Arimatéa Souza

Força descomunal

Arimatéa Souza
Publicado em 25 de agosto de 2025 às 0:03

Arimatea Souza

Foto: Leonardo Silva/ ParaibaOnline

Publicidade

Nomeação ´do barulho´

Na edição do último sábado desta Coluna, registramos a ampla reportagem da revista Carta Capital envolvendo o grupo político/familiar do paraibano Hugo Motta (Republicanos), presidente da Câmara Federal.

No mesmo sábado, o jornal O Estado de São Paulo publicou matéria sobre nova e ruidosa indicação de Hugo para o governo federal.

Trata-se do cargo de superintendente da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) na Paraíba, cujo ocupante anterior era ´apadrinhado´ pelo senador Efraim Filho (União), que recentemente ´se abraçou´ com o Partido Liberal na perspectiva das eleições para governador no ano que vem.

Quem é

Conforme a publicação, o indicado é Fred Queiroga (Republicanos), que exercia a função de vice-presidente da Companhia de Docas do Estado (Porto de Cabedelo), e já foi condenado na Paraíba por desvio de recursos públicos.

Condenação

O Tribunal de Justiça da Paraíba condenou Queiroga, em 2023, a nove anos e nove meses de prisão e impossibilidade de exercer cargo público por cinco anos pela participação em um esquema de fraude e apropriação de verbas públicas durante os anos de 2005 e 2006, quando atuava como tesoureiro da Prefeitura Municipal de Boa Ventura (PB), resgatou o jornal.

Simulação

Segundo a sentença, Queiroga “simulou a realização de despesas mediante a falsificação do conteúdo de documentos públicos e particulares, com a finalidade de, ao longo dos anos de 2005 e 2006, desviar, em proveito próprio, rendas públicas”.
A decisão judicial está em grau de recurso.

Vinculação

O jornal sublinha que Nabor Wanderley (prefeito de Patos e pai de Hugo Motta) é pré-candidato ao Senado Federal pela Paraíba e Queiroga é um de seus cabos eleitorais no Estado.

Corporativismo

O ´Estadão´ também noticiou, no final de semana, que Hugo Motta prometeu avançar com a proposta de emenda à Constituição (PEC) da Blindagem, que limita a possibilidade para a prisão em flagrante de parlamentares, e um projeto de lei que torna possível a concessão de habeas corpus contra decisão monocrática de ministro do Supremo Tribunal Federal.

Superproteção

O último texto apresentado dessa PEC diz que deputados e senadores só poderão ser presos em caso de flagrante por crime inafiançável (racismo, tortura, tráfico ilícito de entorpecentes e drogas, terrorismo, crimes hediondos e a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o estado democrático).

O detalhe

Nesse caso, o plenário da Casa legislativa ainda decide se a prisão deve ser mantida ou não.

Decisão colegiada

Além disso, a PEC só permite (ainda de acordo com o jornal) a aplicação de medidas cautelares contra parlamentares, como o uso de tornozeleira eletrônica, após decisão da maioria do plenário do STF.

Risco de expulsão

Se elementos recolhidos forem analisados sem essa decisão do plenário da Corte, o responsável (ministro) pela análise estaria cometendo crime de responsabilidade, passível de impeachment.

Incomodados

“O que existe hoje dentro da Casa é um sentimento de incômodo com decisões do Supremo”, disse Hugo em recente entrevista.

Boa sorte

Os votos da Coluna de pronto restabelecimento ao governador João Azevedo (PSB), que neste domingo foi hospitalizado de emergência em João Pessoa, por conta de uma crise de vesícula, que tornou necessária uma intervenção cirúrgica.

Da boca de…

“… Ao lado de João Azevedo e desse time vencedor, eu topo qualquer parada…” (secretário de Infraestrutura do Estado, Deusdete Queiroga, cotado para ser candidato a vice-governador).

Despacho metropolitano

Tem sido estranha a postura do deputado licenciado Fábio Ramalho (PSDB), chefe de gabinete da prefeitura campinense, de sugerir a alguns colegas de secretariado que se desloquem para a vizinha cidade de Lagoa Seca para despacharem com ele.

Tilintar

Segundo dados consolidados pela Receita Federal, no primeiro semestre deste ano a arrecadação do governo federal chegou a R$ 1 trilhão 425 bilhões.

Na Capital

Será às 19h30 de hoje, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo (na livraria A União), em João Pessoa, o lançamento do livro ´PMDB – um partido só cresce quando está inteiro´, do jornalista (já falecido) Agnaldo Almeida, com quem tive a oportunidade de atuar na lendária revista semanal ´A Carta´.

O detalhe

O livro contém o texto vencedor do ´Prêmio Humberto Lucena´.

´Bateu a parada´

Foi um enorme sucesso a edição da Feira do Empreendedor realizada no Centro de Convenções Antonio Vital do Rêgo, em Campina Grande, entre quinta-feira e sábado.

Foram 21.530 pessoas inscritas, de 203 cidades paraibanas.

Aprovado

O novo espaço de eventos da cidade ´passou no teste´ inicial.

Exceção

A única nota destoante foi a limitação de espaços para o estacionamento de veículos, o que provocou um ´caos´ no trânsito nas redondezas.

Da boca de…

“… Os partidos do Centrão terão que fazer escolhas…” (Edinho Silva, presidente nacional do PT, sobre as alianças nas eleições presidenciais de 2026).

2ª feira filosófica

“A educação é o maior e mais difícil problema imposto ao homem”.

Immanuel Kant, filosofo alemão.

Tentáculos financeiros do Congresso

Com o instrumento das emendas parlamentares, um único senador controla um valor maior do que o orçamento de 44% dos municípios brasileiros.

Cada deputado federal, por sua vez, tem verbas superiores a 14% das cidades, aponta levantamento feito pelo jornal Folha de São Paulo, a partir dos orçamentos projetados para 2025.

 

Até quando as oposições na Paraíba vão esperar pelo prefeito Cicero Lucena?…

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Publicidade

Veja também

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

Embalagens em papelão Notícias de João Pessoa Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande