Arimatéa Souza

João dá ´cartão vermelho´ a Cícero e Adriano

Arimatéa Souza
Publicado em 13 de agosto de 2025 às 0:07

Foto: Leonardo Silva/ ParaibaOnline

Publicidade

´Me dê motivos´

“Qual é o crime que estou cometendo ao pedir que o eleitor seja ouvido sobre quem deve ser o nosso candidato? É só isso o que eu peço: ouvir quem elege”.

Prefeito Cícero Lucena (PP-JP) sobre o seu isolamento dentro do seu partido.

Na Serra

A Assembleia Legislativa da Paraíba vai retomar a realização das ´sessões itinerantes´ na tarde da próxima terça-feira em Campina Grande.

Na Capital

Na mesma terça-feira, às 19 horas, acontecerá em João Pessoa a pré-estreia do filme ´Habeas Pinho´, em homenagem a Ronaldo Cunha Lima.

Será no Cinepolis (Manaíra Shopping).

Horizonte

Quando abril chegar, certamente o deputado estadual Hervázio Bezerra não mais pertencerá aos quadros do PSB.

Tangência

“De forma alguma! Logo eu?! A gente é da paz!”

A expressão é do vice-governador Lucas Ribeiro (PP), confrontado sobre um possível abespinhamento com o prefeito Cícero Lucena (PP-JP).

“Nós temos uma parceria administrativa e política muito forte”, acrescentou.

Mais pra frente

Ao ser indagado sobre a possibilidade de o PSB indicar o candidato a vice-governador na provável chapa a ser por ele liderada, Lucas observou que “vice é uma construção partidária, de todos. Todos vão participar desse debate. Deixemos isso para esse momento de construir. Todos estão fazendo isto”.

‘Protagonismo”

O atual vice-governador disse “estar confiante de que o Progressistas irá ter esse protagonismo e o direito de apresentar o nosso nome como candidato a governador. Esse é o nosso objetivo diante do cenário da federação (com o União Brasil), até porque temos essa preferência por estarmos na condição de vice-governador e com a possibilidade de ser governador”.

Para breve

“A gente tem – avançou Lucas – o direito natural de buscar uma reeleição. Isso é uma das questões que a gente coloca nesse debate para buscarmos esse protagonismo. Estamos dialogando com os presidentes do Progressistas e do União para construir esse cenário. Espero que em breve haja essa definição”.

Intramuros

A candidatura a governador, segundo Lucas, “é uma construção que tem sido feita de forma interna. Não têm sido colocadas pautas externas. É uma construção partidária. Temos uma história de vida no PP. Não vejo como debates extrapartidários ou até um debate nacional possa prejudicar uma questão local. As decisões locais (do PP) sempre foram respeitadas, principalmente na região Nordeste”.

Permissão

Em entrevista à TV Arapuan, anteontem, a senadora Daniella Ribeiro (PP) disse ter obtido da direção nacional do partido a garantia de que a legenda poderá apoiar a reeleição do presidente Lula (PT) no seu ´palanque´ aqui na Paraíba.

Chance zero

Daniella também ressaltou que “não faz sentido nenhum ficar se jogando pra frente uma expectativa. Não vão ocorrer duas candidaturas (a governador), não tem essa possibilidade” na base governista.

Referendo

“Ter o apoio do governo federal é fundamental em qualquer processo. E eu não tenho dúvida nenhuma de que vamos seguir dessa forma”, endossou João Azevedo (PSB) a informação de Daniella.

“A senadora foi muito precisa em sua fala, foi muito direta e objetiva. Mais claro é impossível”, adendou João.

Pendente

Acontece que em entrevista à rádio CBN (JP), o senador Ciro Nogueira (PI), presidente nacional do PP, afirmou que “ainda não está definida esta questão” (liberação para o PP/PB fazer campanha pro-Lula).

Quem decide

“Isso não é uma deliberação minha. Mas se depender de mim, não (será possível). Mas quem vai decidir é a convenção. Não é uma decisão somente do presidente”, situou Ciro.

Decisão tomada

Noutra emissora de TV pessoense (Norte Paraíba), o ´supersecretário´ de Infraestrutura do Estado, Deusdete Queiroga, afirmou que “a decisão do governador praticamente está clara para todos: ele vai sair. Ele tem deixado isso claro”.

´Topa tudo´

Deusdete se colocou à disposição do seu grupo para ser o companheiro de chapa de Lucas Ribeiro: “Nesse agrupamento político que eu estou, eu topo qualquer coisa. Seria muito honroso pra mim compor a chapa ao lado de Lucas Ribeiro”.

“Justo”

O secretário acentuou que “sem dúvida, seria justo, pelo protagonismo que o governador tem no governo e certamente vai ter na campanha eleitoral”, que coubesse ao PSB a indicação do vice.

“É extremamente justo que o PSB possa ter as duas vagas”, insistiu.

Resgate

Na última segunda-feira, João Azevedo disse se referindo obliquamente a Cícero Lucena: “Às vezes, tem a hora de você estar jogando de meio de campo, mas tem a hora que você tem que jogar lá na lateral”.

Zerar as dúvidas

Em novas declarações, nesta terça-feira, o governador deu contornos definitivos à estrutura de sua chapa nas eleições majoritárias de 2026, em consonância com o que foi cobrado dele – publicamente – pelo deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP).

“Claras”

Após destacar que “nós temos conversado muito internamente”, João citou que “há muito tempo eu venho dizendo que a gente espera que cada partido que está junto conosco possa definir com quem e como participará da chapa em 2026. As coisas estão ficando claras”.

Nome na mesa

Sobre a chance de Deusdete vir a ser o companheiro de chapa de Lucas Ribeiro (na vice), Azevedo assinalou que “nós estamos colocando na disputa. Se tiver viabilidade, nós vamos tocar”.

Haja…

Azevedo se debruçou sobre “o caso do Republicanos, que está definindo a sua condição na chapa, apresentando o nome do grande prefeito de Patos, Nabor Wanderley, para compor a chapa concorrendo ao Senado”.

… Gerúndios

“São as coisas se colocando no seu devido lugar, com muita tranquilidade, sem haver IMPOSIÇÃO de quem quer que seja. O diálogo é o que norteia essa formatação da chapa para 2026”, enfatizou João.

Em duplicidade

No final da sessão de ontem da Assembleia Legislativa, o deputado-presidente Adriano Galdino (Republicanos) registrou que “no começo, eu levava porrada do governo. Agora estou levando do PT. Agora a porrada é duplicada”.

“Mas eu continuo colocando o meu nome à disposição”, avisou.

Resumo ´desenhado´

A chapa governista está definida e não há espaço – a não ser para mágoas e lamentos – para Cícero Lucena ou para o deputado Adriano Galdino.

Nesse caso, aplique-se um velho adágio popular: ´os incomodados que se mudem´.

 

Na Paraíba, pra desistir de candidatura majoritária tem que ´arrotar´…

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Publicidade

Veja também

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

Embalagens em papelão Notícias de João Pessoa Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande