Eles não se ´mancam´
Foto: Leonardo Silva
Publicidade
´Palpite´ conterrâneo
Em sua participação em evento realizado em São Paulo, no final de semana, o presidente da Câmara Federal, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que o presidente Lula caminha para mais uma vitória.
“Vivemos um Brasil polarizado desde a eleição de 2022. Temos, pela primeira vez, um presidente da República eleito três vezes desde a redemocratização já caminhando para uma quarta eleição, em processo de reeleição”, avaliou o paraibano.
Nova tentativa
O vereador campinense Wellington Cobra (PSB) reapresentou na Câmara Municipal de Campina Grande o projeto para implantação das chamadas ´emendas impositivas´, de empenho (e pagamento) obrigatório.
Da boca de…
“… O susto foi imenso, mas Deus é maior…” (prefeito Cícero Lucena, de João Pessoa, sobre o acidente com o avião que o transportava de Sousa para João Pessoa no último sábado).
´Gincana´
O vereador Anderson Almeida (PSB) disse na tribuna da Câmara de Campina Grande que a PMCG “paga a grande maioria dos seus médicos através de CNPJ (pessoa jurídica), inclusive CNPJ abertos unicamente e exclusivamente para pagar a alguns profissionais que recebem além do teto do serviço público”.
´Drible´
Ainda conforme o socialista, a contratação “com essa pejotização é uma forma de não ultrapassar a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal), é uma manobra contábil”.
Por tabela
Têm médicos que prestam serviços ao governo da Paraíba que ficaram ´p da vida´ com o vereador do PSB.
´Trânsito livre´
Dias atrás, o deputado Romero Rodrigues (Podemos) esteve no gabinete do senador Veneziano Vital (MDB), em Brasília, para uma audiência conjunta com o prefeito da cidade de São João do Cariri, ´Chico de Eulina´.
Garimpo
Na questão da ´PEC´ (emenda constitucional) da Impunidade, o encadeamento de declarações de senadores demonstrou o tamanho do desgaste que o assunto ensejou ao deputado Hugo Motta.
Confira alguns recortes a seguir.
“Muro de impunidade”
“(A PEC) nasceu com o objetivo de criar um muro de impunidade e criar, na verdade, uma nova casta no Brasil, que seria uma casta daqueles que podem cometer crimes e estariam fora dos rigores da lei.”
Senadora Eliziane Gama (PSD-MA).
“Indecência”
“Essa PEC é uma indecência. Nenhum de nós, seja de que partido for, vai estar aqui para defender bandido. O caso citado da Assembleia Legislativa do Rio é emblemático, de um membro do Comando Vermelho que alçou uma vaga na assembleia do Rio. É isso que temos que nos preocupar e evitar”.
Senador Carlos Portinho (PL-RJ), líder da oposição no Senado.
“Proposta indecente”
“O Senado hoje vai decretar o fim dessa proposta indecente”.
Senador Humberto Costa (PT-PE).
Desmoralização
“Essa PEC desmoraliza o mandato popular. O MDB, imediatamente após a aprovação na Câmara, se manifestou em nota oficial em nome dos 12 parlamentares do MDB com firme oposição contra a PEC da Imoralidade, da Bandidagem e da Blindagem”.
Líder do MDB no Senado, Eduardo Braga (MDB-AM).
“Escárnio”
“Essa PEC tem de ser sepultada por unanimidade. É um escárnio com a população brasileira, e quem defende esse tipo de proposta precisa olhar para os olhos da população”.
Senador Fabiano Contarato (PT-ES).
“Imoral”
“Essa PEC é imoral – não é ideológica”
Senador Omar Aziz (PSD-AM).
Ruído
Não está um ´primor´ as relações entre o senador Efraim Filho (União) e o deputado Romero Rodrigues.
Motivo: a candidatura a deputado federal de George Morais (União), irmão do senador, notadamente junto a lideranças da região de Campina Grande.
Da boca de…
“… Os tributos são altíssimos, na Paraíba principalmente…” (vereador Rostand Paraíba, do Progressistas, em sessão do Legislativo de Campina Grande).
´Campeão´
O Brasil responde por 95% dos processos movidos contra companhias aéreas em todo o mundo, de acordo com dados das empresas.
Entre 2023 e 2024, conforme o jornal O Globo, 88% das condenações foram por dano moral, que hoje não exige comprovação.
Da boca de…
“… O Centrão está com um excesso de poder tão abissal que se sente intocável…” (jornalista Natuza Nery, do canal de notícias Globonews).
Não têm limites
À primeira vista, chega a ser inacreditável. Mas o fato é que lideranças do Congresso Nacional querem aprovar um aumento do “fundão” eleitoral para 2026, apesar do desgaste sofrido com a tentativa de emplacar a PEC da Blindagem – ou da Impunidade, como queiram.
Esse aumento, conforme o ´Estadão´, tem sido discutido no âmbito da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), relatada pelo deputado paraibano Gervásio Maia (PSB).
Em tempo: nas eleições municipais do ano passado, o fundo eleitoral foi de R$ 4,9 bilhões.
Cícero Lucena caminha para fazer o ´L´ de Lula…
Publicidade