Arimatéa Souza

´Freio de mão puxado´

Arimatéa Souza
Publicado em 6 de maio de 2025 às 0:20

Arimatea Souza

Foto: ParaibaOnline

Publicidade

Cabe tudo

O Congresso Nacional concentrou um quinto dos recursos previstos neste ano para as emendas parlamentares em ações genéricas, que não detalham como a verba será aplicada.

Conforme o jornal O Globo, foram R$ 9,7 bilhões reservados para itens como “fomento à agricultura” e “apoio a projetos de infraestrutura turística”.

Simples…

A destinação exata só é definida após tratativas dos congressistas com prefeituras e governos estaduais.

… Assim

É como se o dinheiro – explicou a publicação – fosse enviado para um caixa geral, visando ser gasto conforme a conveniência política dos deputados e senadores responsáveis por enviar os recursos.

´Esforço concentrado´

O presidente da Câmara Federal, Hugo Motta (Republicanos-PB) pretende colocar em votação esta semana a proposta que cria mais 11 cadeiras de deputado federal, como forma de evitar que alguns estados tenham redução em suas representações, como seria o caso da Paraíba.

´Ô garapa´

O relator designado para o projeto de lei complementar foi o deputado Damião Feliciano (União-PB).

Ridículo

O que disse o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT): “Tivemos um presidente (Bolsonaro) que sorria daqueles que estavam na pandemia, sentindo falta de ar. Ele vai pagar essa conta dele, e quem votou nele podia pagar também a conta. Bota uma enchedeira. Sabe o que é? Uma retroescavadeira. Bota e leva tudo para a vala”.

Não vai vingar

Via redes sociais, o prefeito pessoense Cícero Lucena (PP) – pra lá de animado como pré-candidato a governador – afirmou que “não adianta a oposição tentar criar intrigas ou espalhar notícias falsas sobre minha relação com João (Azevedo) e com o nosso grupo”.

Longa estrada

“Tenho mais de 30 anos de vida pública, e não será uma fotografia ou um cumprimento cordial a um adversário que vai mudar minha posição política”, avançou.

Os desesperados

Após salientar que vai continuar visitando cidades interioranas, Cícero acentuou que “o resto é desespero de quem vive de pregar a desunião. E contra esse tipo de política atrasada, a resposta é mais trabalho e mais resultados”.

Cardápio

Pão, bolo, sopa de legumes, legumes grelhados, risoto, peixe assado, espaguete e frutas.

Eis os alimentos tradicionalmente servidos aos cardeais durante o Conclave que escolhe um novo papa, no qual eles ficam isolados do ´mundo exterior´.

O detalhe

É facultado o consumo (limitado) de vinho, uma tradição das refeições na Itália.

´Manual´

O cardeal italiano Carlo Maria Martini, falecido em 2012, gostava de descrever assim o ambiente no Vaticano nos dias que antecediam a eleição de um novo Papa: “Uma regra simples: tudo pode ser dito, mas nenhuma anotação deve ser feita e a discrição deve ser observada”.

Não perder de vista

Apesar de (aparentemente) não ser provável a indicação de um brasileiro para Papa, três cardeais ´made in Brasil´ merecem (pelo menos) uma menção às vésperas do Conclame.

Núcleo

O primeiro deles é o cardeal primaz, Dom Sérgio da Rocha, que integra o ´Conselho de Cardeais´, composto pelo Papa Francisco e que tem nove membros.

Amazônico

O segundo ´purpurado´ é o Dom Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus, franciscano e parente do lendário cardeal-arcebispo de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns.

Dupla…

O terceiro nome é o do (desconhecido entre nós) presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre (RS).

… Presidência

Dom Jaime é também presidente do Celam (Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho), que congrega as conferências nacionais da América latina.

Ou seja, é muito conhecido entre os cardeais do continente.

Da boca de…

“… Vivemos num turbilhão de conflitos e ameaças como raramente houve na história humana…” (teólogo Leonardo Boff).

Na tela

O secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente de Campina Grande, Dorgival Vilar, será o entrevistado de hoje no programa Ideia Livre, que a rede Ita (canal 18.1) leva ao ar às 22 horas, após o Jornal da Cultura.

Desencontros

Para além da retórica, a unidade no bloco governista na Paraíba não se estabelece sequer no tocante ao marco temporal para a tomada de decisões.

No arraial

No dia de ontem, o deputado federal Mersinho Lucena (PP) cravou que “espero que até junho já tenhamos definido as posições, até mesmo porque temos que apresentar os candidatos rodando a Paraiba”.

Sem prazo

Minutos depois, o ´timoneiro´ do grupo, João Azevedo, corrigiu prontamente o prazo do aliado: “Não existe prazo definido. Estamos tendo reuniões constantes. E isso é um processo de construção. E quando é um processo de construção não tem nada marcado”.

Ao alcance da vista

Mersinho e João participaram da inauguração de melhorias no Porto de Cabedelo.

Na mesma solenidade estava o deputado Hugo Motta, igualmente presidente do Republicanos na Paraíba.

Roteiro

Motta desenhou para os jornalistas o planejamento e as aspirações partidárias.

Para começo de conversa, avisou que “nós vamos, primeiramente, montar uma estratégia para as chapas proporcionais”.

O detalhe

Com essa finalidade, segundo ele, será criada “uma comissão para tratar disso, a partir de agora”.

Imperioso

No que concerne à chapa majoritária, Hugo afirmou que “defendemos primeiro a unidade dos partidos que estão no leque de apoio do governador. Esses partidos precisam e deverão estar juntos”.

Meses pela frente

O dirigente do Republicanos sublinhou que “não existe prazo” para definições, “porque nós vamos dialogar com os outros partidos, até porque nós temos ATÉ ABRIL do ano que vem para definir isto”.

Cabeça…

O deputado, a essa altura da entrevista, deu contornos de posição partidária ao que vinha verbalizando o deputado-presidente Adriano Galdino: “O Republicanos, pelo seu tamanho, se sente no direito, pelos nomes que nós temos no nosso partido, de colocar à disposição esses nomes para disputar o GOVERNO do estado”.

… De chapa

Hugo foi além: “Temos essa condição pelo tamanho que o partido tem. Vamos dialogar, pesquisas deverão ser feitas. Não é um projeto PESSOAL, há um projeto de PARTIDO”.

Citações

Cobrado para nominar alternativas, Motta respondeu que “temos os nomes do deputado Adriano Galdino e do deputado Wilson Filho”.

Palavras sob medida

Indagado quanto ao seu próprio nome, o deputado disse que “o meu foco, NO MOMENTO, é presidir a Câmara dos Deputados. Não posso dizer que JÁ ESTOU em outro projeto”.

“É claro: SEMPRE a Paraíba vai ser pra mim o MEU MOTIVO principal”, emendou.

“Eu quero Hugo governador” comentou ´na paralela´ da entrevista de Hugo o deputado Adriano Galdino.

 

“Não deixe que ninguém tire a sua esperança” (Papa Francisco) …

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Publicidade

Veja também

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

Embalagens em papelão Notícias de João Pessoa Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande