Leque de alternativas para 2026
Foto: Leonardo Silva
Publicidade
Fora de cogitação
O governador João Azevedo (PSB) foi confrontado, ontem, com a possibilidade de recuar no apoio à candidatura de seu vice-governador Lucas Ribeiro (PP) a governador no ano que vem.
“Se tem uma coisa na minha vida que eu não faço é ficar em cima do muro; segundo, é ficar pulando de um lado para o outro”, respondeu o socialista.
“Temos um projeto, já está claro qual é o projeto”, adendou.
“Falta de…
O deputado estadual Márcio Roberto (Republicanos), em vias de voltar à Assembleia Legislativa, concordou com a posição do vice-governador Lucas Ribeiro, segundo a qual é impossível apoiar simultaneamente um candidato a governador da oposição e um candidato ao Senado da base governista.
… Pulso”
“Tem que ser o preto no branco. Faltou um pouco de pulso do governador. Não adianta estar escondendo por trás da cortinar. Não era para estar acontecendo isso”, comentou Márcio.
´Destilando´
O mercado ilegal de bebidas alcoólicas está em expansão no Brasil, conforme um estudo da Associação Brasileira de Combate à Falsificação (ABCF).
Desativações
Entre 2020 e 2024, a quantidade de fábricas clandestinas interditadas no País passou de 12 para 80 – ou seja, as autoridades fecharam uma linha de produção irregular a cada cinco dias, em média, no ano passado.
Recolhimento
O mesmo levantamento, divulgado pelo jornal O Globo, mostra 185 mil garrafas com bebida adulterada foram tiradas de circulação nos primeiros oito meses de 2024 – uma a cada dois minutos.
Quando 2026 chegar
O ´entorno´ do ex-prefeitável Jhony Bezerra, presidente do PSB em Campina Grande, já dá como certa a sua filiação ao Republicanos até meados do próximo ano.
Da boca de…
“… Veneziano tem feito muito por Campina. E seria injusto não votar nele…” (Saulo Germano, vereador-presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, ao referendar o apoio à reeleição do senador do MDB).
Desligamento
Aretusa Gomes da Silva, esposa do suplente de vereador Márcio Melo (Podemos-CG), foi exonerada pelo governador João Azevedo do cargo que ocupava no Hospital de Trauma Dom Luís Gonzaga Fernandes, em Campina Grande.
Os ´sem carteira´
Reportagem da rádio CBN informou que existem aproximadamente 20 milhões de brasileiros dirigindo veículos pelo país sem possuírem carteira de habilitação.
Custo alto
Conforme o levantamento, a maioria desse universo de pessoas é formada por pessoas que guiam veículos regularmente, mas não consegue ´encaixar´ no orçamento familiar o custo (cerca de R$ 3 mil) de tirar a carteira de motorista.
Em breve
O paraibano Hugo Motta (Republicanos), presidente da Câmara Federal, confirmou em entrevista ao canal de notícias CNN Brasil que vai colocar em pauta o projeto da anistia para os envolvidos nos ´atos golpistas´ de 8 de janeiro de 2023.
Desaprovação
Pesquisa divulgada ontem, pela empresa PoderData, mostrou que 64% dos brasileiros são contra a anistia para os condenados pelos atos golpistas.
Em sentido contrário, os que defendem a anistia são 27%. Outros 9% dos entrevistados preferiram não responder.
Dados técnicos
A pesquisa ouviu (por telefone) 2.500 pessoas em 178 municípios das 27 unidades federativas entre os dias 27 e 29 de setembro.
A margem de erro é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%.
´Pensador´
Atende pelo nome de ´Chico Mendez´ o “estrategista” – ou “marqueteiro”, como queira – de Hugo Motta.
“Pior emprego”
Em declarações repercutidas no jornal O Globo, Mendez afirmou que o paraibano “está no pior emprego do mundo. Uma coisa é ser presidente da Câmara em um momento de transição de governo, quando o 8 de Janeiro havia anestesiado as pessoas. Agora, o cenário é outro: tem Donald Trump, tarifaço, Lei Magnitisky, Carla Zambelli presa na Itália, Bolsonaro prestes a ir pelo mesmo caminho”.
´Muro´
O marqueteiro afirmou que “a grandeza do Hugo Motta está em não tomar lado algum no comando da Câmara. O silêncio também comunica, muitas vezes. Imagina se ele fosse um presidente mais esquentado, estilo Arthur Lira, de pé na porta?”
Sábado é dia de poesia
“… Solto a voz nas estradas/ Já não quero parar/ Meu caminho é de pedra/ Como posso sonhar?…” (Milton Nascimento, cantor e compositor, diagnosticado esta semana com demência, aos 82 anos).
Serviço
Cante a música aqui.
Agora é Lula
Aos adversários: “Se preparem para lutar porque nós vamos derrotar vocês outra vez”.
Presidente, em discurso no Pará.
Paraibanos ´juntos´
O ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), foi eleito (dias atrás) presidente da comissão especial que vai analisar o projeto de reforma do Código Civil.
O vice-presidente do colegiado será o senador Efraim Filho (União-PB) e o relator dos trabalhos será Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB).
Arco de possibilidades
Na véspera da reunião com as principais lideranças do Republicanos na Paraíba, a ser comandada por Hugo Motta neste sábado, o deputado-presidente Adriano Galdino comentou ontem que, na hipótese de não conseguir viabilizar a sua candidatura a governador, irá avaliar outras alternativas.
“A primeira hipótese e a mais viável é continuar deputado estadual”, enfatizou em entrevista.
“E posso avaliar alternativas remotas: a vaga de vice-governador ou uma vaga no Tribunal de Contas do Estado”, acrescentou Galdino.
Hugo Motta vai tentar hoje ´enquadrar´ Adriano Galdino?…
Publicidade