Arimatéa Souza

Além de queda, coice

Arimatéa Souza
Publicado em 4 de maio de 2024 às 0:06

Arimatea Souza

Foto: ParaibaOnline

Publicidade

´Bomba´ ativada

Um levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que o Brasil tem atualmente menos de dois contribuintes para cada beneficiário da Previdência Social.

A relação é considerada baixa e deverá diminuir nas próximas décadas.

O trabalho dos pesquisadores Rogério Nagamine e Graziela Ansiliero, divulgado no jornal Valor Econômico, calcula que, a partir de 2051, haverá mais segurados do que pessoas contribuindo para o sistema previdenciário.

Na ponta do lápis

Dessa maneira, a alíquota necessária para o custeio integral da Previdência chegaria a 73,6% em 2060.

Debulhou

O prefeito Bruno Cunha Lima (União Brasil) listou ontem, durante entrevista, as obras que serão executadas com a operação de crédito firmada com uma comunidade financeira internacional (Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata), da ordem de 52 milhões de dólares.

Gratidão

Bruno realçou inicialmente “pessoas que têm sentimento de grandeza”, se referindo aos senadores Veneziano Vital (MDB) e Efraim Filho (UB), que estavam presentes ao evento e que foram decisivos para a liberação dos recursos, cuja oficialização foi divulgada na edição de ontem do Diário Oficial da União.

“São (os citados senadores) representantes de Campina. Não posso deixar de fazer esse agradecimento”, adendou.

Boicote

BCL igualmente lamentou o que chamou de “tentativas de alguns de tentar impedir o crescimento da cidade”.

“Muitas forças tentaram impedir”, reforçou.

“Esdrúxula”

Ele também se reportou à ação da bancada de oposição no Legislativo campinense, que revogou (dias atrás) a autorização para a celebração da operação de crédito.

“Foi uma revogação esdrúxula, com uma votação a toque de caixa”, enfatizou BCL, acrescentando que “não tentaram prejudicar o prefeito, mas Campina Grande”.

Sem retrovisor

O prefeito pontificou que “o meu foco é olhar pra frente, construir o futuro de Campina”.

Tramitação

Sobre os próximos passos desse volumoso crédito internacional, o prefeito disse que as licitações para as obras terão que ser obrigatoriamente internacionais, por norma do organismo financiador.

Conforme a sua projeção, o contrato deverá ser firmado em até 20 dias.

Leque

Entre as obras contempladas estão o Parque do Poeta, Parque da Estação Nova, continuidade do Canal de Bodocongó, Canal do Prado, feira central, mobilidade urbana, entre outras.

“Semana festiva”

Ao fazer uso da palavra, Veneziano disse que vivenciava “uma semana festiva”, e que “ainda não me familiarizei com o conjunto das obras, dada a sua densidade. Serão modificações substanciais em muitas áreas da cidade”.

Legado

O ´V´ recordou que quando saiu da prefeitura campinense, em 2012, deixou R$ 23 milhões em caixa para o sequenciamento das obras de revitalização da feira central.

“Foi lastimável a perda desses valores”, assinalou.

Pra já

O senador informou que antes da abertura do Maior São João do Mundo deste ano (final do mês), o DNIT fará o recapeamento asfáltico de três trechos urbanos da BR 230 em Campina Grande: avenidas Manoel Tavares, Brasília (Severino Cabral) e Canal.

Cessão

Veneziano também disse que avançam, no âmbito do Ministério dos Transportes, os procedimentos burocráticos para que que seja cedido à prefeitura de Campina o trecho ferroviário compreendido entre o distrito de Galante e a área urbana da cidade.

O detalhe

Esse trecho está entregue à empresa Transnordestina, que não fez o uso comercial nem cuidou da conversação, razão pela qual o governo federal o retomará, para em seguida repassar à PMCG.

Retribuição

“Os que colocaram dúvidas sobre a ampliação do Parque do Povo e a recuperação do Parque Evaldo Cruz, não coloquem mais. Creiam! E não trabalhem contra os interesses de Campina”, acentuou Veneziano, para arrematar: “Pedi votos de confiança (para senador). Minha retribuição é trabalhar pela cidade e pela Paraíba”.

“Impactar”

“O que importa (sobre as obras que serão realizadas pela PMCG) é impactar vidas e transformar a vida das pessoas”, afirmou o senador Efraim Morais (UB), realçando que “eu contribui para a liberação desse empréstimo. Mas Veneziano teve uma atuação decisiva”.

O senador realçou que “Campina unida é ainda maior”, repudiando em seguida o que chamou de “operação sabotagem” para tentar inviabilizar o financiamento de obras.

“Revogar uma lei para prejudicar a cidade é algo inadmissível”, protestou Efraim.

Convergência

O senador do União Brasil disse ainda em seu pronunciamento que “trabalho, honestidade e integridade se encontram na gestão de Bruno”.

Indagação

“Por que querem tanto prejudicar este rapaz (BCL)? O melhor futuro para Campina é pelas mãos de Bruno”, arrematou o senador do União Brasil.

Sábado é dia de poesia

“… A água me contou muitos segredos/ Guardou os meus segredos/ Refez os meus desenhos/ Trouxe e levou meus medos…” (Caetano Veloso).

Serviço

Veja a música aqui.

Pegou o que não procurou

Foi na ´transversalidade´ das investigações policiais que a Prefeitura de João Pessoa foi içada, ontem, à ribalta da Operação Mandare da Polícia Federal, que na origem buscava monitorar movimentações financeiras incomuns envolvendo pessoas vinculadas ao tráfico de drogas na capital paraibana.

Contato

No rastro da operação apareceu Janine Lucena, secretária executiva municipal de Saúde e filha do prefeito Cícero Lucena (PP), em decorrência de contatos telefônicos com presidiário.

Acesso diferenciado

“Foi observado que um preso do sistema penitenciário estadual, o qual tem posição de liderança em organização criminosa, articulou a obtenção de vantagens em órgão público, notadamente cargos, em contrapartida a apoio que dá a agentes públicos para adentrarem em comunidades controladas ou que sofrem forte influência do crime”, relatou a assessoria da PF.

Endereços

Três setores da PMJP foram visitados em cumprimento aos mandados de busca e apreensão: Secretarias de Saúde e de Cidadania, e a Emlur (empresa que cuida da limpeza urbana municipal).

Interativa

Cícero apareceu em um evento e disse que o fato de a filha ser uma pessoa pública e atender a todas as ligações que recebe a levou a ser alcançada pelo monitoramento da PF.

“Mas do que isto, não existe nada”, ressaltou.

Aprofundamento

O prefeito avançou nas declarações: “Quero, inclusive, que a Polícia apure. Se eventualmente tiver servidores do município, serão responsabilizados”.

“Disponibilizamos todas as informações que sejam necessárias”, pontuou.

“Já fui vítima”

Lucena afirmou que “tenho a consciência tranquila, já fui vítima de outras acusações e Deus me deu a oportunidade de provar a minha inocência”.

Sem “caráter”

O prefeito da Capital já projetou os capítulos seguintes do fato desencadeado pela PF: “Quanto aos adversários desejarem aproveitar isto, deveria não ser assim. Mas tem gente que não tem caráter e aproveita”.

Mas a sexta-feira – 3 no calendário, e ´13´ para o prefeito pessoense – ainda reservava outra notícia adversa.

A revista Veja divulgou matéria onde noticia que o prefeito de João Pessoa tem sofrido novos revezes na ação em que foi condenado a ressarcir 4.999.516,27 reais aos cofres públicos por ter acumulado vencimentos do cargo atual com os de funções passadas acima do teto constitucional.

Um eventual novo bloqueio de bens está à espera de decisão da juíza da 3ª Vara Federal da Justiça da Paraíba, Cristina Maria Costa Garcez.

 

Um deputado vai virar secretário…

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Publicidade

Veja também

ParaibaOnline

© 2003 - 2024 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.