Arimatéa Souza

“Está indo tudo muito bem”

Arimatéa Souza
Publicado em 28 de março de 2025 às 0:08

Arimatea Souza

Foto: ParaibaOnline

Publicidade

´Lupa´ restrita

O Tribunal de Contas da União (TCU), mediante auditorias internas preliminares, concluiu que somente cerca de 25% das emendas parlamentares ao Orçamento da União executadas desde 2020 são integralmente rastreáveis.

A avaliação de ministros e técnicos do TCU, segundo o jornal Valor Econômico, é que essa situação não se alterará, caso não sejam implementadas as diretrizes estabelecidas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, durante as negociações com o Executivo e o Legislativo.

A vez do voto

Com o apoio da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Financeiras de Ensino Superior), tramita no Congresso Nacional uma proposta para acabar com a existência de lista tríplice para escolha do reitor das 69 instituições federais de ensino superior, prevalecendo o nome que for o mais votado pela comunidade acadêmica.

Microfone

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), foi um dos oradores na recente posse do empresário Cassiano Pereira à frente da Associação Nordeste Forte, atrelada à CNI (Confederação Nacional da Industria.

Sem demora

Com o visível ´figurino´ de pré-candidato à Presidência da República, Caiado alertou que “teremos desafios” importantes pela frente, realçando que é preciso “sair dessa perspectiva de Brasil do futuro, e que possamos antecipar essa realidade”.

“Competitividade”

Ele defendeu a necessidade de uma política tributária destinada “a expandir a competitividade”, como tem implementado em Goiás, ressalvando adiante que “não tem uma régua única para todas as regiões do país”.

O que se festeja

“Em Goiás, não comemoramos os cartões de benefícios que entregamos, mas sim a quantidade de cidadãos que emancipamos, tirando da extrema pobreza para poderem ter a sua renda própria”, afirmou o governador numa crítica indireta aos programas sociais do governo federal.

“Apaixonado”

“Eu sou um apaixonado pela tribuna e um homem que adora a política. A politica pode ser feita com honestidade, transparência; com independência moral e intelectual, para que a gente possa honrar o voto que a gente receber”, discurso o governador goiano.

Evocação

Caiado prestou uma homenagem a dois paraibanos ilustres, que já nos deixaram: Vital do Rêgo e Ronaldo Cunha Lima.

“Nos dando aula”

“Quero fazer alguns reconhecimentos, porque talvez tinha sido um dos poucos parlamentares que teve a oportunidade de conviver com Vital do Rêgo, aquele homem que – sem dúvida alguma – cada discurso era uma verdadeira oração do ponto de vista de conteúdo, ao mesmo tempo de preparo intelectual (…) Sempre nos ensinando e nos dando aula. Eu fazia questão de sentar ao lado dele para aprender”, discorreu o goiano.

Raridade

“Poucas vezes eu vi na tribuna um homem exercer a sua função com tamanho conteúdo, preparo e espírito público”, emendou.

“Raciocínio ímpar”

Caiado avançou: “Também tive a oportunidade de conviver com Ronaldo Cunha Lima. Foi um dos homens mais cultos, e não só um poeta nato. Era um cidadão que tinha uma rapidez de raciocínio ímpar. Ele era, sem dúvida alguma, um dos homens mais sagazes que eu conheci, com um grau de ironia ímpar. Eu aprendi muito com ele na oratória do dia a dia”.

Deferência

Adicionalmente, Ronaldo Caiado registrou que Cássio Cunha Lima (presente ao evento) “é meu amigo pessoal e ex-colega de parlamento”.

Resgate

Na mesma ocasião, ao ocupar a tribuna, o senador Efraim Filho (União) repisou que “o Brasil precisa resgatar a dívida histórica que tem com o Nordeste. Estamos tentando fazer a nossa parte”.

“A Paraíba celebra esse momento”, pontificou.

Próxima reforma

Efraim comentou que passado o capítulo da reforma tributária, em termos de tramitação congressual, “o desafio agora é o avanço da reforma administrativa”, como também “a qualificação do gasto público”.

Esclarecimento

A Comissão de Desenvolvimento, Indústria e Comércio da Câmara Municipal de Campina Grande protocolou um pedido endereçado ao Poder Executivo, solicitando informações sobre a disputa judicial que envolve a PMCG e o empresário João Gregório, responsável pelo Sistema Arapuan de Comunicação.

Situando

O objeto da refrega judicial é a área onde no passado funcionou a casa de shows Forrock, e atualmente sedia a empresa AeC, que gera milhares de empregos diretos na cidade.

Indagações

Os edis querem saber se o governo municipal cumpriu os requisitos “originalmente estabelecidos para a desafetação (disponibilização) e doação da área em questão”, bem como “eventuais impactos financeiros para o município em decorrência dessa ação”.

Longevos

Entre os anos de 2019 e 2024, a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) registrou um crescimento de 42% no número de centenários (pessoas com mais de 100 anos) beneficiários de planos de saúde.

O detalhe

A quantidade subiu de 7.636 para 10.845, o que representa quase um terço dessa população no Brasil – estimada em 37.814 em 2024, conforme o documento divulgado pela agência Brasil.

“Saldo positivo”

Ciro Nogueira é senador pelo Piauí e presidente nacional do Progressistas. Ele foi designado pela direção nacional partidária para avançar nas tratativas com a direção do União Brasil visando a formalização de uma federação partidária.

Ao falar à APARTE sobre como estavam as reações iniciais à referida federação, Ciro respondeu queestá indo tudo muito bem. Têm as acomodações a serem feitas, mas o saldo é muito mais positivo do que os problemas que a federação possa acarretar”.

 

PSB começa a pensar em federação partidária ou fusão…

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Publicidade

Veja também

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

Embalagens em papelão Notícias de João Pessoa Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande