Arimatéa Souza

E se Cartaxo não rezar, mas se ajoelhar?

Arimatéa Souza
Publicado em 11 de outubro de 2024 às 1:09

Arimatea Souza

Foto: ParaibaOnline

Publicidade

O bolo sem a ´cereja´

O prefeitável Jhony Bezerra (PSB-CG) recebeu nesta quinta-feira outro apoio presumido: da Federação Brasil da Esperança, integrada pelo PCdoB, PT e PV. Mas sem a presença do deputado Inácio Falcão.

“Estamos recebendo, cada vez mais, apoios e todos com bastante vontade de lutar e conquistar a vitória. O que vemos aqui é o desejo de mudança e a determinação em colaborar de militantes aguerridos do campo das oposições”, comentou Jhony,

´Chega já´

O socialista adiantou que “vamos estar também com o deputado Inácio Falcão”.

“Unidade

Ex-candidato a vice-prefeito na chapa de Inácio Falcão e presidente do PT em Campina, Hermano Nepomuceno afirmou que “estamos juntos para lutar voto a voto e buscar cada vez mais apoios, num momento de maior unidade das oposições”.

´Mergulhou´

De sua parte, Glauce Jácome, presidente municipal do PCdoB, disse que “nossa posição já foi previamente tomada no momento em que fizemos uma grande frente das oposições, no sentido de responder ao chamado da população. Agora estamos no projeto 40 com Dr Jhony de corpo, alma e cabeça para mudar a atual gestão municipal”.

Lacuna

O evento de adesão da ´federação´ não contou com a presença de Inácio Falcão, que foi acompanhar a visita a Campina do governador João Azevedo.

“Estudando”

“Estamos dialogando, estudando o programa de governo (de Jhony) para juntar o meu programa de governo com o dele. Vou juntar as lideranças dos bairros para que a gente possa tomar uma decisão”, declarou Falcão em entrevista.

“Mas acredito que na segunda-feira a gente fará o anúncio”, sinalizou.

Adesão

No turno da tarde, Jhony recebeu o apoio da ex-secretária de Ciência e Tecnologia da prefeitura campinense, Laryssa Almeida (MDB).

“Minha lealdade”

“Eu sou uma pessoa que apoia projetos coletivos. Minha lealdade é a Campina Grande, não a agrupamentos políticos. Nossa cidade precisa de desenvolvimento”, justificou a emedebista.

“Experiência”

De sua parte, Jhony disse que a “experiência será fundamental para fortalecer o plano de governo, com a expectativa de que a partir de janeiro as pautas defendidas por Laryssa se traduzam em uma nova forma de gestão”.

Régua

Na sua passagem ontem por Campina, João Azevedo disse que seu agrupamento político conseguiu eleger no último domingo cerca de 155 prefeitos.

Apoio…

Dirigente do PSDB na Paraíba, Pedro Cunha Lima comunicou ontem o apoio ao prefeitável Marcelo Queiroga (PL) em João Pessoa.

… Declarado

“É o melhor caminho a seguir. É fortalecer a mudança. Pelo que tenho assistido acontecer na Prefeitura de João Pessoa, eu considero importante mudar”, verbalizou o ´tucano´.

“Juntos”

Também ontem, o senador Efraim Filho (União Brasil) anunciou o apoio à chapa Marcelo Queiroga e Sérgio Queiroz: “Estamos juntos com Queiroz e Queiroga, são conhecidos de longa data”.

Precedente

“O nosso sentimento é de promover uma alternativa de mudança. É um sentimento de oposição. É importante lembrar que esse grupo unido, em 2022, venceu em João Pessoa a eleição para governador contra o mesmo agrupamento do lado de lá”, registrou Efraim.

“É possível virar o jogo e vencer as eleições em João Pessoa”, emendou.

Retaguarda

Alguns dirigentes partidários estaduais prestigiaram, na tarde de ontem, o anúncio do apoio do ex-prefeitável Artur Bolinha (Novo) ao prefeito Bruno Cunha Lima (União) no segundo turno, em evento ocorrido no auditório da CDL.

Lá estavam o deputado federal Cabo Gilberto (PL), Sérgio Queiroz (Novo), Pedro Cunha Lima (PSDB) e Efraim Filho (UB).

“Projetos comuns”

Efraim foi o primeiro a discursar. Ele frisou que o momento atual “é de articulação, de engenharia, de construção de projetos comuns”.

“Aqui tem unidade de propósitos. O que nos une é muito maior do que o que nos distancia”, enfatizou.

Reiteração

O senador renovou o agradecimento ao deputado Romero Rodrigues (Podemos) “por compreender que era preciso preservar a unidade”.

“Um a um”

No seu pronunciamento, Artur Bolinha agradeceu e realçou os 16 mil votos obtidos no último domingo, “conquistados um a um”.

Sem neutralidade

“A minha decisão (de apoio a Bruno) aconteceu diante de uma conjuntura de vários fatores determinantes. Não tinha como ficar neutro por uma razão muito simples: o projeto da esquerda está se aproximando de Campina”, assinalou.

Clique

Bolinha pontuou que uma foto tornada pública também pesou muito. Nela aparecem ao lado de Jhony Bezerra e Marinaldo Cardoso (REP) o governador João Azevedo, os secretários Ronaldo Guerra (chefia de gabinete), Tibério Limeira (Administração), bem como o deputado federal Murilo Galdino (REP).

“Bem claro”

“Na foto está bem claro, para quem gosta de Campina, qual era a decisão a ser tomada. A foto falou muito para mim. Campina pode até errar, mas por suas preferências, sem a interferência de terceiros”, sublinhou o ex-candidato.

Preliminar

Bolinha teve uma longa conversa na quinta-feira com o prefeito Bruno: “Não tratamos de cargos ou vantagens”.

Demandas

O ex-prefeitável informou que Bruno acatou alguns pontos considerados fundamentais: concretização da reforma na feira central, revitalização da área do centro comercial, conclusão do Hospital da Criança, apoio ao Treze e ao Campinense, e criação da secretaria ou da agência municipal de turismo.

“Raiz”

“Campina Grande é a raiz que une a todos nós”, verbalizou Bruno sobre o apoio do PL, do Novo e de Bolinha à sua postulação no 2º turno.

Alongada

O prefeito confirmou que ele e Bolinha tiveram, na véspera, “uma conversa longa, cujo foco não foram cargos ou dinheiro, mas o bem de Campina”.

Muito além

Bruno realçou o “respeito às diferenças”, mas ressaltou que é fundamental “focar no mais importante: nossa cidade”.

Ele acrescentou que “um bom jogador precisa estar escalado num grande time. E não quero contar com a sua  (Bolinha) contribuição apenas na eleição”.

Chapa…

O desembargador Frederico Martinho da Nóbrega Coutinho foi eleito, ontem, para presidir o Tribunal de Justiça da Paraíba no biênio 2025/2026.

… Formada

Igualmente foram eleitos para os cargos de vice-presidente e corregedor-geral de Justiça, os desembargadores João Batista Barbosa e Leandro dos Santos, respectivamente.

´Quatro mãos´

“Faremos uma gestão compartilhada, ouvindo a todos. Não sou presidente. Nós somos todos presidentes”, discursou Fred após a confirmação da eleição.

Reivindicação

Humildemente, esta Coluna reitera uma sugestão já aqui externada em outras edições: que a nova presidência do TJPB instale em Campina Grande uma de suas câmaras (órgãos fracionários do Tribunal Pleno).

Desobediência

Luciano Cartaxo avisou ontem, através de Nota, que não vai acompanhar a orientação da direção nacional do PT, no sentido de apoiar a reeleição do prefeito Cicero Lucena (PP).

Equidistante

“Em respeito aos 50 mil pessoenses que me confiaram seu voto para prefeito de João Pessoa, informo que não vou fazer campanha para nenhum dos candidatos que estão na disputa neste 2º turno”, acentuou Cartaxo.

 Incógnita?

Remanesce uma dúvida: Cartaxo vai permanecer na base aliada do governador João Azevedo?

 

“… Ó linda flor, linda morena/ Campina Grande, minha Borborema…” (Jackson do Pandeiro)….

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Publicidade

Veja também

ParaibaOnline

© 2003 - 2024 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.