Arimatéa Souza

Hugo Motta referenda ´tese´

Arimatéa Souza
Publicado em 8 de fevereiro de 2025 às 0:05

Arimatea Souza

Foto: Foto: ParaibaOnline

Publicidade

Reajuste no horizonte

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, informou que está em discussão uma mudança no valor do Bolsa Família.

Ele invocou como justificativa o aumento “brusco” do preço dos alimentos do fim do ano passado para cá.

“Vamos tomar uma decisão dialogando com o presidente (Lula), porque isso repercute”, enfatizou o ministro em entrevista à agência de notícias DW.

Novo degrau

Com o aval do atual presidente do partido, Carlos Siqueira, e do governador da Paraíba, João Azevedo, o prefeito do Recife, João Campos, teve o seu nome formalmente lançado para presidir nacionalmente o PSB.

Nomeado

Dorgival Villar foi anunciado ontem como o novo secretário de Serviços Urbanos da Prefeitura Municipal de Campina Grande.

O detalhe

O novo titular da Sesuma atuava no assessoramento direto (desde o ano passado) ao prefeito Bruno Cunha Lima.

Retorno

A Sesusm era comandada desde meados do ano passado pelo deputado estadual (licenciado) Sargento Neto (PL), que volta para Assembleia Legislativa para assumir um cargo na mesa diretora que foi empossada na última terça-feira.

Designado

O ´Pleno´ (colegiado) do Tribunal de Justiça da Paraíba escolheu, por aclamação, o desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos para compor o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), como membro efetivo.

Linha…

Márcio assumirá a vaga da desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, cujo biênio se encerra em 28 de março.

… Sucessória

Agamenilde transferirá a presidência do TRE-PB para o desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho.

No radar

Na projeção atual, caberá a Márcio Murilo presidir as eleições do ano que vem.

IPTU

O Imposto Predial e Territorial Urbano deste ano em Campina Grande foi corrigido em 4,71%.

O detalhe

O prazo para o pagamento da cota única, com desconto, é o dia 28 de fevereiro.

Da boca de…

“… A sociedade brasileira não acordou para o grau de infiltração do crime organizado tanto nas instituições públicas quanto na sociedade…” (Rafael Alcadipani da Silveira, professor da Fundação Getúlio Vargas e especialista em segurança pública).

Minoria

O Governo da Paraíba tem 18.125 servidores que recebem o salário mínimo.

Sábado é dia de poesia

“Veja você, arco-íris já mudou de cor/ Uma rosa nunca mais desabrochou/ E eu não quero ver você/ Com esse gosto de sabão na boca…” (Vital Farias, cantor e compositor paraibano que nos deixou esta semana).

Serviço

Veja a música aqui, na voz inconfundível da paraibana Elba Ramalho.

Eco

Na sua visita inaugural à Paraíba, ontem, na condição de presidente da Câmara Federal, o deputado Hugo Motta (Republicanos) comentou sobre as declarações e cobranças do presidente Lula à sua equipe, visando a redução do preço dos alimentos.

Sem mágica

“O presidente tem procurado e tem demonstrado um esforço muito grande nas falas que ele tem feito também (…) Ele está muito preocupado com essa situação dos alimentos. A solução para resolver a situação não passa, na minha avaliação, por decisões simples, fáceis. Ela requer de nós decisões mais duras, digamos assim”, discorreu o parlamentar.

“Paliativo” não resolve

Conforme Motta, “o que que está acontecendo com os alimentos” se deve “à política econômica internacional. Você tem a alta do dólar e outros fatores que acabam interferindo diretamente nesse ponto. Para que isso seja resolvido, passa por uma política de enfrentamento da questão fiscal do país. Não vai ser paliativo que vai resolver o problema”.

Sem superficialidade

“Já vimos que medidas tomadas de forma superficial não trazem uma constância e estabilidade de médio ou longo prazo. Eu penso que a discussão acerca diz respeito diretamente à economia, com o governo tendo mais responsabilidade para discutir corte de gastos, discutir despesa. É o que, na minha avaliação, irá resolver esse problema e tantos outros que podem estar atingindo diretamente as pessoas que mais precisam”, situou Hugo.

´Ficha Limpa´

Indagado sobre as suas declarações, ao longo da semana, favoráveis à revisão da Lei da Ficha Limpa, o presidente da Câmara ponderou que “é natural, quando você emite a sua opinião, que haja uma análise sobre o que você falou. E o que eu disse é que primeiro não há compromisso, não há interesse em mudar a Lei da Ficha Limpa”.

“Tempo extenso”

“Se algum partido levar (a proposta de mudança), nós vamos tratar essa matéria como iremos tratar todas as outras com equilíbrio, com cautela. A análise que eu fiz é que no sistema democrático, onde você tem eleição de dois em dois anos, você não achar que oito anos de inelegibilidade, ou seja quatro eleições, não é um tempo extenso, é você não reconhecer o regime democrático que nós estamos submetidos”, discorreu o deputado.

Avalista

Hugo Motta não deixou de mergulhar na política paraibana. E fez um endosso à proposta do deputado-presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, no sentido de que o Republicanos tenha duas participações na chapa majoritária governista – disputa para o governo e o Senado.

“Não há regra posta”

Sobre a chapa do próximo ano, Motta observou que “é importante dizer que nós defendemos a unidade do campo político que nós estamos, que é o campo político liderado pelo governador João Azevedo. E com muita responsabilidade, no momento certo, vamos discutir onde cada partido poderá colaborar com essa chapa. E essa análise tem que ser feita com racionalidade. Não há uma regra posta ou uma receita de bolo pronta para isso”.

“Se…”

“Se lá em 2026 o Republicanos tiver nomes que possam ocupar mais de uma vaga na majoritária, e se isso for o melhor para a chapa, trazendo mais competitividade, isso sendo aferido com pesquisas, eu não vejo problema nisso, assim como qualquer outro partido pode também ter mais de uma vaga na majoritária”, contextualizou o deputado.

Em ascensão

Em seguida, Hugo sublinhou que “o nosso partido, é importante registrar, é o partido que mais cresceu nas eleições recentes do nosso estado, tanto na eleição de 2022, como na eleição de 2024”.

“Nós fizemos a maior bancada de deputados estaduais e de deputados federais em 2022, ajudamos na eleição do senador Efraim Filho (União), ajudamos na reeleição do governador João Azevedo, e agora em 2024 elegemos 50 prefeitos. Então o partido tem crescido porque tem buscado manter o diálogo constante com as lideranças políticas do estado”, realçou o presidente da Câmara Federal.

 

Na formação de chapas para 2026, é aconselhável ´combinar com a PF´…

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Publicidade

Veja também

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

Sra. Caixas Emabalagens personalizadas