João tenta imitar Noé e deixar todos no barco
Foto: ParaibaOnline
Publicidade
´Batalha das gravatas´
É ´abrasiva´ a contenda judicial que envolve a eleição para escolha da nova diretoria da Associação dos Advogados de Campina Grande.
Já existem três decisões judiciais em torno do assunto. Uma delas suspende o pleito, previsto para o final do mês em curso.
Pano de fundo
A oposição alega mudanças estatutárias feitas irregularmente, como também vícios insanáveis no próprio processo de convocação do pleito.
O detalhe
A referida Associação é presidida por Jairo Oliveira, que não tentará a reeleição.
´Batendo cabeça´
A Casa Civil da Presidência da República divulgou uma Nota desmentindo a informação dada pelo ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, segundo a qual haveria reajuste nos valores dos benefícios do programa Bolsa Família.
Conta-gotas
O prefeito Bruno Cunha Lima (União) deverá divulgar amanhã mais nomes para o seu secretariado.
´Sem lixo debaixo do tapete´
No dia de ontem, em entrevista, Bruno ´passou a limpo´ o processo de substituição do deputado Sargento Neto (PL) do comando da Secretaria de Serviços Urbanos.
Conforme o prefeito, tudo ocorreu de forma harmoniosa.
´Bem na foto´
Bruno também tratou sobre as (precoces) eleições do ano que vem no Estado: “A oposição está muito bem encaminhada, sobretudo pelo sentimento das pessoas. Temos grandes nomes que estão sendo lembrados para uma eventual disputa em 2026”.
Esquecido
O prefeito igualmente deu uma ´cutucada´ em João Azevedo, talvez diante do silêncio da bancada de oposição na Assembleia Legislativa, especialmente os deputados com base em Campina: “O interior do Estado, na grande maioria das vezes, sequer é lembrado. Não tem como a Paraíba ser grande desse jeito”.
Meia-volta
Em João Pessoa, o deputado Caio Roberto (PL) recuou da intenção de se licenciar da Assembleia Legislativa e abrir espaço para o suplente da vez, Cicinho Lima (PL).
No ´contrapé´
Caio alegou que a saída do Sargento Neto do secretariado da PMCG “pegou a gente de surpresa”.
Crise?
O Bradesco lucrou no passado (líquidos) R$ 19 bilhões 554 milhões – alta de 20% em comparação com 2023.
Na tela
A animada e incansável professora Eneida Agra Maracajá será a entrevistada de hoje no programa Ideia Livre, que a rede Ita (antiga TV Itararé), canal 18.1, leva ao ar às 22 horas, logo após o Jornal da Cultura.
Recepção
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba acolheu um recurso da oposição em Campina para apreciar a ação que pede a cassação do mandato do prefeito reeleito, sob a alegação de abuso de poder político e econômico nas eleições do ano passado.
Tramitação
A relatoria do recurso no TRE caberá ao juiz Roberto D’Horn Moreira Monteiro Franca Sobrinho.
O processo está com o Ministério Público Eleitoral para o oferecimento de parecer.
O detalhe
A referida ação não foi acolhida em juízo de 1º grau.
A paz reina
Ao comentar a prolongada reunião de João Azevedo com as principais lideranças de seu agrupamento político, no último final de semana, Cícero Lucena (PP) salientou que “não há NENHUMA BRIGA na base do governo. O que há é uma conversa, porque TODOS QUEREM colaborar com esse momento tão importante da Paraíba”.
Condutor
O prefeito de João Pessoa destacou que “a coordenação, o trabalho e as conversas serão conduzidas pelo governador que é, sem dúvida, o maior líder para as próximas eleições”.
Interrogação
Já não competiam a João Azevedo essas atribuições?
O deputado federal (e filho de Cícero) Mersinho Lucena (PP) avaliou a conversa como uma “reunião tranquila, diálogo aberto e franco”, com todos os participantes “imbuídos de dar continuidade ao projeto exitoso do governador”.
“NÃO É um projeto pessoal nem político dos envolvidos”, grifou.
Lançado
Mersinho confirmou que o seu nome foi ventilado para concorrer na chapa majoritária: “Eu sou um HOMEM DE GRUPO, assim como o prefeito Cícero Lucena”.
Condicionalidade
O deputado se permitiu uma ressalva: “Mas SÓ SE FOR de forma consensual. Vamos construir no decorrer do tempo. 2026 tem que ser tratado em 2026”.
Condição imutável
“Tanto o meu nome quanto o do prefeito estão à disposição. Só colocaremos o nosso nome SE FOR de uma forma consensual”, reafirmou Mersinho.
Chamamento
O deputado-presidente Adriano Galdino (REP) disse que o encontro teve origem numa “convocação do governador para fazer uma conversa para 2026”.
Nas entrelinhas
“E nessa reunião ficou clara e nítida a intenção do governador de abrir o debate para a composição da chapa de 2026”, enfatizou o deputado.
Sondagem
Em entrevista à ´Arapuan FM´, Galdino relatou que “na essência da reunião, o governador pediu as contribuições de cada agrupamento político ou partido, para saber o que eles PRETENDEM oferecer em termos de nomes para compor a chapa de 2026”.
Demandas na mesa
Nessa perspectiva – o deputado avançou – “o Republicanos “colocou as suas pretensões, com DUAS VAGAS, governador e senador, sem definir nomes. O prefeito Cícero colocou o nome de Mersinho para a disputa para o Senado ou para a vaga de vice-governador”.
Uma indicação
Adriano acrescentou que o agrupamento PP/PSD “ficou de PENSAR UM POUCO MAIS para indicar um nome dos ´Ribeiro´ para ocupar um cargo na majoritária. Eles têm dito sempre que só cabe um Ribeiro na chapa, é o discurso de Aguinaldo e de Daniella. E eles vão definir qual será o Ribeiro e qual será a posição”.
Retorno
O presidente da ALPB antecipou que “BREVEMENTE eles (Ribeiro) darão essa resposta e depois o governador vai nos convocar novamente, já com a resposta dos Ribeiro de quem será o candidato e qual será a posição, para que a gente possa afunilar a discussão e tentar fechar a chapa majoritária, de acordo com as pretensões de cada partido e de cada ator que está nesse xadrez político”.
E como fica João?
“Como sempre, o governador colocou o seu nome à disposição. Mas fez questão de dizer que isso não é uma obrigatoriedade. Ele precisa da união da base. É preciso que a base esteja unida para que ele possa tomar uma decisão e ser candidato a senador”, contextualizou Adriano Galdino.
A ´Granja Santana´ parece ´vocacionada´ às rupturas…
Publicidade