´Drible da vaca´
Publicidade
Prevenção ´turbinada´
Nos próximos dias, o Ministério da Justiça vai lançar uma versão ´turbinada´ do Programa Celular Seguro.
Conforme a revista Veja, ao ligar um celular roubado, o novo dono receberá um alerta sobre a origem criminosa do aparelho e terá seus dados marcados pela operadora do novo chip.
Trégua
De forma pontual, as bancadas de oposição e de situação no Legislativo campinense aprovaram ontem quatro mensagens de remanejamento orçamentário.
Previsão
A Assembleia Legislativa da Paraíba deverá votar na próxima semana o Orçamento do Estado para 2025.
Quinhão
Nas rodas brasilienses já circula a informação de que o Progressistas quer ocupar dois ministérios no governo Lula, a partir de janeiro.
Sem ´militância´
João Azevedo ficou parcialmente ´órfão´ em sua passagem ontem por Campina Grande.
Por sinal, há dias o governador não visitava a cidade.
Levaram ´falta´
Os edis Marinaldo Cardoso (provável seu futuro secretário), Olimpio Oliveira, Márcio da Eletropolo, Rostand Paraíba, ´Dra. Carla´ e ´Cobra´ não deram o ´ar da graça´.
´Injeção na…
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento de R$ 214,5 milhões para a empresa Brisanet.
… Veia´
Os recursos são destinados à expansão do acesso à internet de banda larga móvel em 416 favelas dos estados nordestinos do Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.
Nomeação
Atende pelo nome de Rodrigo Márcio Medeiros Paiva o novo superintendente da Controladoria-Geral da União (CGU) na Paraíba.
Ele é servidor do órgão desde 2001.
Sábado é dia de poesia
“… Por ser exato/ O amor não cabe em si/ Por ser encantado/ O amor revela-se/ Por ser amor, invade e fim…” (Djavan, na música Pétala).
Serviço
Veja a música aqui.
No horizonte
Desenha-se no cenário político campinense uma inesperada derrota política do prefeito Bruno Cunha Lima (União).
Em desvantagem
Reeleito, e com uma expressiva diferença de votos no turno suplementar, Bruno caminha para começar com ´o pé esquerdo´ o seu segundo mandato em termos de Câmara de Vereadores.
´Prato feito´
Mesmo com um vereador aliado de Bruno estando à frente do protagonismo desse pleito interno, a construção de sua vitória tem passado ao largo do prefeito.
De fora pra dentro
Falo do vereador Saulo Germano (Podemos), que foi catapultado à condição de favorito ao pleito com a retaguarda de vereadores da (futura) oposição e com a retórica de um prefeitável derrotado – Jhony Bezerra (PSB).
Dose dupla
Nesta sexta-feira, as redes sociais locais foram ´invadidas´ por dois assuntos indóceis ao chefe do Executivo municipal: a reprovação de suas contas de campanha – tema sobre o qual esta Coluna ainda se reportará noutra edição – e acerca da aclamação do nome de Saulo por nove vereadores da oposição e quatro da futura base governista.
´Fieis…
Não deixa de ser sintomático que entre os governistas antecipadamente apoiando de forma pública Saulo Germano estejam Luciano Breno (Avante), atual líder do governo na Câmara; ´Dinho´ (PSDB), ex-secretário de Esporte e Lazer da PMCG, cujos espaços na gestão são pra lá de generosos.
… Escudeiros´
E ainda Saulo Noronha (MDB), que não faz muito tempo criou um grupo chamado de ´G6´ na Câmara, com a alegada finalidade de fortalecer a defesa da gestão municipal.
Articulador
Igualmente não custa lembrar que um dos coordenadores da campanha de Saulo Germano é o atual presidente da Câmara, Marinaldo Cardoso (REP).
Sua esposa (vereadora eleita Aninha) encabeça a lista de apoiadores do presidenciável do Podemos.
´Artilharia´
Entre os apoiadores oposicionistas estão alguns dos mais contundentes críticos da gestão municipal: Anderson Almeida (PSB), Olimpio Oliveira (Podemos), Jô Oliveira (PCdoB) e Waléria Assunção (PSB).
Demais apoiadores
Na foto que representa uma declaração pública de apoio a Saulo, ainda aparecem Valéria Aragão (REP), Wellington Cobra (PSB), Tertuliano Maracajá (REP) e Frank (Podemos).
Condicionalidade
Todo o raciocínio acima pode ser revisto, caso aflore a declaração do prefeito assumindo que avaliou e concordou com o lançamento de uma chapa lastreada em votos predominantemente da oposição.
Eficácia
Evidentemente que, do ponto de vista estratégico, Saulo Germano está agindo de forma consequente.
Trata-se de uma ação pragmática, admissível numa disputa eleitoral.
A reboque dos acordos
Agora, não deixa de ser (no mínimo) curioso o fato de um prefeito ser reeleito, conseguir que o seu partido (e sua coligação) formem a maior bancada e, mesmo assim, abdique de exercer um protagonismo decisivo nesse processo eletivo, que apesar de ser uma escolha interna dos edis, não deixa de ter visibilidade e consequência externas.
Molière, genial dramaturgo francês, ensinava que “não somos responsáveis apenas pelo que fazemos, mas também pelo que deixamos de fazer”.
Em Brasília, teme-se o ´Temer II´…
Publicidade