Arimatéa Souza

Governador não certifica Acordo

Arimatéa Souza
Publicado em 22 de dezembro de 2025 às 0:06

Foto: Leonardo Silva/ ParaibaOnline

Publicidade

Abatido a caminho da sanção

Antes mesmo da sanção presidencial, o ministro Flavio Dino, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu neste domingo um artigo criado para ´ressuscitar´ emendas parlamentares canceladas – proposto pelo deputado paraibano Aguinaldo Ribeiro (PP) -, que foi incluído no projeto de lei que reduz em 10% parte dos benefícios fiscais do país, aprovado quarta-feira última pela Câmara Federal e pelo Senado Federal.

STF acionado

A decisão, em caráter liminar, atendeu a um pedido do partido Rede Sustentabilidade e dos deputados federais Heloísa Helena (Rede-RJ), Túlio Gadelha (Rede-PE), Fernanda Melchionna (PSOL-RS) e Sâmia Bomfim (PSOL-SP).

O detalhe

A medida vale até que os demais ministros do STF julguem a validade da liminar proferida por Dino.

Tudo indica

O deputado estadual Felipe Leitão (REP) caminhava (pelo menos até esse domingo) para anunciar hoje o apoio à pré-candidatura do prefeito Cícero Lucena (MDB) a governador.

Consorte

Tacyana Leitão (PSB), esposa de Felipe e prefeita da cidade de Bayeux, também deverá ficar com o prefeito pessoense.

Página virada

Após uma recente reunião entre ele, Felipe Leitão e o deputado Hugo Motta (presidente do Republicanos na Paraíba, o deputado-presidente Adriano Galdino (REP) avisou que não mais abordaria o assunto ´eleição para governador´ com Felipe, apesar da proximidade entre ambos.

Agregado

Por falar em Adriano, ele anunciou no final de semana o apoio à sua reeleição do vereador campinense Tertuliano Maracajá (REP), que na eleição passada havia apoiado a candidata a deputada Silvia Benjamin (REP), atual suplente no exercício do mandato.

Aporte

O senador Veneziano Vital (MDB) divulgou a obtenção de mais R$ 50 milhões para continuidade das obras de duplicação da BR 230 de Campina Grande em direção ao Sertão.

São recursos do Orçamento Geral da União de 2026.

Recadastramento

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou uma Resolução visando regularizar os cadastros de consumidores elegíveis para a gratuidade no pagamento da tarifa de energia, no âmbito da Tarifa Social de Energia Elétrica.

Sincronização

Conforme o ´Estadão´, o órgão regulador quer a correspondência entre o CPF do titular do benefício e o dado registrado no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

O detalhe

A mudança de endereço das famílias também está no radar.

Rumo às urnas

A ex-deputada estadual e ex-vereadora campinense Eva Gouveia (PSD) promoveu, no final de semana passado, uma festa de confraternização natalina com correligionários, durante a qual comunicou que concorrerá às próximas eleições – sem mencionar qual cargo disputará.

Enigmática

Na ocasião, chamou a atenção uma frase de Eva: “A construção do próximo ano faremos ouvindo a opinião de todos vocês”.

Protesto

Harrison Targino, presidente da seccional paraibana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), externou a sua posição contrária ao anteprojeto de lei encaminhado pelo Tribunal de Justiça à Assembleia Legislativa, que trata da reformulação dos emolumentos (taxas) dos serviços notariais e de registro no Estado.

“Me espanto”

“É uma profunda insensibilidade social se querer aumentar taxas, os emolumentos cartorários, o que afeta a população mais sensível (…) Eu me espanto com esse tipo de projeto remetido sem a sensibilidade social que devia nortear a todos”, protestou o presidente da OAB.

´Bem na fita´

O presidente da seccional da OAB invocou dados publicados pelo Centro de Liderança Pública: a Paraíba tem se mostrado o estado mais competitivo do Nordeste, no que tange à realização de ações, negócios, e é 11º em todo o Brasil.

“Antepenúltimo”

“Quando você vê as tabelas, percebe que um dado que puxa para baixo, que pesa negativamente, é o custo dos serviços judiciais. Se fosse só este dado, a Paraíba seria 25º, o antepenúltimo estado da nação”, acentuou o dirigente da OAB.

Rumo à liderança

“A gente já tem as segundas custas judiciais mais altas do Brasil e agora as custas ou os valores do extrajudicial, do cartorário, os emolumentos, como tecnicamente se chama, passarão a ser certamente os mais altos do país”, discorreu Harrison.

“Um pouco de cuidado”

O presidente da OAB salientou que “é preciso ter um pouco de cuidado quando se manuseia com recursos do povo, para que a gente possa melhorar a atividade fim e não encarecer as ações-meios dos órgãos, de tribunais, de quaisquer dos órgãos da burocracia paraibana”.

2ª feira filosófica

“O Advento é um tempo de esperança, não de uma esperança vaga, mas de uma esperança fundada na certeza da fidelidade de Deus. É o tempo em que a Igreja se prepara para acolher não apenas a memória histórica do Natal, mas a presença viva de Cristo em nossas almas e na história do mundo”.

Papa Paulo VI, falecido em 1978.

Garimpo

Em função de o governador da Paraíba ser refratário (e seletivo) à concessão de entrevistas, resgato trechos do que ele disse em recente entrevista à TV Arapuan de João Pessoa.

Em decomposição

Sobre a cessão da Estação das Artes, em João Pessoa, ao governo estadual, João Azevedo disse que esse prédio pertencente à prefeitura “estava verdadeiramente abandonado, sem nenhuma ocupação e passando por um processo de deterioração”.

De olho no umbigo

Noutra cutucada no prefeito pessoense Cícero Lucena, Azevedo comentou que ele “reduziu tudo ao interesse pessoal e a uma disputa pequena”.

“Isso é frustrante”, emendou.

Aposta feita

O governador afirmou que “não tenho dúvida nenhuma de que Lucas Ribeiro terá a capacidade de tocar este Estado (…) Você não vê, em hora nenhuma, Lucas acomodado”.

“Chapa forte”

Igualmente presidente estadual do PSB, João garantiu que a legenda disputará competitivamente a eleição para deputado federal na Paraíba: “Claro que o PSB terá uma chapa forte para eleger dois deputados federais”.

Farpa…

O atual governador não perdeu a oportunidade de alfinetar o seu antecessor e ex-correligionário: Ricardo Coutinho (PT).

… Periódica

“Até 2018, em crimes, principalmente os voltados a assaltos a bancos e a lotéricas, houve anos com 120 crimes contra agências bancárias e loterias. Sabe quanto tivemos de 2019 até hoje? 91! No período anterior (2015 a 2018), tivemos mais de 500”, fustigou Azevedo.

“Isso não existe!”

João Azevedo, ao se reportar ao recente ´Acordo da Granja´ – quando Adriano Galdino retirou a sua pré-candidatura a governador -, disse que “foi discutida a POSSIBILIDADE de o Republicanos estar (na verdade, prosseguir) no comando da Assembleia Legislativa”, em 2027.

“Você não pode cravar em cima de pessoas nem de nomes, de coisas que você não sabe sequer quem vai ser eleito. Isso não existe!” – acrescentou o governador, sem confirmar o divulgado compromisso de o Republicanos ficar com a presidência da ALPB na próxima legislatura.

 

É tempo de Natal, mas o que está dando o que falar em Campina é um pirão…

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Publicidade

Veja também

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

ParaibaOnline | Notícias de João Pessoa e Campina Grande Sra. Caixas | Caixas de papelão em Campina Grande Eticar Baterias | Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande Sincopeças Paraíba Edmaq Equipamentos | Equipamentos paras Bares e Restaurantes em Campina Grande VLD DIstribuidora e Varejista de Peças para Caminhões Volvo na Paraíba Voldiesel Paraíba | Truck Center especializo em Caminhões Volvo na Paraíba Stancanelli Transportes | Transportadora de Cargas de São Paulo para toda a Paraíba
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com