital amazonense (TV Norte Amazonas), Boa Vista (TV Norte Boa Vista), Porto Velho e Rio Branco.
Mantidas
Por fim, a publicação, ressalva que a família Pinheiro Koren de Lima “continuará atuando com ativos como a TV Guararapes (afiliada da Record em Recife) e a TV Ponta Verde (que retransmite o SBT em Maceió).
Adendo
Feito o registro da divulgação no jornal, cabe acrescentar e contextualizar informações adicionais.
Porta de entrada
Quando o grupo Opinião chegou à Paraíba, assumiu o que anteriormente eram veículos de comunicação do alquebrado (e anteriormente poderoso) grupo dos Diários Associados, criado pelo lendário paraibano, jornalista Assis Chateaubriand.
Desenho empresarial
A intenção dos ´donos´ do ´Opinião´ era possuir meios de comunicação que divulgassem intensamente os ´produtos´ do plano de saúde Hapvida e, simultaneamente, buscassem a autossustentação financeira.
Custo extra
Como agravante, essa compra (pelo ´Opinião´) das emissoras de TV coincidiu com a migração obrigatória do sistema analógico para o de alta definição, o que implicou em milionários investimentos.
Expansão
No meio desse caminho, o Hapvida ampliou a sua participação no mercado de planos de saúde, ultrapassou os limites do Nordeste, chegou a São Paulo e incorporou outros planos.
Novo salto
Essa espiral de crescimento estimulou os seus controladores a comercializar ações da empresa na Bolsa de Valores – ou seja, transformar o grupo numa S.A (Sociedade Anônima).
Parâmetros
Acontece que as chamadas S.A. possuem uma legislação rigorosa e potencialmente transparente.
E como houve o ingresso de sócios via compra de ações, a família controladora não pode mais fazer aportes de capitais no ´braço de comunicação´ do grupo, que não está incluído na S.A.
Tradução
Ou seja, as eventuais injeções de capital teriam que serem feitas diretamente pelas ´pessoas físicas´ do grupo.
Superavitárias
Nas emissoras de TV do Recife e de Natal o intento do equilíbrio financeiro foi obtido – daí a razão para a não venda das emissoras nessas duas cidades.
´Balão de oxigênio´
Nas demais localidades, o investimento e o aporte de dinheiro foram necessários com incômoda regularidade nos 10 últimos anos, até mesmo com a TV do Recife (Guararapes) servindo de SOS financeiro para as ´irmãs´ em muitos momentos.
Temporada
É oportuno situar que a oficialmente chamada ´ Rádio FM O Norte´ passou um bom tempo com a transmissão da programação da rede de rádios Band News FM.
Migração
A mudança é sintomática. No final de 2023, numa negociação rápida e tida por muitos como obscura, o Sistema Arapuan de Comunicação ´tomou´ do grupo Opinião a grade de programação da Rede Bandeirantes de rádio e TV, o que representou evidente decréscimo de audiência e, por conseguinte, de faturamento.
Cessão temporária
No caso da antiga Rádio Borborema, a marca foi ´mutilada´ em termos de sinal aberto.
A sua concessão (prefixo) foi alugada à Rede Paraíba de Comunicação para a implantação na cidade de uma afiliada da rádio CBN, do Sistema Globo de Rádio.
Desativação
No dia de ontem, circulou a informação da desativação do prefixo da CBN em Campina Grande, o que pode guardar conexão com essa transação empresarial sobre a qual estamos tratando.
O detalhe
Ainda não se sabe se o grupo adquirente exigiu o distrato da locação do canal da ´Borborema´.
Formalização
Em Comunicado conjunto, as empresas PPAR COM e o Grupo Norte Comunicação anunciaram ao mercado “que, no dia 19 de dezembro de 2024, formalizaram a Contrato de Compra e Venda de Ações” das emissoras acima já referidas, que será objeto de aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), conforme as disposições da legislação vigente.
Despedida
O texto segue com a ´PPAR COM´ agradecendo “a confiança depositada por nossos colaboradores, clientes, telespectadores e ouvintes ao longo destes dez anos de operação no Estado da Paraíba”.
Por inteiro
O texto acentua adiante que o Grupo Norte Comunicação “assumirá o controle acionário integral das emissoras mencionadas, assegurando a continuidade de suas operações”.
Concessões no ar
É informado em seguida que “controlado pelo Grupo Bringel, que possui mais de quarenta anos de história, o Grupo Norte de Comunicação conta com seis emissoras de televisão, duas emissoras de rádio e dois portais, tendo presença forte nas regiões Norte e Centro-Oeste do país”.
Quem chega
Mas quem é o Grupo Bringel? O seu controlador é o empresário Sérgio Bringel, 48 anos, que começou a prosperar atuando nos setores de comércio de medicamentos e, posteriormente, fornecimento de produtos e equipamentos hospitalares.
Alargamento
Nos últimos anos, a expansão levou à atuação nos seguintes segmentos: esterilização hospitalar, tratamento de resíduos de serviços de saúde, produção de unidades móveis de segurança, educação, aluguel de tecnologias integradas para a área médica e desenvolvimento de patentes também na área de saúde.
Alcance
No presente, o ´braço´ de comunicação do grupo atua em quatro estados: Acre, Amazonas, Roraima e Tocantins, além do Distrito Federal.
Inserção
Sérgio Bringel tem aprimorado, com o passar do tempo, a sua interlocução com lideranças políticas.
Seu lema é de intenção explicita: “Todo o empresário deveria saber se comunicar. Comunicação é tudo!”.
Dúvida atroz
Remanesce uma interrogação a ser esclarecida com o tempo: o que leva um grupo amazonense a percorrer toda a extensão da gigantesca rodovia Transamazônica para vir se instalar em seu ´quilômetro zero´, que fica em solo paraibano (Cabedelo)?
Salseiro no Republicanos/CG…
Publicidade