´Injeção na veia´
Publicidade
Sempre cabem ´mais alguns´
O Ministério Público da Paraíba ´espelhou´ o Tribunal de Justiça da Paraíba e propôs a criação de mais sete cargos de procurador geral de justiça, equiparando à nova quantidade de desembargadores no Estado – 26.
Sem muito alarde, a proposta já foi referendada pela Assembleia Legislativa, no mesmo ´pacote´ da última terça-feira.
Agora é Lula
“Nós não fizemos o esforço necessário para levar a quantidade de gente que era preciso levar’”.
Presidente, sobre a acanhada quantidade de pessoas presentes ao ato público alusivo à passagem do Dia do Trabalho (anteontem), em São Paulo.
Deu certo
A empresa Voepass conseguiu resultados muito bons em recém lançadas operações no Nordeste e movimentou 42,3 mil passageiros em aeroportos do Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba no primeiro trimestre de 2024.
A informação foi divulgada pelo jornal Diário do Nordeste, de Fortaleza (CE).
Maior demanda
Ainda conforme a publicação, com base em dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), nos primeiros três meses deste ano os voos entre Fortaleza e Campina Grande movimentaram mais de 2.700 passageiros, com média de ocupação de 80%.
“Ódio”
“Vejo nos olhos de alguns o desejo de vingança contra o prefeito Bruno Cunha Lima”, bradou da tribuna da Câmara Municipal de Campina Grande o vereador Alexandre Pereira (União Brasil).
“É ódio que salta à vista!” – exclamou.
Mutação
Segundo ele, “alguns vereadores até há pouco sentavam na mesa do prefeito e agora tratam o prefeito como inimigo pessoal”.
´Camaleônicos´
“Outros vereadores no passado – avançou Alexandre -, quando da Operação Famintos, tentaram lhe destruir e hoje se abraçam com Romero (Rodrigues). Como a política é dinâmica! São os famosos camaleões”.
Fecho
“Do dia pra noite, João Azevedo passou a ser o melhor governador da história para Campina”, concluiu o parlamentar.
Crepuscular
Já era noite em Brasília, terça-feira última (véspera do feriado do dia 1º de maio), quando o site do Supremo Tribunal Federal (STF) publicou o início da tramitação de uma ADI (ação direta de Inconstitucionalidade) com respingos em território paraibano.
Objeto
A direção nacional do PSDB, na ação, contesta a antecipação da eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa para o biênio 2025/2026, realizada no já distante fevereiro de 2023.
Acionados
A reação de dirigentes ´tucanos´ na Paraíba não tardou, até porque rapidamente o principal interessado tomou conhecimento: o deputado-presidente Adriano Galdino (Republicanos), que no citado fevereiro de 2023 foi eleito para comandar a ALPB nos quatro anos da atual legislatura.
“Equívoco”
“Todos nós fomos pegos de surpresa na Paraíba. Na verdade, foi um grande equivoco da (direção) nacional do partido”, enfatizou o presidente estadual, deputado Fábio Ramalho.
“Não fazemos nada às escondidas”, grifou.
Recuo
Fábio disse, ainda pela manhã, ter obtido a garantia do presidente nacional do partido, ex-governador goiano Marconi Perillo, de que seria rapidamente protocolada no STF uma “petição de desistência desta ação”.
Linha direta
“Se necessário for, vamos despachar com o ministro relator (Edson Fachin)”, antecipou o dirigente ´tucano´.
“O PSDB no Estado não tem nenhum interesse nessa ação”, reforçou.
Ilegítimo
Ex-presidente do PSDB/PB, o ex-deputado federal Pedro Cunha Lima qualificou o fato como “um equívoco enorme do partido”.
“Não temos sequer legitimidade, uma vez que o PSDB apoiou o modelo de eleição (na ALPB) que houve na Paraíba”, frisou.
Desconhecimento
Ainda segundo Pedro, “tanto eu como o presidente Fábio Ramalho fomos pegos de surpresa e não aceitamos, e nem temos como aceitar, essa postura do partido que desconhece a nossa realidade local”.
Retrovisor
Recorde-se que, há praticamente um mês, Perillo esteve reunido em João Pessoa, reservadamente, com Pedro e Fábio Ramalho.
Desfazer
Conforme o prometido, o PSDB protocolou no STF um pedido de arquivamento da referida ação, alegando que “o partido NÃO MAIS possui interesse na presente demanda, razão pela qual requer a desistência do feito”.
Anomalias
O episódio é esquisito e incomum. Primeiro, pelo hiato de tempo entre a eleição questionada na ação e sua contestação.
Além do mais, Marconi Perillo assinou a procuração para que a assessoria jurídica protocolasse a mencionada ação no último dia 24 de abril.
Tratativas
A Prefeitura de João Pessoa deverá formalizar um empréstimo junto a uma instituição francesa de fomento.
Panos quentes
“Não tem ruido. Está tudo tranquilo”.
Foi o que disse o governador João Azevedo (PSB) acerca de seu relacionamento com as principais lideranças do Republicanos no Estado.
O detalhe
João se encontrou esta semana com o deputado-presidente Adriano Galdino (REP).
O Ministério da Saúde já liberou 92% dos R$ 8,5 bilhões empenhados para o ano.
Os recursos, de acordo com o jornal O Globo, foram direcionados para as bases eleitorais de congressistas de partidos como PL, União Brasil, MDB e PT.
O ´combinado´ não é ´caro´: João Azevedo deverá indicar o (a) vice na chapa de Romero…
Publicidade