Arimatéa Souza

´Mutirão´ contra Motta

Arimatéa Souza
Publicado em 10 de setembro de 2024 às 0:50

Arimatea Souza

Foto: Foto: ParaibaOnline

Publicidade

Sem alternância

Reportagem do jornal O Globo mostrou as dezenas de cidades brasileiras nas quais o poder político local (a prefeitura) está há (pelo menos) seis mandatos (24 anos) sob o controle do mesmo agrupamento político.

Três dessas cidades são da Paraíba e estão vinculadas ao União Brasil (sucedâneo do Democratas).

São elas: Coxixola, São Mamede e Várzea.

Roda viva

Em recente palestra proferida em Campina Grande, o renomado professor Silvio Meira destacou que 60% dos postos de trabalho em evidência no mundo atualmente são de profissões que não existiam no fila da 1ª metade do século passado.

Na ponta do lápis

Até o final do 1º turno da campanha deste ano, os seis candidatos a prefeito de Campina Grande deverão participar de sete debates, predominantemente em emissoras de rádio e TV.

O detalhe

Cronologicamente, o próximo será ao meio dia desta quarta-feira, numa parceria da Associação Comercial e ´Campina FM´.

Peregrino

Após ser cotado para ser candidato a prefeito e a vice-prefeito de Campina Grande, o deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) está participando ativamente da campanha em treze cidades paraibanas (contando Campina).

Na tela

Prefeito e candidato à reeleição, Bruno Cunha Lima (União Brasil) será o entrevistado de hoje no programa Ideia Livre da Rede Ita.

Começa às 22 horas no canal 18.1, logo após o Jornal da Cultura.

Não é a mesma coisa

“Campina Grande não é uma cidade conservadora, apenas tem fortes traços conservadores”, avalia o cientista político e candidato a vice-prefeito de Campina Grande pelo PT, professor Hermano Nepomuceno.

Ele foi entrevistado no sequenciamento da rodada de entrevistas que a Rádio Caturité (Jornal da Manhã) promove com os candidatos a vice-prefeito, numa parceria com o ParaibaOnline.

´É o jeito´

Nepomuceno defendeu o financiamento público das campanhas, por intermédio do Fundo Eleitoral: “No fundo, eu acho correto, porque permite que todas as candidaturas possam efetivamente concorrer. Algumas candidaturas jamais teriam condições sem o dinheiro público)”.

´Bailou´

Sobre o fato de a oposição em Campina ter ficado um bom espaço de tempo à espera de uma definição o deputado Romero Rodrigues (Podemos) para disputar novamente a PMCG, o petista afirmou que o governador João Azevedo (PSB) “caiu no engodo” de Romero.

Menor esforço

“Foi a busca pelo atalho”, cravou Hermano invocando a expressão ´Esperando por Godot´.

´Nunca antes´

Sob o prisma administrativo, o candidato a vice qualificou João como “o maior governador da história da Paraíba”.

Destensionamento

Nepomuceno propôs que – caso o seu companheiro de chapa, deputado Inácio Falcão (PCdoB) venha a ser eleito – haja uma melhoria no “relacionamento” com o magistério municipal e a descentralização das compras para a merenda escolar.

Em tempo

A expressão ´Esperando Godot´ é o titulo de uma obra de dramaturgia da década de 1950, escrita pelo dramaturgo irlandês Samuel Beckett.

O que quer dizer

A tradução literal da expressão é ´esperar aquilo que nunca vai chegar´.

´Deu ruim´

No âmbito do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, foi ´pro vinagre´ a candidatura a prefeito do deputado Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa.

´Emendar´

A tese prevalecente na Corte Eleitoral é que o socialista pretende disputar o terceiro mandato consecutivo de prefeito, desta vez na cidade de Cajazeiras.

Pela metade

Nas eleições de 2016 e 2020, Mendes foi eleito prefeito de São José de Piranhas, tendo renunciado ao mandato em 2022 após ter sido eleito deputado estadual.

O detalhe

Ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral.

Palanque

“O Brasil não pode viver sob a égide da censura. A diferença de tratamento do Supremo Tribunal Federal e do Poder Judiciário, de uma maneira geral, é flagrante em prejuízo dos bolsonaristas”.

Ex-ministro e prefeitável pessoense pelo PL, Marcelo Queiroga, sobre as comemorações alusivas ao Dia Das Independência.

´Levante´

O União Brasil e o PSD fecharam um acordo para enfrentar a candidatura de Hugo Motta (Republicanos-PB) à presidência da Câmara Federal, após as articulações recente que transformaram o paraibano no favorito na disputa.

´Tabelinha´

Os dois partidos, de acordo com o jornal O Globo, resolveram manter Elmar Nascimento (União-BA) e Antônio Brito (PSD-BA) no páreo, a despeito das pressões para que ambos desistam para que Motta se torne um nome de consenso.

Pelo acordo, o União Brasil e o PSD vão apoiar o melhor posicionado entre os dois para vencer o pleito.

 

Como o Agir custeará a campanha dos candidatos a vereador em Campina?…

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Publicidade

Veja também

ParaibaOnline

© 2003 - 2024 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.