Hugo Motta: Bolsonaro não pode ser injustiçado
Foto: Leonardo Silva
Publicidade
Acabou o armistício
O clima de (aparente) paz no Supremo Tribunal Federal novamente evaporou.
Nesta quinta-feira, foi registrado um pesado bate-boca entre os ministros Gilmar Mendes (decano) e Luiz Fux, conforme noticiou o jornal Folha de São Paulo.
Na discussão, Gilmar teria chamado Fux de “figura lamentável”.
Cobrança
Em discurso na Câmara Municipal de Campina Grande, o vereador Alexandre Pereira (União Brasil) cobrou os investimentos propagados pelo governo estadual na campanha eleitoral do ano passado: montadora de motos e centro de distribuição de aparelhos de ar condicionado.
Retrovisor
No dia 24 de março de 2024, o governador João Azevêdo anunciou o que foi chamado de “uma excelente notícia para Campina Grande”: a instalação de uma montadora de motos elétricas e um centro de distribuição de ar-condicionado.
Marketing
Esses dois investimentos formaram o mote principal da campanha do então prefeitável pelo PDT, André Ribeiro, secretário executivo de Estado da Inovação.
Alastrando-se
Facções criminosas e milícias ampliaram sua influência sobre o território brasileiro e atualmente alcançam a vizinhança de 19% da população, segundo pesquisa Datafolha encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
O percentual representa 31,6 milhões de pessoas vivendo próximas ao crime organizado, destacou o jornal O Globo.
Em breve
O ministro Edson Fachin, presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), visitará nos próximos dias a Paraíba para inspecionar carceragens.
Gestão…
Adriano Galdino, presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, propôs a criação de uma Secretaria exclusiva para cuidar das águas do Rio São Francisco que chegam no Estado e o abastecimento no Sertão.
… Hídrica
“A obra da transposição é fantástica, mas se não houver um aproveitamento ideal, um diálogo com as necessidades locais, ela não vai cumprir seu papel social”, argumentou Galdino.
No volante
Na última década, o número de pessoas autorizadas a dirigir um caminhão caiu 62,89% no Brasil, segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Queda livre
Entre os motoristas com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) da categoria C, eram 3.582.685 condutores em 2014, ante 1.329.455 no ano passado.
Causas
A rejeição à profissão está ligada a uma lista de fatores: da falta de infraestrutura adequada de apoio ao motorista na estrada e o medo de assaltos até o valor do frete, noticiou o jornal Folha de São Paulo.
Presidente ´fake´
Suplente de deputado federal pelo PSB, Ricardo Barbosa informou que foi, na prática, inexistente a festa de posse do governador João Azevedo na presidência estadual do partido, em abril último.
´No papel´
“Formalmente o deputado Gervasio Maia segue no comando do diretório do Partido Socialista Brasileiro na Paraíba. Não houve a efetivação desse comando”, garantiu Barbosa.
´Procurem outro´
O socialista sinalizou que está com ´um pé´ fora do partido: “Se for só para ser ´escada´ para reeleger o deputado Gervasio, eu não me sinto em situação confortável para fazer isso, e com certeza não o farei”.
Destino
Ricardo Barbosa já estaria em conversações com o Republicanos e o Progressistas.
Binóculo
Se a direção do PSB na Paraíba – João ou Gervásio – não cuidarem logo, o partido corre o risco de não disputar a eleição proporcional.
Sinuosidade
Quem poderá salvar a legenda será a necessidade de o vice-governador Lucas Ribeiro deixar o PP e se filiar ao PSB, como forma de manter a ´liga´ com o presidente Lula.
Em tempo
No site do PSB, foi noticiado desde o dia 30 de abril último que João Azevêdo foi oficializado “como novo presidente estadual”.
´Dia seguinte´
Poucos dias após o encontro de João Azevedo com o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, o Diário Oficial do Estado publicou (ontem) o fruto dessa conversa: a nomeação do presidente do partido na Paraíba, Marcos Ribeiro, como o novo secretário executivo de Administração.
Marcos Ribeiro fez questão de registrar – ouvido aceita tudo – que se trata de uma “aliança programática”, que desaguará no apoio a João Azevedo para o Senado.
Grifo
Bem entendido: apoio a João.
Quanto a Lucas Ribeiro para governador, as conversas – ´programáticas´, acrescenta solidariamente o colunista – “estão avançadas”;
Angelical
Em entrevista ao canal de notícias GloboNews, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro não poderia ter participado ativamente dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, pois estava fora do Brasil: “Temos que, de certa forma, olhar a situação por outro ângulo, porque o presidente estava fora do País”.
O paraibano se permitiu um adendo: “Bolsonaro não estava aqui tramando. Não tem como você dar um golpe estando em outro país. Penso que há papéis ali que nós precisamos diferenciar. Acho que o papel dele foi muito mais de conivência do que de atuação. E é importante que isso fique bem explicado, para que, ao final, NÃO SE COMETA injustiça com ninguém”.
Romero Rodrigues começa a preparar o seu sucessor…
Publicidade