Hugo Motta já pensa longe
Publicidade
Sem esperar
O deputado Adriano Galdino (Republicanos), governador em exercício da Paraíba nos últimos dias, disse ontem que optou por se antecipar à decisão do Supremo Tribunal Federal e realizar ainda este mês, ou em meados de dezembro, a eleição para a mesa diretora da Assembleia Legislativa, biênio 2025/2026.
Imutável
Deverá ser reproduzida a mesma chapa eleita em fevereiro de 2023, cujo processo está sendo objeto de contestação pela Procuradoria Geral da República junto ao Supremo Tribunal.
Programe-se
Outra edição imperdível do programa Ideia Livre, às 22 horas de hoje, no canal 18.1, Rede Ita: uma entrevista com a médica, executiva e maratonista baiana Marilea Assis, que abordará o atual tema da longevidade saudável.
Começa logo após o Jornal da Cultura.
O detalhe
Três médicos participarão como debatedores: Bianca Gadelha, diretora de Qualidade do grupo Unifacisa, Ana Luíza Figueroa (geriatra) e Diogo Vilar (médico do esporte).
Fazer a…
O deputado estadual (licenciado) Sargento Neto (PL) deverá retomar em breve o seu mandato na Assembleia Legislativa e deixar o cargo de secretário de Serviços Urbanos.
… Transição
Mas Neto deseja – como declarou ontem à ´Correio FM´ – indicar o seu sucessor: Luiz Felipe Pinto, procurador jurídico da Câmara de Vereadores – e ex ´braço direito´ e também ´braço esquerdo´ do vereador Marinaldo Cardoso (Republicanos) -; ou o irmão do deputado, Plinio Gomes, suplente de vereador em Campina.
Escolha feita
O auditório do Garden Hotel foi o local escolhido pela justiça eleitoral (juiz Claudio Pinto Lopes, da 16ª Zona) para a diplomação dos eleitos nas eleições deste ano em Campina Grande.
Será no dia 17 de dezembro, às 17 horas.
Outra partida
Boa Vista, vizinha e filial cidade de Campina Grande, tem acumulado despedidas dolorosas no mês em curso.
Poucos dias após o adeus ao seu ex-prefeito e inquestionável benfeitor Edvan Pereira Leite, nesta segunda-feira quem nos deixou foi o ex-vereador Orlandino Farias, aos 90 anos.
Disponibilidade
Homem de poucas letras, mas de desmedido coração e espírito público, Orlandino fez da vocação de servir ao próximo – seja qual fosse o dia ou a hora do dia – uma rotina de sua longeva vida.
O ´não´ inexistia
Ressaltem-se, sob a motivação do reconhecimento e da gratidão, as inumeráveis idas e vindas do ex-vereador entre Boa Vista e seus sítios e Campina, transportando passageiros enfermos, para os quais o seu abnegado voluntarismo significava a dura fronteira entre a vida e a morte, ou quando menos, o instrumento de alívio para dores as mais diversas e as mais intensas.
Indelével
Ficam de Orlandino não discursos elaborados da tribuna da Câmara campinense ao longo de tantos mandatos.
Mas sobressai, atemporalmente, a imagem de um homem público devotado à arte de servir, com ou sem mandato, notadamente aos humildes conterrâneos.
Instrumental
Ele fez do seu espaço político uma plataforma de praticar o bem.
Descanse em paz!
História…
Ao comentar a morte de Orlandino, o ministro Vital do Rêgo Filho, do Tribunal de Contas da União, ressaltou que é uma “grande perda”.
… Em comum
“Tivemos uma história de 30 anos juntos. Um homem completo na acepção da palavra, exemplo de coragem e lealdade. Com seu jeito simples e humilde, nunca faltou na luta política. Ele tinha um apreço especial por nós (eu e Veneziano), chamava-o carinhosamente de ´Velhinho´.”
Regresso
Devidamente descansado após uma revigorante passagem pelo ´Velho Mundo´, o governador João Azevedo reassume hoje o governo da Paraíba.
Harmônicos
“Na Paraíba, nós temos estabilidade administrativa, resultado da relação republicana que mantemos com os Poderes, com o objetivo maior de melhorar a vida da população, por meio do diálogo e da cooperação institucional”, comentou ontem João.
´3º turno´
Tramitam na justiça eleitoral em Campina Grande duas AIJEs (ações de investigação judicial eleitoral) que contestam a reeleição do prefeito Bruno Cunha Lima (União).
Esperneio
Instado a falar sobre as referidas ações, Bruno respondeu que “no direito se chama de ´jus sperniandi´, que é o direito de espernear”, e que “faz parte do processo”.
“Fracassou”
“Especialmente quem participou das eleições ou quem esteve mais atento às eleições, é que aquilo que se tentou criar em matéria de narrativa, que fracassou; fracassou na narrativa e fracassou nas urnas. Então é uma tentativa frequente de polarização, que muito mais atrapalha a cidade”, verbalizou o prefeito.
“Inverdades”
Ainda conforme Bruno, “no final das contas, é o esperneio de quem muito provavelmente não aceita o resultado das urnas”.
“São AIJEs que se baseiam em inverdades”, arrematou.
Dobrar a aposta
Recente nota publicada na revista Veja informa que aliados mais próximos do deputado Hugo Motta (REP-PB) – provável próximo presidente da Câmara Federal – afirmam que ele deve adiar o projeto de virar senador e tentar um novo mandato como deputado.
Dessa maneira – ainda conforme a revista – ele pode tentar permanecer por mais dois anos exercendo uma das mais importantes funções da República – essa, aliás, foi a mesma estratégia usada por Arthur Lira (PP-AL), o atual presidente e principal cabo eleitoral de Motta.
Poderemos ter uma terça-feira de eleições…
Publicidade