Falta ´terra´ nos pés de Hugo Motta
Foto: Leonardo Silva/ ParaibaOnline
Publicidade
“Decapitar”
Trechos do que disse o presidente Lula ontem, durante solenidade: “A gente, se deixar o governo e entrar ´uma coisa qualquer´ nesse país, a fome volta outra vez. Porque não é prioridade. Não deveria ser um compromisso do governo, deveria ser uma obrigatoriedade constitucional. Num governo que tiver alguém passando fome, tem que decapitar o presidente”.
Duras recordações
“Eu era muito novo de fábrica e os companheiros ficavam oferecendo alguma coisa para você. ‘Ô, Lula, você não vai comer?’ ‘Eu não tô com fome’. E cada vez que eles colocavam o sanduíche de mortadela na boca eu imaginava eu mordendo aquele sanduíche. E ficava lá o tempo inteiro com vergonha de dizer que estava com fome. E voltava para trabalhar”.
Quase uma década
Ainda Lula: “Eu estava relembrando hoje que fui comer pão pela primeira vez aos sete anos de idade. Porque onde nasci nem tinha dinheiro para comprar pão, nem tinha lugar para comprar pão”.
Aproximação
Lula conversou ontem com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab.
´Na tela´
Será na noite de hoje, no Teatro Severino Cabral, em Campina Grande, a pré-estreia do filme ´Habeas Pinho´, em homenagem ao inesquecível poeta e ex-governador Ronaldo Cunha Lima.
Leque aberto
Permanecer no PSB (hipótese menos provável) ao se filiar ao Progressistas ou ao Republicanos.
Eis as alternativas cogitadas pelo suplente de deputado federal Ricardo Barbosa para tentar um mandato para a Câmara Federal no ano que vem.
Mágoa externada
Em entrevista ontem à ´Arapuan FM´, Ricardo exteriorizou o seu desapontamento com a direção do PSB/PB e com o deputado federal Gervásio Maia por não terem viabilizado a sua passagem interinamente (como suplente) na Câmara Federal.
Prazo
Na aludida entrevista, Barbosa revelou que já foi informado, pelo governador João Azevedo, de que os ocupantes de cargos comissionados no estado, que pretendem disputar as próximas eleições, deverão deixar o cargo já no mês de janeiro, mesmo o prazo legal para a desincompatibilização sendo o começo de abril.
A dúvida
Não se sabe se essa antecipação foi combinada entre o governador e o seu vice-governador Lucas Ribeiro, bem como a direção estadual do PP.
Mês passado
Dia 1º de julho último, o prefeito de Picuí, Ranieri Ferreira (PT), anunciou apoio à reeleição do senador Veneziano Vital (MDB).
Este mês
O mesmo Ranieri comunicou, anteontem, o apoio ao vice-governador Lucas Ribeiro (PP) para o governo da Paraíba, sob as bençãos da família Feliciano (União Brasil).
Cerimônia
Leonardo Quintans, novo procurador geral de Justiça da Paraíba, vai tomar posse no cargo em solenidade agendada para o dia 1º de setembro.
Na Serra
Hoje à noite vai ocorrer a Plenária da região de Campina Grande do ODE (Orçamento Democrático Estadual) na Escola Estadual Nenzinha Cunha Lima.
Em tempo
No dia de ontem, as inaugurações do governo estadual e a Plenária do ODE em Santa Luzia foram comandadas por Lucas Ribeiro.
O detalhe
Ao que se informa, João Azevedo estava adoentado e em repouso.
A ausência
Nessa Plenária sertaneja, o prefeito pessoense Cicero Lucena (PP) não participou.
Cá entre nós
Você tem ´meia dúvida´ de que Cícero estará presente hoje em Campina (se João for para o ODE)?
´Degola´
O ex-deputado federal pernambucano Danilo Cabral (PSB) foi apeado da direção da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
Causa
Ele declarou à TV Globo Nordeste que a decisão de afastá-lo se deu “por questões de caráter regional” em torno das obras da Transnordestina.
Prioridade made in PE
Uma das motivações para a pressão seria (segundo a TV Globo) uma eventual insistência do então superintendente para a retomada da obra no trecho entre o Porto de Suape, no Grande Recife, e Salgueiro, no Sertão.
Artilharia
A ´fritura´ foi feita por políticos cearenses, liderados pelo governador Elmano de Freitas (PT).
Em alta
Francisco Alexandre, segundo suplente da senadora Teresa Leitão (PT-PE), é o nome inicialmente mais cotado para assumir a superintendência da Sudene.
Outra etapa
A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) autorizou a desativação de um trecho ferroviário de 16,3 km localizado no perímetro urbano de Campina Grande, em atendimento à solicitação da Prefeitura Municipal, que formalizou o pedido com o objetivo de viabilizar a implantação de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na região.
O detalhe
O ato foi formalizado na edição desta quinta-feira do Diário Oficial da União.
´Imortalidade´
Será às 20 horas de hoje a posse da jornalista global Miriam Leitão na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro.
A reboque
De acordo com reportagem do jornal O Globo, o presidente da Câmara Federal, paraibano Hugo Motta (Republicanos), ficou à margem da negociação que permitiu, na noite de quarta-feira, a abertura das sessões no segundo semestre.
´Síndrome do ex´
O improvisado e obscuro acordo, conforme o jornal, foi fechado na sala do ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), com os líderes dos partidos da oposição e do Centrão, “que combinaram que, para desocupar o plenário e devolver o comando a Motta, eles votariam na semana que vem uma emenda constitucional acabando com o foro privilegiado dos parlamentares. Em seguida, votariam a anistia aos presos do 8 de janeiro”.
Bate-boca
A publicação revelou que Hugo “começou uma dura discussão com seu vice, Altineu Côrtes (PL-RJ), a quem acusou de ser desleal e desrespeitá-lo por ter dito que, assim que Motta se ausentasse do país, colocaria a anistia em votação”.
Na aparência
“A conclusão unânime foi de que, embora considerado fraco (ou exatamente por isso), Motta precisaria ser preservado para não ´cair no colo do governo´, ainda segundo o jornal.
“Inegociável”
“A presidência da Câmara é inegociável. A negociação feita pela retomada não está vinculada a nenhuma pauta. O presidente da Câmara não negocia prerrogativa com oposição, governo, ninguém”, afirmou Hugo Motta no dia de ontem ao mesmo jornal.
´Suco de maracujá´ para João…
Publicidade