“Calvário digital”
Foto: Leonardo Silva/ ParaibaOnline
Publicidade
Quem se habilita?
O deputado Wallber Virgolino (PL) começa a recolher assinaturas para a instalação de uma nova CPI (comissão parlamentar de inquérito) referente ao escândalo do hospital filantrópico Padre Zé, em João Pessoa, “cumulada com a do programa ´Tá na Semana´”.
“Tem um monte de deputado aqui, que fora dos muros são uns leões. Entrou aqui dentro (plenário da Assembleia) e quando fica diante do problema se acovarda e não assina”, observou Wallber.
O deputado avisou que “se depender de mim, não acaba em ´pizza´. Eu sei investigar, tenho vinte anos de polícia. Quero apenas as assinaturas, deixem o resto comigo que eu resolvo”.
Da boca de…
“… O principal motor do bolsonarismo é o voto ´antissistema´. Quando o bolsonarismo apoia a ´PEC da Blindagem´, ele cospe no voto antissistema…” (Maria Cristina Dias, jornalista do jornal Valor Econômico).
No final de semana, o jornal Folha de São Paulo noticiou que “apesar dos acenos para a direita, pessoas próximas falam que a tendência é que Hugo Motta se aproxime de Lula por causa da eleição na Paraíba”.
Isolamento
“Isso porque ele conta com o apoio do presidente da República para eleger seu pai, o prefeito de Patos, Nabor Wanderley (Republicanos-PB), a uma vaga ao Senado em 2026”, frisa a publicação, que igualmente menciona que a intenção dos aliados de Motta na Paraíba é “isolar” o senador Veneziano (MDB) – “que é, no entanto, um fiel aliado de Lula no Senado”.
Sob observação
A ´Folha´ informou ainda que integrantes do PT no Estado “dizem que se Hugo avançar em prol de pautas bolsonaristas, a legenda pode não se engajar na campanha do pai dele (Nabor) para senador na próxima eleição”.
Contato feito
Por falar em Nabor, o vereador-presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, disse que já foi procurado por ele visando apoio à sua postulação ao Senado.
“Eu disse que não teria dificuldade de votar”, pontuou Dinho.
Quem decide
O vereador declarou que “caso o governador João Azevedo não queira o seu voto (para o Senado), aí vamos procurar quem nos procurar. O senador Veneziano já me ligou e externou a intenção de eu ir para o MDB”.
“Estou aguardando o timoneiro desse processo, que é o prefeito Cicero Lucena”, acrescentou ´Dinho´.
Postulantes
Presidente estadual do MDB, o senador Veneziano Vital reuniu, no final de semana, pré-candidatos a deputado estadual.
A saber: Anderson Monteiro, Tovar Correia Lima, André Gadelha, Romualdo Figueiredo, Marcos Eron e Ana Claudia Vital do Rêgo.
“Metas”
“Foi um encontro muito proveitoso, oportunidade de definirmos algumas estratégias e estabelecermos metas para as eleições do ano que vem. Estamos trabalhando para que possamos eleger uma bancada forte e representativa na Assembleia Legislativa”, comentou o ´V ´.
Da boca de…
“… Esse é o caminho da Paraíba que dá certo. E é por isso que eu acredito tanto nesse projeto: porque eu vejo o resultado como gestor, mas sinto orgulho como cidadão…” (vice-governador Lucas Ribeiro, do PP, na última Plenária do Orçamento Democrático Estadual, realizada quinta-feira última em João Pessoa).
Absurdo
O jornal O Globo noticiou que o ´Hotel Nota 10´ (rebatizado como Hotel COP 30), de Belém do Pará, aumentou em 80 vezes o valor de sua diária em função da realização da Conferência sobre mudanças climáticas em novembro próximo.
Apelo
O deputado Sargento Neto (PL) fez um apelo ao governo estadual, no sentido de que a Secretaria de Finanças do Estado reavalie a decisão de deslocar as instalações da Recebedoria de Rendas de Campina Grande – que funciona há décadas na avenida Floriano Peixoto, no centro da cidade – para um anexo do prédio local do Detran, nas proximidades da Alça Sudoeste.
Em projeto
Um aeroporto sustentável e inovador, com processos automatizados, que seja um ´hub´ (local de conexão) para a América Latina.
Esse foi um dos projetos apresentados no Fórum de Turismo e Investimentos, realizado dias atrás pela RTSC Holding e pela Qore Investimentos.
Paraíba entra…
De acordo com o ´Estadão´, a localização não está definida, mas o governador da Paraíba, João Azevedo (PSB), já manifestou o interesse do Estado.
… Na disputa
“Como há a discussão de se ter na região (Nordeste) um grande aeroporto internacional voltado para o turismo, a Paraíba vai concorrer, até pelas suas condições fiscais e econômicas”, afirmou João ao jornal.
Demolidor
O fim de semana, como era de se esperar, foi pra ser esquecido pelo deputado Hugo Motta.
Ou – sendo altruísta – de aprendizado.
´Intimação´
No canal de notícias Globonews, por exemplo, foi destacada a pressão do parlamentar paraibano junto a deputados para a aprovação da ´PEC da Blindagem´: “Vem pra cá, estou precisando de você aqui; não acredito que você não está aqui”, escreveu o presidente em mensagens obtidas pelo citado canal.
Convocação
“Chama todo mundo, escalada geral, tem que vir pra cá para fazer a votação dessa PEC”, convocou em outra mensagem.
“O pai”
“O pai da PEC é Hugo Motta, é o pai da criança. Ele que embalou essa história”, afirmou a apresentadora do mesmo canal, jornalista Natuza Nery, que igualmente reproduziu o que ouviu de um deputado federal: “O que o Hugo Motta está fazendo, está parecendo o Severino Cavalcanti (caricato ex-presidente da Câmara Federal) parecer um estadista”.
Sem vergonha
Em reportagem intitulada ´Canalhocracia´, a revista Carta faz a seguinte introdução sobre a votação da ´PEC da Impunidade´: “Freud, o pai da psicanálise, teorizou que os indivíduos possuem uma espécie de juiz interior que impõe padrões de conduta, desperta culpa ou orgulho, controla a moral. Em linguagem didática, o chamado superego faz com que se tenha vergonha na cara”.
´Pacto bandido´
“O grupo no comando da Câmara dos Deputados, encarnado na figura do presidente da Casa, Hugo Motta, é desprovido de superego. Em uma apoteose de descaramento, honrou aquele ´pacto bandido´ firmado no escurinho por golpistas e malandros à época da revolta da extrema-direita com a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro”, grifa a publicação”.
Saraivada milionária
O site de notícias Mynews noticiou que o paraibano Hugo Motta (Republicanos) enfrenta a maior crise digital de sua trajetória política, acumulando (até o último sábado) quase 33 milhões de menções e uma impressionante taxa de 76,9% de críticas negativas em apenas 56 dias consecutivos.
A rejeição, impulsionada por pautas como a “Anistia” e a “PEC da Blindagem”, transformou o parlamentar em um símbolo do Centrão, capaz de unificar as críticas de diferentes espectros ideológicos.
“É o Calvário Digital de Hugo Motta”, atesta a publicação.
Depois da recusa de João Azevedo, Nabor Wanderley vai querer o apoio de Cícero Lucena?…
Publicidade