Arimatéa Souza

Hugo ´apadrinha´ novo ministro

Arimatéa Souza
Publicado em 19 de dezembro de 2025 às 8:09

Foto: Leonardo Silva/ ParaibaOnline

Publicidade

“Crime”

Na sua passagem por Campina Grande, ontem, o ex-governador Ricardo Coutinho criticou duramente o processo (em curso) de privatização parcial do setor de saneamento básico na Paraíba, colocado em prática pelo governo atual, chegando a qualificar como uma ação criminosa.

Confira trechos do que ele disse.

Palavra não honrada

“Têm dois aspectos que são bastante difíceis. O primeiro deles é a postura de cidadão, a postura de chefe de governo, já que o atual governador esteve em Campina na sede do sindicato da Cagepa – e isso está gravado – e garantiu que não privatizaria a Cagepa.

Equilíbrio…

“Ele faz o pior que existe. Primeira coisa, ele parte em quatro microrregiões. Ou seja, ele partiu o que existia de mais importante no sistema de abastecimento de água e coleta de esgoto, que era a unidade. Com a unidade, você podia fazer e praticar o ´subsídio cruzado´ – as cidades que davam superávit, como João Pessoa, como Campina, elas cobriam as outras cidades que não davam superávit (lucro).

… Tarifário

“Era um sistema único. Ele partiu isso. Significa dizer que o que se arrecadar em João Pessoa não vai cobrir mais Coxixola, não vai cobrir mais Carrapateira, não vai cobrir mais qualquer outra cidade, já que a maioria das cidades é deficitária. Isso é um crime!

Água não!

“Segundo: privatize tudo, menos água. Privatizar água é um crime, porque a água não pode ser objeto livre nas condições de mercado.

“De pai pra filho”

“Você não pode pegar a maior empresa do estado e dar praticamente de graça (…) Já se comenta qual será – eu não vou fazer esse comentário agora -, mas já se comenta qual será (a empresa ganhadora). E essa empresa vai no BNDES, pega o recurso público e vai ter dezenas de anos para pagar. Ao mesmo tempo, em três anos de arrecadação, ela vai ter a capacidade de cobrir tudo aquilo que pegou no BNDES, ou seja, um negócio de pai para filho.

“Golpe muito duro”

“Nós precisamos lutar contra isso, porque será um golpe muito duro (…) É preciso que as pessoas atentem, porque nós não podemos admitir um crime tão grande contra a economia popular e contra o patrimônio público, como é essa venda projetada para a Cagepa.

“Terrível”

“Continuo dizendo: para as pequenas cidades é terrível; e para as grandes cidades significa aumento de tarifa. E pode anotar aí: significa redução da qualidade dos serviços prestados”.

Fora de cogitação

Ricardo Coutinho afirmou que “não existe discussão” com a direção nacional no PT (ou com o presidente Lula) quanto à possibilidade de ele pedir votos ou votar para o Senado em João Azevedo.

Vai à luta

Após dialogar em Brasília, esta semana, com o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP), o suplente de deputado federal pelo PSB, Ricardo Barbosa, confirmou que deverá disputar o ´mandato-tampão´ para prefeito de Cabedelo.

“Estamos preparando o barco para atracação em Cabedelo”, afirmou figurativamente.

Calendário

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba marcou ontem o pleito cabedelense para o dia 12 de abril.

E as convenções partidárias para o período de 29 de janeiro e 14 de fevereiro.

Não sabe

O deputado federal Romero Rodrigues afirmou que “não tenho nenhum conhecimento” acerca da procedência das declarações dadas pelo deputado Aguinaldo Ribeiro (PP), segundo as quais o Podemos e o deputado Ruy Carneiro (Podemos) estavam avançando para integrar a base governista na Paraíba.

Em grupo

“Sempre temos feitos reuniões, juntamente com Ruy e Leonardo Gadelha (suplente de deputado federal). E temos o compromisso de tomar uma decisão colegiada”, observou Romero.

“Mesmo eu, que fui o mais votado, não tenho o poder de tomar uma decisão isolada”, emendou.

Cúpula

Romero realçou que a deputada federal Renata Abreu (SP), presidente nacional do Podemos, não fez qualquer consulta a ele sobre o que disse Aguinaldo.

“Vamos ver qual é a melhor alternativa para o partido”, frisou o deputado.

Nova utilização

Ao falar na Rádio Caturité FM (104.1), Romero ressaltou a aprovação esta semana, na Câmara e no Senado, de um projeto de sua autoria que permitirá que os imóveis do INSS que estejam sem uso possam ser destinados à área de saúde e da educação, em todos os níveis de governo.

Caso concreto

Ele citou especificamente o caso do antigo ´Barracão´ em Campina Grande (bairro São José), que pertencia ao antigo (e extinto Inamps – Previdência Social), e que deverá ser repassado formalmente ao Hospital Universitário Alcides Carneiro, rem Campina Grande.

O detalhe

Na entrevista, Romero realçou a participação decisiva do senador Veneziano Vital (MDB) para a aprovação no Senado do projeto acima referido.

Sem imposição

João Azevedo (PSB) disse ontem, em entrevista, que não pretende antecipar a data de afastamento de auxiliares que cogitam disputar o processo eleitoral: “Eu sempre digo que data marcada tem Natal, tem Ano Novo, tem São João, São Pedro. Mas na política não. Na política a gente conversa e tem sido acomodado. É natural que os movimentos aconteçam dentro de tempos que são normais”.

Ordem de comando

O governador mencionou que o seu partido já tem feito o ´dever de casa´: “O PSB já demonstrou a sua posição. Várias pessoas que estavam alinhadas com a prefeitura já deixaram a prefeitura e a gente continua fazendo o trabalho que precisa ser feito”.

Eleição suplementar

Azevedo confirmou que está em pauta, em seu agrupamento político, o nome de Ricardo Barbosa para disputar a Prefeitura de Cabedelo: “É uma possibilidade. Nós temos que sentar e discutir com os partidos que compõem a nossa base para encontrar esse nome. Ricardo é uma pessoa que já se colocou à disposição”.

Mitigação

João Azevedo buscou ´amiudar´ as denúncias feitas pelo deputado do PSB Tião Gomes contra a secretária de Desenvolvimento Humano do Estado, Pollyanna Werton: “Isso são discussões, às vezes, quando você tem um interesse contrariado. Isso é sentar, dialogar e encontrar o caminho”.

Convocação

A Câmara Municipal de Campina Grande tem programada para hoje uma sessão extraordinária visando a apreciação de um projeto do Poder Executivo relacionado à remuneração dos agentes comunitários de saúde.

Avalista

Com o ´endosso´ do presidente da Câmara Federal, deputado Hugo Motta (Republicanos), o presidente Lula convidou ontem formalmente Gustavo Feliciano, filho do deputado paraibano Damião Feliciano, (União) para assumir o Ministério doo Turismo.

Interlocutores

Conforme relato do jornal O Globo, a conversa durou cerca de 30 minutos.

Também participaram Damião, que é um dos vice-líderes do governo na Câmara; o líder do União Brasil na Câmara, Pedro Lucas (MA), e o deputado e ex-ministro Juscelino Filho (MA).

´Conta de chegada´

O jornal observou que a escolha de Feliciano – que deverá tomar posse na próxima terça-feira – representa um gesto de Lula a Motta e à Câmara, num momento em que há desconfiança do Executivo com a atuação do presidente da Casa. Além disso, também é uma oportunidade de o governo se aproximar de uma ala do União Brasil mirando as eleições de 2026.

Com a nomeação, o governo tem a expectativa de garantir o apoio de cerca de 25 dos 59 deputados do partido à reeleição de Lula no ano que vem.

 

Nomeações no governo da Paraíba começam a serem feitas ´a quatro mãos´…

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Publicidade

Veja também

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

ParaibaOnline | Notícias de João Pessoa e Campina Grande Sra. Caixas | Caixas de papelão em Campina Grande Eticar Baterias | Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande Sincopeças Paraíba Edmaq Equipamentos | Equipamentos paras Bares e Restaurantes em Campina Grande VLD DIstribuidora e Varejista de Peças para Caminhões Volvo na Paraíba Voldiesel Paraíba | Truck Center especializo em Caminhões Volvo na Paraíba Stancanelli Transportes | Transportadora de Cargas de São Paulo para toda a Paraíba
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com