Arimatéa Souza

´João, vai que é tua´

Arimatéa Souza
Publicado em 13 de setembro de 2025 às 0:04

coluna aparte

Foto: Leonardo Silva

Publicidade

A UEPB na berlinda

Em pronunciamento esta semana no plenário da Câmara Municipal de Campina Grande, o vereador Alexandre Pereira (União) registrou que “nós temos sentido a ausência da UEPB nas discussões importantes da cidade”.

“A UEPB tem deixado uma lacuna, por força de uma reitoria apagada e anêmica”, acentuou.

´Umbigo´

Conforme o edil, “é uma instituição caríssima” para os cofres públicos, que “não mais representa os anseios da sociedade campinense, se blindando numa estrutura para preservar os salários, se preocupando apenas com os seus interesses”.

Desplugada

“A comunidade que a cerca está abandonada pela UEPB”, bradou o vereador, que pretende propor a realização de uma audiência pública para discutir a situação da UEPB.

Descumprimento

Em intervenção, o vereador Pimentel Filho (PSB) ressaltou que a UEPB, apesar dos problemas de violência registrados nos últimos meses, inclusive com morte, segue descumprindo a legislação municipal que determina a colocação de detectores de metais em espaços públicos com grande movimentação de pessoas.

“Isso é um absurdo!” – bradou.

´Faz de conta´

Conforme Pimentel, “não colocaram segurança nenhuma. Fizeram de conta. Não estamos pedindo favor, tem que colocar detector de metais em todas as portarias”.

´Me aguarde´

Em entrevista, a senadora Daniella Ribeiro (PP) avisou que vai se pronunciar em breve sobre o rompimento do prefeito Cícero Lucena (JP): “Eu vou falar sobre isso ao vivo e a cores, no momento oportuno. Podem ter certeza!”

Resgate

Em encontro com profissionais de imprensa e dirigentes de empresas de comunicação da Paraíba, esta semana, o empresário Cassiano Pereira, presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, fez uma prestação de contas dos meses iniciais de sua gestão à frente da Fiepb.

Pouco tempo

Ele destacou inicialmente aos presentes que a sua atuação na entidade é bem recente – menos de cinco anos -, e que passou a frequentar a Fiepb como presidente de um dos sindicatos que a constituem com a intenção de estimular uma maior participação dos industriais no cotidiano da instituição.

“Faltava oportunidade aos industriais”, reforçou.

Recusa

Cassiano recordou que posteriormente chegou a ser sondado para disputar uma das vice-presidências, mas inicialmente declinou do convite.

Sob condições

Em função da recusa de outros dirigentes sindicais, ele acabou aceitando o convite, mediante a apresentação de condições de participação que entendia serem indispensáveis para uma atuação minimamente razoável.

Disputa

“Por uma questão jurídica, aconteceu o afastamento do presidente anterior (Francisco Buega Gadelha) e a justiça determinou que houvesse uma nova eleição. E eu topei me candidatar. Assumi com muita dedicação e com a recomendação do meu pai para que honrasse o desafio”, historiou o empresário.

´Devolução´

Na sequência do seu pronunciamento, Cassiano disse que “passei um ano e pouco ajeitando as coisas”, tendo num primeiro momento – rememorou – “entregado o cargo ao presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Ricardo Alban, em função da situação de ingovernabilidade que encontrou quando de sua posse.

Respaldo

O presidente da Fiepb observou que encontrou ao chegar ao cargo inversões de prioridades, com recursos que “não eram investidos onde deveriam ser aplicados”.

“Mas toda crise passa, e com o apoio do presidente da CNI enfrentamos a crise de imagem absurda que atingia a Fiepb”, enfatizou.

Expansão

Cassiano salientou em seguida que é fundamental olhar para o futuro. Ele anunciou um projeto de revitalização e de ampliação da área do Senai no bairro da Prata, bem como a ampliação da escola do Sesi em Campina, iniciativas que passam pela compra uma área anexa à unidade do Senai no referido bairro.

Na Capital

Na região metropolitana de João Pessoa estão sendo priorizadas obras educacionais do Sesi em Bayeux e no bairro de Mangabeira.

Sertão

Foi igualmente mencionada pelo empresário a situação das representações do Sesi e Senai na cidade de Sousa, que deveriam ser fechadas, por recomendação da CNI, em função de uma gestão temerária, ameaça que foi contornada, sendo que houve até a necessidade de recrutamento de força policial para a introdução das mudanças que se faziam necessárias na unidade sousense.

Presença feminina

Por fim, Cassiano Pereira – que também preside a Associação Nordeste Forte, ligada à CNI – destacou aos presentes a iniciativa da Fiepb, replicada nacionalmente, de valorização das mulheres no segmento industrial.

“A Federação é muito machista. É preciso abrir muito mais as portas para as mulheres”, sublinhou.

Sábado é dia de poesia

“…Amor, meu grande amor/ Só dure o tempo que mereça/ E quando me quiser/ Que seja de qualquer maneira…” (cantora e compositora Ângela Rô Rô, que nos deixou esta semana).

Serviço

Veja a música aqui.

´Amortecedor´

O presidente da Câmara Federal, paraibano Hugo Motta, também presidente do Republicanos no Estado, passa o final de semana na Paraíba para atuar no rescaldo do afastamento do prefeito Cícero Lucena da base governista.

Resistência

A maioria dos vereadores pessoenses filiados aos Republicanos não quer entregar os cargos que indicaram na gestão pessoense.

Eles prometem avisar a decisão de ´viva voz´ a Hugo Motta.

´Fez o L´

Em encontro com aliados, anteontem, em Campina Grande, o deputado estadual Inácio Falcão (PCdoB) antecipou o seu apoio à candidatura a governador do atual vice-governador Lucas Ribeiro (PP).

“Querido”

“Campina precisa voltar a ter um governador da Paraíba, que é o nosso querido Lucas Ribeiro. Ele é um jovem competente, inteligente e com visão de futuro, alguém que representa o cuidado e a atenção que a Paraíba precisa. Não podemos retroceder”, justificou o parlamentar.

Parceiro

Inácio estava acompanhado do ex-prefeito de Sousa e pré-candidato a deputado federal Fábio Tyrone (PSB), que possibilitou “o apoio em cerca de 16 bases políticas no Vale do Piancó” a Falcão.

Apelo

“Eu preciso de cada um de vocês (presentes ao evento), para que nós possamos caminhar com Lucas na eleição do governo do estado. Preciso de cada um de vocês, para que possam segurar na minha mão e na de Fábio Tyrone, que será o nosso candidato a deputado federal em Campina Grande”, apelou Inácio.

Comenda

O governador João Azevedo sancionou o projeto de autoria do deputado Tovar Correia Lima (PSDB) que concede o titulo de cidadania paraibana ao jurista (e procurador geral do município de Campina Grande) Aécio de Souza Melo, natural de Pernambuco.

Problema ´interno´

Lucas Ribeiro (PP) disse em entrevista que vai caber ao governador João Azevedo, presidente estadual do PSB, resolver a situação do vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra, ou seja, ´enquadrá-lo´ para apoiar integralmente a chapa governista nas eleições do ano que vem.

“João, presidente do PSB, é quem irá conduzir esse processo. São do mesmo partido. Deverão ter uma conversa em breve. Deixo para o governador conduzir essa questão”, salientou o vice.

 

O PP aceitará o Republicanos ocupando cargos na gestão de Cícero Lucena?…

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Publicidade

Veja também

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

Embalagens em papelão Notícias de João Pessoa Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande