Arimatéa Souza

João está ´bem na foto´

Arimatéa Souza
Publicado em 13 de agosto de 2024 às 0:30

Arimatea Souza

Foto: Foto: ParaibaOnline

Publicidade

Despedida

O lendário ex-ministro, ex-deputado e professor da Universidade de São Paulo Delfim Netto morreu ontem aos 96 anos.

É uma figura que merece (pelo menos) parte de uma edição desta Coluna.

Por enquanto, apenas uma frase emblemática de sua autoria: “Não confio em nenhum governo. Nem quando estou nele”.

Adequação

O Colégio de Procuradores de Justiça da Paraíba aprovou, ontem, o anteprojeto de lei complementar “que modifica e acrescenta dispositivos” à Lei Orgânica do MPPB, “alterando a estrutura da carreira da instituição na 1ª instância, que passa a ter duas entrâncias:  inicial (integrada pelos promotores de Justiça de 1ª e 2ª) e final (integrada pelo promotores da atual 3ª entrância)”.

Espelhando

A medida – a ser encaminhada para aprovação da Assembleia Legislativa – reproduz o que foi deliberado há pouco dias, no âmbito do Judiciário, pelo Tribunal de Justiça da Paraíba.

Elevação & extinções

Igualmente foi aprovado, pelo aludido Colegiado, a elevação da Promotoria de Justiça de Esperança para a entrância final e a extinção das Promotorias de Justiça de Alagoa Nova, Gurinhém e Mari.

Da boca de…

“… A Paraíba conhece Romero (Rodrigues). Se ele quiser ir para a reeleição como deputado (em 2026), estaremos contribuindo com muita eficácia. Se ele quiser ser candidato a senador ou governador, estaremos no mesmo projeto…” (deputado Fábio Ramalho, presidente do PSDB/PB, em entrevista na ´Correio FM´).

Fim de mundo

O Ministério Público de São Paulo conseguiu derrubar 21 perfis falsos na internet criados para levantar recursos em favor das famílias das vítimas do acidente aéreo em Vinhedo, que deixou 62 mortos.

Ideia Livre

O professor Vanderley de Brito, presidente do Instituto Histórico de Campina Grande, é o entrevistado de hoje no programa Ideia Livre, que vai ao ar às 22 horas na Rede Ita (antiga Itararé), canal 18.1, logo após o Jornal da Cultura.

O detalhe

Na próxima semana terá início no ´Ideia Livre´ a série de entrevistas com os prefeitáveis de Campina Grande.

Palanque

“O presidente Lula está super feliz com a nossa candidatura. O presidente está empolgado, o diretório nacional está empolgado”.

Amanda Rodrigues, candidata a vice-prefeita de João Pessoa pelo PT.

Expansão

O Grupo Mateus inaugura a nova unidade de atacarejo em João Pessoa, sendo a segunda operação do grupo na capital paraibana.

O novo atacarejo possui uma área de vendas de 4.198 metros quadrados.

O detalhe

O Grupo Mateus passa a contar com nove lojas na Paraíba, das quais quatro estão na região metropolitana de João Pessoa.

Palanque

“Cicero Lucena e Luciano Cartaxo ficam discutindo quem foi o mais incompetente na gestão da educação”.

Prefeitável Marcelo Queiroga, do PL de João Pessoa.

Garimpo

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), candidato à reeleição, também participou da série de entrevistas com os prefeitáveis feita pela Rádio Tabajara FM.

A seguir, trechos do que ele disse.

Segurança…

“É importante falar de competências e atribuições. A segurança pública no Brasil, por força da decisão da Constituição de 1988, é uma competência dos estados, ou seja, dos governos estaduais. De forma complementar, restam um pouco dessas competências para o município, porém não obrigatórias.

… Pública

“Aqui em Campina, nós fizemos a opção de dar a contribuição de forma efetiva. Através da iluminação pública, por exemplo. A iluminação proporciona ao cidadão e, em especial, às mulheres uma segurança que ajuda a inibir a ação de bandidos. Campina tem cerca de 40 mil pontos de iluminação, metade deles, inclusive, foram eficientizados durante a nossa gestão.

Transporte…

“Desde a época da nossa primeira campanha para a Prefeitura de Campina, eu disse que ia tomar todas as medidas necessárias para garantir a qualificação do transporte público. Então, tomamos diversas medidas. Por exemplo, quando iniciamos nossa gestão, encontramos aqui uma frota circulante cuja idade média era de 12 anos. Isso significa dizer que existiam ônibus mais velhos, com até 20 anos. Em apenas dois anos, nós saímos dessa frota envelhecida para uma nova, com idade média de 5,5 anos.

… Público

“Campina é a cidade que tem tido a maior retomada do público de passageiros para o sistema após a pandemia. Além disso, Campina tem uma das tarifas de ônibus mais baratas do Nordeste. E agora, olhando para frente, temos o compromisso de continuar renovando a frota, trazendo veículos novos, climatizados e reformular o sistema de transporte público.

Etapa seguinte

“Estamos apenas no aguardo da execução de um projeto que transformará 10 praças públicas em uma espécie de terminais de ônibus. Para deixar claro, nós não estamos falando em construir terminais de integração, mas sim construir ambientes propícios à prática de esporte, com iluminação, com a Guarda Civil, com comércio e também pontos de embarque e desembarque que servirão para integração de um sistema reformulado.

Visibilidade

“Eu vejo o agora como uma oportunidade de prestar contas do que tem sido feito, mas também de mostrar o que será feito daqui por diante.

Opção feita

“Eu procuro fazer tudo muito claro e de forma objetiva. E tenho dito, desde o princípio, que, se eu tiver que escolher entre o interesse individual e o coletivo das pessoas de Campina, minha resposta está dada. A nossa opção está no interesse do povo, para resolver problemas, levar soluções e dar mais vida à vida dos campinenses”.

Na dianteira

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), é o chefe de executivo estadual mais bem avaliado do Brasil, conforme pesquisa Atlas Ranking Governadores.

Ele é aprovado por 75% dos eleitores de seu Estado, e desaprovado por apenas 17% – outros 8% não sabem.

´Vice´

Na segunda posição vem o piauiense Rafael Fonteles (PT), com 68% de aprovação e 25% de desaprovação.

Ainda no 1º ´pelotão´

Na sequência, conforme reportagem publicada no jornal O Estado de São Paulo, estão os governadores do Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), com 64% de aprovação; de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), com 60%; e João Azevedo (PSB), da Paraíba, com 59% de aprovação e 36% desaprovação.

O detalhe: a pesquisa Atlas ouviu 29.694 pessoas em todos os Estados brasileiros, entre os dias 15 de julho e o último domingo, 4 de agosto.

 

A ´piscada´ de Lula para os aliados paraibanos…

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Publicidade

Veja também

ParaibaOnline

© 2003 - 2024 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.