Está tudo certo, mas depende
Publicidade
Via judicial
A bancada de oposição na Assembleia Legislativa, tendo à frente o líder, deputado George Morais (União), protocolou no Tribunal de Justiça da Paraíba um mandado de segurança visando a instalação da CPI do Hospital do Padre Zé.
Na fundamentação da ação, é alegado que a mesa diretora da Assembleia descumpre o Regimento Interno e fere direito líquido e certo para funcionamento da CPI, que conseguiu “a assinatura autorizadora de 12 parlamentares, que corresponde a um terço da Casa, número mínimo exigido para instalação”.
Fundamentação
“O objetivo do mandado de segurança é fazer cumprir o regimento interno da Assembleia, eis que atendidos todos os requisitos para a composição de uma CPI, que precisa apurar desvios de recursos e fraudes estimadas em R$ 140 milhões”, sublinhou George Morais.
Situando
O requerimento oposicionista para a criação da CPI foi formalizado em dezembro do ano passado.
Subtração
Existe a informação (extraoficial) de que o deputado Bosco Carneiro (Republicanos) encaminhou um pedido de retirada de seu nome do pedido para criação da CPI.
O detalhe
A relatoria do mandado de segurança está a cargo do desembargador Leandro dos Santos.
Da boca de…
“… Já fizemos o convite a Romero (Rodrigues) e estamos aguardando se ele quer ser candidato pela base do governador João Azevedo…” (deputado Murilo Galdino, presidente do Republicanos na Paraíba).
A quem…
A ação que recentemente o prefeito Bruno Cunha Lima (União-CG) protocolou no Tribunal de Justiça da Paraíba – contestando o rito de aprovação das emendas impositivas por parte do Legislativo – tem na relatoria o desembargador Romero Marcelo da Fonseca.
… Compete
Outra ação do prefeito campinense, referente às pendências com os pedidos de suplementação orçamentária, represadas no Legislativo, está com a relatoria do desembargador (recém empossado) Aluízio Bezerra.
Vitrine
Quatro partidos exibirão esta semana a chamada propaganda partidária no rádio e na TV: PT, PV, MDB e União Brasil.
Distância prudencial
O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) foi ao Parque do Povo, no final de semana, mas guardou distância dos camarotes oficiais.
Duas cadeiras
Dirigente do Solidariedade em Campina Grande, o empresário Emerson Cabral disse ontem na Rádio Caturité FM (104.1), no Jornal da Manhã, que o partido tem “chapa montada com a expectativa de eleger dois vereadores”.
Caras novas
Os postulantes, conforme Cabral, formam “um grupo de pessoas que observa a necessidade de renovação na Câmara”.
Na mídia
Conforme o jornal Folha de São Paulo, doze governos estaduais não mencionam termos ligados à educação infantil em suas leis orçamentárias.
Um deles é a Paraíba.
Contribuição
A Diocese de Campina Grande está enviando R$ 66.122,00 ao Rio Grande do Sul para ajudar no soerguimento das pessoas necessitadas, fruto das coletas feitas junto à comunidade católica.
Contribuintes
A Receita Federal informou que recebeu – no prazo limite, 31 de maio último – 42.421.153 declarações do Imposto de Renda.
O detalhe
No ano passado, também dentro do prazo legal, foram recebidas 41.151.515 declarações.
Por aqui
Na Paraíba, o volume de declarações recebidas foi de 464.236.
A Receita Federal projetava o recebimento de 453.827.
Na tela
O historiador e professor Vanderley de Brito, presidente do Instituto Histórico de Campina Grande, é o entrevistado de hoje no programa Ideia Livre da Rede Ita (antiga Tv Itararé), que começa às 22 horas, no canal 18.1, logo após o Jornal da Cultura.
O detalhe
O programa vai focar em reminiscências inerentes aos festejos juninos em Campina Grande.
Planalto Central
O deputado estadual e prefeitável pessoense Luciano Cartaxo (PT) esteve reunido, ontem, em Brasília, com o ex-governador Ricardo Coutinho (PT).
Exigências
O governo federal exigirá das distribuidoras de energia existentes no país cerca de vinte mudanças para que os contratos de concessão sejam renovados.
Abrangência
Uma das alterações, conforme o jornal O Globo, é em relação à análise de desempenho da concessionária.
Ela é feita com base em grande áreas, como cidades, e passará a ser em pequenas áreas, como bairros.
Liquidez
Outra alteração diz respeito à saúde financeira da empresa, que não só terá que comprovar o equilíbrio das contas, mas também a capacidade de executar o serviço com qualidade.
O detalhe
A referência para o cálculo de reajuste do contrato vai mudar do IPCA para o IGP-M.
Nome viável
João Azevedo (PSB) começou a modelar a opção que proclamará em breve para a sucessão municipal em Campina Grande: “Nós queremos ter uma candidatura que agregue e que possa realmente disputar a Prefeitura de Campina Grande”.
Redundante
O governador declarou ontem, em João Pessoa, aos jornalistas que pediu aos secretários que “até quarta-feira” avisem se deixarão os cargos para concorrer às próximas eleições majoritárias.
Em cima da hora
Na verdade, o prazo fixado pela legislação eleitoral termina na quinta-feira.
Ou seja, o eventual afastamento terá que ser publicado até a quinta-feira no Diário Oficial do Estado.
À espera da consumação
João foi novamente instado a falar sobre as tratativas com o deputado/prefeitável Romero Rodrigues (Podemos): “Na política, você não pode fechar portas, de forma nenhuma. É preciso que os dois lados descubram quais são os pontos de convergência; quais são os pontos de divergência. E se houver mais pontos de convergência, caminhar juntos. É um processo natural da política”.
O governador se permitiu um emblemático complemento: “Agora, isto (entendimento com Romero) ficará um pouco mais para a frente”.
João Azevedo está afinado com Romero. Mas ele está ´escaldado´ devido a conversações pretéritas.
Como Inácio Falcão reagirá à opção do governador por outro prefeitável?…
Publicidade