Arimatéa Souza

Governador desmente deputado

Arimatéa Souza
Publicado em 15 de agosto de 2025 às 0:05

coluna aparte

Foto: Leonardo Silva

Publicidade

Sem ´pular a cerca´

A direção nacional do Partido Liberal publicou uma Resolução, dias atrás, proibindo que integrantes do PL apoiem pré-candidaturas de outros partidos.

A medida tem como alvo as eleições de governadores: o objetivo, segundo interlocutores da direção do PL, é “colocar o 22” em evidência nas chapas estaduais, na tentativa de alavancar candidatos a deputado federal e ao Senado.

Prioridades distintas

“Enquanto a eleição de senadores é prioridade para Bolsonaro, que busca pautar impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal, a votação para a Câmara Federal é o foco de Valdemar Costa Neto (presidente nacional do PL), já que ela determina os fundos partidário e eleitoral destinado às siglas”, destacou o jornal O Globo.

´Chega pra cá´

A publicação cita a situação da Paraíba, onde o senador Efraim Filho (União-PB), que recebeu apoio da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro para concorrer ao governo, vem sendo aconselhado a migrar para o PL.

Disputa interna

“A definição passa por uma queda de braço pelo comando local da federação entre União Brasil e PP – que avalia lançar o atual vice Lucas Ribeiro (PP), numa aliança com o presidente Lula”, frisa o jornal.

Sem migrar

Efraim diz que pretende continuar onde está. O acordo atual é para que ele apoie a candidatura ao Senado de Marcelo Queiroga (PL), ex-ministro da Saúde de Bolsonaro.

Acordo feito

“Minha pré-candidatura ao governo foi construída em sintonia com Michelle e Valdemar, e até com a possibilidade de a federação União-PP apoiar uma candidatura única da direita à Presidência, indicada por Bolsonaro”, disse o senador paraibano ao ´Globo´.

Da boca de…

“… Lucas Ribeiro tem viabilidade total (como candidato a governador) …” (Deusdete Queiroga, secretário de Infraestrutura do Estado).

Garimpo

Três trechos da entrevista que o deputado paraibano Hugo Motta (Republicanos) concedeu ao canal de notícias Globonews.

Anistia

“Pelo menos com quem eu converso, não vejo clima para anistiar quem planejou matar pessoas. Há, sim, uma preocupação com penas exageradas, e talvez um projeto alternativo tenha um ambiente melhor entre partidos de centro.

Obstrução do plenário

(da Câmara) “Não podemos permitir que vire costume. Vamos agir para que os parlamentares possam ser responsabilizados, mas também não podemos fazer nada fora do regimento. É preciso apuração imparcial.

´PEC da Blindagem´

(aumentar a proteção a parlamentares) “Não podemos ter preconceito com pautas, porque isso é interromper o debate. As matérias devem continuar sendo levadas ao colégio de líderes, que decide se vai ou não pautar. A pauta do foro é complexa, precisa saber qual é o texto e qual o objetivo. Há incômodo com decisões do Supremo, mas não vejo um sentimento de ampla maioria”.

´Vermelhada´

A direção estadual do Partido Comunista do Brasil não ´engoliu´ a ´queda hierárquica´ de seu filiado José do Nascimento Coelho na estrutura da Casa da Cidadania em Campina Grande.

Nova utilização

O lixo cumulativamente se torna, quando reciclado, ´luxo´. Resíduos de alimentos e bebidas estão sendo usados como matéria-prima, como também produtos acabados vencidos, para a fabricação de combustíveis.

Sobras de doces, de macarrão, de pão e até de chocolate, que seriam descartados, igualmente passam a ser fontes de energia

Proporção

Reportagem publicada no jornal O Globo mostra que para cada tonelada de resíduos é possível produzir até 400 litros de etanol.

No Norte

A Coca-Cola passou a usar o caroço do açaí como combustível em suas caldeiras na fábrica de Belém (PA).

Origem animal

A JBS, ainda conforme o jornal, criou a Biopower, que já é uma das maiores produtoras de biodiesel a partir de resíduos orgânicos do processamento de bovinos, como o sebo, além de aves, suínos e óleo de cozinha usado.

Potencial

A empresa tem capacidade de produzir mais de 900 milhões de litros de biodiesel.

O detalhe

De cada bovino processado, 99% do animal são aproveitados, enquanto em aves e suínos esse percentual é de 96%.

Nada se perde

A fábrica de Araras (MG) da Nestlé passou a reutilizar a borra de café para gerar vapor no processo de produção do Nescafé.

Sem racha

Já no iminente ´apagar das luzes´ de seu mandato como presidente do PT na Paraíba, Jackson Macedo disse ontem que só com a unidade do grupo governista na Paraíba seria possível o PT cogitar o apoio ao deputado-presidente Adriano Galdino (Republicanos) como candidato a governador.

Chapa única

“Os partidos (PSB, REP, PP e partidos de esquerda) teriam que estar juntos, com uma candidatura que unifique esse campo político”, ressaltou o petista.

O detalhe

Será no dia 13 de setembro a posse da deputada estadual Cida Ramos na presidência do diretório estadual do PT.

João e os gerúndios

O governador João Azevedo (PSB) desmentiu ontem uma parte do pronunciamento feito na véspera pelo deputado-presidente Adriano Galdino, segundo o qual ele (Galdino) estava inteiramente à revelia das tratativas sobre a formação da chapa majoritária no grupo governista

“O deputado foi ouvido sim. Não será o PSB que vai impor a condição. O próprio Republicanos está DISCUTINDO isso e está DEFININDO a posição; quer uma vaga para a disputa para o Senado e está COLOCANDO o nome do prefeito Nabor (Wanderley, de Patos). Essa é uma decisão partidária”, disse João, segundo ele, repondo a verdade.

 

Com Cicero eventualmente na oposição, João aceitaria o apoio dele para o Senado?…

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Publicidade

Veja também

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

Embalagens em papelão Notícias de João Pessoa Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande