Arimatéa Souza

Meia-volta para os vetos

Arimatéa Souza
Publicado em 20 de agosto de 2025 às 0:04

Foto: Leonardo Silva/ ParaibaOnline

Publicidade

“Abro mão”

Na convenção nacional do Progressistas, na manhã de ontem, em Brasília, a senadora Daniella Ribeiro (PB) fez um discurso emocionado: “É um momento extremamente emocionante de minha vida pública (…) Aos 53 anos de idade, abro mão da reeleição do meu mandato para que o Progressistas na Paraíba tenha pela primeira vez um governador. Lucas (Ribeiro), que hoje é vice-governador, logo, logo assumirá a cadeira de governador, em abril, após a saída para concorrer ao Senado do governador João Azevêdo”.

Seria fácil

“Diante disso – prosseguiu a senadora – olhei para o estado da Paraíba, porque facilmente eu poderia dizer que Lucas, sentado na cadeira (de governador), se fosse um projeto pessoal, eu seria eleita facilmente”.

“Espírito público”

“Mas aí é onde mostra o espírito público de quem pensa no partido, de quem pensa no estado e na continuidade de um projeto que vem dando muito certo”, assinalou a senadora.

Povo ouvido

Segundo suas palavras, “as composições que estão sendo feitas e encaminhadas, graças a Deus, têm sido de forma transparente, comunicada e conversada com o povo paraibano, que é quem, ao final, tem que receber o nosso olhar e o nosso resultado”.

Indicativo

Ao anunciar o pronunciamento de Daniella, o senador Ciro Nogueira (PI), presidente nacional do PP, se reportou à “mãe do nosso vice-governador da Paraíba e próximo governador da Paraíba, Lucas Ribeiro”.

Tudo a…

No coroamento da convenção, Ciro Nogueira afirmou que “o vento está a nosso favor, as velas estão abertas. O mar está aberto diante de nós. Então, vamos navegar, chegar aonde nunca chegamos, ultrapassar os limites que pareciam impossíveis”.

… Favor

“Temos o que é mais importante: uma ótima nau, navegantes que conhecem o oceano, que é a política, e temos uma rota segura e bem definida para 2026”, completou Nogueira.

Constrangimento

Posteriormente, o dirigente do PP disse que “o que nos constrange hoje é a presença de membros do nosso partido em cargos no governo (Lula). E isso eu defendo que seja proibido terminantemente, mas isso tem que ser uma deliberação dos dois partidos (PP e União Brasil).

Prognóstico

“O PP terá uma força descomunal no Congresso Nacional”, enfatizou o deputado Arthur Lira (AL), ex-presidente da Câmara Federal.

Balizamento

É oportuno pontuar a ´síntese´ acerca da federação partidária com o União Brasil, comunicada ao final da convenção do PP.

Confira abaixo.

Atribuição

“Por ocasião das convenções, as direções estaduais, municipais e federal do partido é que serão as responsáveis pela escolha dos candidatos.

Em breve

“As direções estaduais serão designadas nos próximos dias ou semanas, e logo na sequência as direções municipais”.

Competência

“Essas direções serão responsáveis pela escolha dos candidatos nas eleições do ano que vem, como também para a formação das coligações para as eleições majoritárias.

Última palavra

Em caso de impasses regionais, vai decidir a direção nacional da federação.

O detalhe

O deputado Aguinaldo Ribeiro participou da elaboração do Estatuto da nova federação.

“Eu não disse!”

Já no começo da tarde, o senador Efraim Filho (União) ocupava a mídia para destacar que havia sinalizado antecipadamente que não sairia nesta terça-feira a definição do comando da nova federação na Paraíba, como havia assegurado em entrevista o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP).

“Celebro”

“Sempre advoguei na defesa de que o comando deve ser estabelecido a partir da força política real de cada liderança, avaliada no tempo certo e, além do regional, no cenário nacional. Por isso, hoje celebro essas definições”, comemorou Efraim.

Em tempo

Na última segunda-feira, o senador havia reiterado que todas as definições ficarão para o ano que vem.

“Quem deu data, que se responsabilize por ela”, instigou Efraim, emendando: “Se não sair resultado, mostra que o nosso projeto é o que está mais forte”.

Nada de ´paroquial´

O plano nacional prevaleceu na criação formal da federação, no turno da tarde, também em Brasília.

“Invencíveis”

“Nas próximas eleições, seremos invencíveis”, bradou Antonio Rueda, presidente nacional do União Brasil, que assegurou o lançamento de candidatos a governador, no ano que vem, em (pelo menos) 16 estados.

Passando a régua

Aa cúpulas nacionais do União Brasil e do PP passaram ao largo de divergências regionais pontuais, que serão tratadas oportunamente.

Tempo quente

“Vossa Excelência quer ser a palmatória da verdade em todo canto, mas comigo tem um freio. Vossa Excelência é frouxo, sabe disso. Seu pai já dizia que você é frouxo”, afirmou ontem na sessão da Assembleia Legislativa o deputado Manoel Ludgério (PSDB) ao se referir ao deputado Wallber Virgolino (PL).

Reação

Wallber disse à imprensa que sequer sabia qual tinha sido a indignação com ele da parte do deputado Manoel Ludgério.

Situando

Ludgério apresentava na tribuna um projeto para coibir crimes de feminicídio e se indignou com um sorriso de Wallber em conversa com outros parlamentares no plenário.

Caminho de volta

O deputado-presidente Adriano Galdino (Republicanos) informou ontem que devolveu ao Poder Executivo os vetos que o governador João Azevedo (PSB) fez à LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), seguindo a orientação da assessoria jurídica da Assembleia Legislativa, que constatou a acentuada extrapolação do prazo legal para o Executivo se posicionar sobre a matéria.

Tudo indica que a crise interpoderes, por conta da LDO, será judicializada pelo governador.

 

Prefeito Nabor Wanderley (Patos) anda ´jogando a tarrafa´…

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Publicidade

Veja também

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

Embalagens em papelão Notícias de João Pessoa Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande