Minoria sem o prefixo ´super´
Foto: ParaibaOnline
Publicidade
´Taxi aéreo´
O paraibano Hugo Motta (Republicanos), presidente da Câmara Federal, requisitou uma aeronave da Força Aérea Brasileira para levá-lo, juntamente com outros deputados, para um evento jurídico em Lisboa (Portugal).
Retrovisor
Há menos de um mês, em evento do jornal Correio Braziliense, Hugo proclamou: “Vamos colocar na ordem do dia um novo modelo de Estado, queremos um Estado mais eficiente, menos perdulário (esbanjador)”.
Da boca de…
“… Tenho certeza de que o Republicanos não vai me negar legenda, para que eu possa disputar o governo do estado…” (deputado-presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino).
Ladainha diária
João Azevedo ´trafegou´ ontem por Campina Grande e, outra vez, foi indagado sobre a sua participação (ou não) no processo eleitoral de 2026: “Isso é um processo de conversa que acontece todos os dias. Internamente se discute isso todos os dias. Nós estamos construindo”.
“Consenso”
“Logo logo vocês terão essa resposta dada, quando a gente tiver – claro – montado essa chapa em forma de consenso, conversando com todos os partidos que compõem a base. É um processo natural, isso vai acontecer com muita naturalidade”, acrescentou o governador.
´In off´
João Azevedo tem comentado com interlocutores um fato apontado pelo Sintab: a dependência da prefeitura campinense das emendas parlamentares para o setor de saúde, inclusive para os gastos com pessoal.
Da boca de…
“… É um direito do presidente recorrer à Justiça, e ninguém pode impedi-lo. Não é uma afronta; é lutar pelo que acredita ser um direito…” (Jaques Wagner, senador pelo PT da Bahia e líder do governo no Senado).
Isolado
Presidente estadual do PT, Jackson Macedo disse ontem que o ex-governador Ricardo Coutinho “é minoritário no PT” e que “sequer tem um voto na direção do partido”.
Dissidente
“Ele (RC) não tem vida no nosso partido aqui. Não mora na Paraíba, mora em Brasília. Ele não tem uma atuação mais presente no dia a dia do PT. Ele tem uma posição que diverge do PT da Paraíba e do PT nacional”, instigou o dirigente petista.
Quem pesa
Jackson fez um adendo em entrevista à ´Correio FM´: “O principal aliado de Lula na Paraíba é o governador João Azevedo”.
Domingo de eleição
Ainda sobre o PT. Vai ocorrer no próximo domingo o PED (processo de eleições diretas) para a renovação das direções partidárias em todos os níveis.
Na Serra
Em Campina Grande, estão na disputa cinco chapas para a eleição proporcional do diretório municipal e quatro candidaturas para a eleição majoritária de presidente.
O detalhe
Mauro Plácido, sindicalista; Charles Moura, capoeirista; Pedro Neto, sociólogo; e Alan Gomes, advogado, são os postulantes à presidência.
Mágoa externada
Ex-presidente estadual do PRB – ou seja, antecessor no cargo do deputado Hugo Motta -, o pastor e deputado estadual Jutay Meneses começa a reclamar da paralisia e do centralismo da atual direção: “O partido não se reúne. O que fico sabendo é pela imprensa”.
Da boca de…
“… Se for da vontade de Deus e do eleitor…” (prefeito pessoense Cícero Lucena, do PP, sobre a sua candidatura a governador).
Irreversível
Interlocutores do prefeito da Capital comentam que nem mesmo Ronaldo Cunha Lima, se estivesse vivo, com todo o seu poder de persuasão, conseguiria demover Cícero da candidatura.
Acabar com a…
O deputado Pedro Paulo (PSD-RJ), relator do grupo de trabalho da reforma administrativa na Câmara Federal, afirmou que vai sugerir uma norma para autorizar a entrada no serviço público já no ponto mais alto das carreiras.
… ´Escadinha´
“Dependendo da qualificação, em vez de entrar no nível 1, entra no nível 10. Flexibilizar a entrada. Isso permite reduzir o salário de entrada”, ponderou o parlamentar em entrevista ao jornal Folha de São Paulo.
Fermento puro
Os denominados “supersalários” na magistratura cresceram 49,3% no ano passado e agora custam R$ 10,5 bilhões aos cofres públicos.
É o que apurou um levantamento do “Movimento Pessoas à Frente” em parceria com o pesquisador Bruno Carazza, da Fundação Dom Cabral.
Indicativo
Os valores superam em quase dez vezes a inflação oficial registrada no período, de 4,83%, e sugerem a existência, segundo os autores, de uma “corrida para além do teto” no poder Judiciário.
Enxertos
Os rendimentos líquidos dos magistrados aumentaram exponencialmente, principalmente por conta de auxílios e benefícios, entre eles os chamados “penduricalhos”, que seriam verbas indenizatórias classificadas de forma indevida e isentas de Imposto de Renda.
Imensa maioria
Nas carreiras que compõem o sistema de Justiça, segundo o jornal O Globo, 93% dos magistrados e 91,5% dos promotores e procuradores do Ministério Público estavam enquadrados nessa faixa de renda, com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Quanto mais Adriano Galdino se aproxima de Lula, mais Hugo Motta se afasta do petista…
Publicidade