João ´desconstrói´ Galdino
Foto: Leonardo Silva/ ParaibaOnline
Publicidade
Cantilena
“As obras não representam nada hoje para a imprensa, mesmo estando no direito dela de querer saber dos acontecimentos políticos. E a gestão? Não é mais para existir? É só tratar de quem é o candidato; e fulano disse isso e beltrano disse aquilo. Mas eu estou querendo é critérios. Não estou discutindo nomes”, discorreu ontem o prefeito Cícero Lucena (PP).
Provimento
Cícero tem razão – parcialmente – em suas observações acerca da atuação da imprensa, genericamente falando.
Palavra & ação
Acontece que a consistência do argumento se esvai quando o próprio prefeito da Capital decide – a mais de um ano das eleições – percorrer o Estado em ritmo de pré-campanha, ao ponto de não estar faltando às plenárias do Orçamento Democrático Estadual, como também de trocar suas habituais caminhadas à beira-mar por visitas ´fora de época´ às feiras de Campina Grande nos finais de semana, por exemplo.
Voo de regresso
O ex-ministro e ex-presidenciável Ciro Gomes confirmou que vai se filiar ao PSDB, entre agosto e setembro próximos, para se candidatar novamente ao governo do Ceará em 2026.
´Fantasmas´
Reportagem do jornal Folha de São Paulo revelou que o paraibano Hugo Motta (Republicanos), presidente da Câmara Federal, empregou em seu gabinete “três funcionárias com rotinas incompatíveis com as funções que deveriam exercer no Legislativo: uma fisioterapeuta, uma estudante de medicina e a assistente social de uma prefeitura na Paraíba”.
O detalhe
Motta mandou demitir duas das três servidoras após ser procurado pelo jornal para explicar o caso.
Leia mais
Veja detalhes aqui.
Pautada
O vereador-presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, Saulo Germano (Podemos), anunciou na sessão ordinária de ontem que será realizada na próxima semana a votação da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), com “alguns ajustes que estamos fazendo”.
Da boca de…
“… A magistratura perdeu um dos juízes mais sérios e competentes que o Judiciário já teve…” (desembargador Horácio Ferreira de Melo Júnior sobre a morte do juiz campinense Giusone Ferreira, no último final de semana).
Enfático
O ex-secretário de Saúde do Estado – e presidente do PSB campinense -, Jhony Bezerra, praticamente enquadrou o governador, em entrevista na segunda-feira à ´Arapuan FM´: “João Azevedo é candidato, tem que ser candidato! Não há razão para não ser candidato”.
Decisão tomada
O deputado estadual Sargento Neto (PL) informou que será candidato à reeleição no pleito de 2026, apesar de outras cogitações por parte de companheiros de partido.
Lista…
“Eu fico muito honrada pelo reconhecimento do nosso trabalho como senadora. Uma lista que tem apenas 13 mulheres, sendo quatro senadoras”.
… Seletiva
Senadora Daniella Ribeiro (PP) sobre a inclusão do seu nome entre os (as) parlamentares influentes no Congresso Nacional, conforme levantamento do DIAP – Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar.
O detalhe
Os outros dois senadores paraibanos – Veneziano Vital (MDB) e Efraim Filho (União) – integram a mesma lista.
Luta pela….
A Coteminas está negociando com dois de seus maiores credores – Banco do Brasil e Louis Dreyfus Company – para tentar fechar apoio a seu plano de recuperação judicial.
… Salvação
Segundo o jornal Valor Econômico, a negociação envolve o aval, principalmente, do Banco do Brasil, com cerca de R$ 490 milhões a receber – ou 33% da dívida total de R$ 1,48 bilhão.
Pagando pra ver
Dentro do Partido Liberal na Paraíba, há um grupo de filiados que avalia como pouco provável o deputado federal Cabo Gilberto desistir de sua reeleição no próximo ano para ´arriscar´ a ida para o Senado.
Da boca …
“… Na formula o governo erra. Essa discussão jurídica é secundária. Acredito que o Congresso Nacional acertou na medida e eu espero que seja mantida essa decisão. Aumentar imposto no Brasil não tem mais espaço…” (senador Efraim Filho, líder da bancada do União Brasil no Senado, sobre a ´peleja´ entre governo e legislativo sobre o aumento nas alíquotas do IOF – Imposto sobre Operações Financeiras).
Calado
O deputado estadual João Gonçalves (PSB) aquietou-se sobre a ´invasão´ de suas ´bases eleitorais´ por parte de secretários de Estado?
´Torniquete´
João Azevedo (PSB), pautado predominantemente por seus aliados, tornou a falar ontem (a contragosto) sobre política e as eleições que se aproximam.
Eis o que ele disse, premido pelas circunstâncias.
Além das…
Critério para escolha do candidato à sua sucessão: “Existem, claro, inúmeros critérios para se definir candidatura. Não é pesquisa somente que vai definir. Pesquisa é um retrato de momento”.
… Pesquisas
“(existe) A possibilidade que alguém tem de se candidatar e crescer na candidatura; (existe) a rejeição e alguns candidatos; há um monte de informações que serão levadas em consideração. Não é só vontade”.
Rito
“Tudo isso vai ser discutido internamente. As pessoas querem uma regra – dois mais dois igual a quatro, está resolvido. Na política não é isso, não”.
Do outro lado
“A oposição sequer tem candidato sendo anunciado”.
Divulgação da chapa
“Data não existe, data tem Natal, dia de São João, aí tem data definida”.
Seu candidato
“Meu apoio será definido quando a gente anunciar a chapa”.
Discordância
Mais de uma candidatura a governador na base governista, proposta pelo deputado Adriano Galdino: “É a opinião dele, eu não concordo com ela”.
“Opinião dele”
Adriano seria a candidatura natural do seu grupo?
Ainda João Azevedo: “É a opinião dele, qualquer pessoa tem a sua opinião. Não posso emitir parecer sobre opiniões pessoais”.
Cícero Lucena negocia um partido ´pra chamar de seu´…
Publicidade