Arimatéa Souza

Disputa será alongada e intestina

Arimatéa Souza
Publicado em 22 de agosto de 2025 às 0:08

Foto: Leonardo Silva/ ParaibaOnline

Publicidade

Sob análise

João Azevedo buscou ontem, em entrevista, mitigar os possíveis efeitos políticos da decisão da presidência da Assembleia Legislativa de promulgar sem vetos a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2026.

Em entrevista, pela manhã, em João Pessoa, o governador comentou que “nós recebemos a devolução e a PGE (Procuradoria Geral do Estado) está procurando fazer uma análise e verificar quais as medidas que iremos tomar”.

Nada de anormal

“Quando existe um litígio – teorizou João – é importante que você encontre alguém para arbitrar essa decisão. E é natural”.

“Com naturalidade”

Azevedo frisou que “se for esse o caminho”, vai judicializar o impasse: “Faremos isso com muita naturalidade, porque isso não se trata nem de questões pessoais, até porque são interesses do estado que estão em jogo”.

Efeito colateral

O governador refutou a hipótese de ´racha´ em sua base política no Legislativo: “Não tem nada a ver uma coisa com a outra, absolutamente nada”.

Conclusão

No turno da tarde, ao visitar a Feira do Empreendedor, no Centro de Convenções de Campina Grande, João inicialmente confirmou para o dia 11 de outubro a entrega da 2ª etapa da obra no local (o teatro).

No páreo

Azevedo considerou o nome de Deusdete Filho como “extremamente forte” para a vaga de vice-governador na chapa a ser encabeçada pelo atual vice-governador Lucas Ribeiro (PP).

“É um nome que está sendo discutido e está sendo colocado sim na mesa”, assinalou.

Vinculação…

O governador tratou de reforçar a sua proximidade com o presidente Lula: “Alguém tem dúvida de que eu votei em Lula? Acho que ninguém tem essa dúvida”.

… Com Lula

“Ser o senador dele (Lula) ou não ser o senador dele não é o fator mais importante. O fator mais importante é a consciência que eu tenho de que ele é verdadeiramente o presidente que mudou esse país. Basta olhar o que ele fez nesse país nesses últimos anos”, enfatizou João.

Sucessor

“Se ele (Lucas) disser que é o candidato, ele é um candidato natural (a governador)”, registrou o governador.

Sem definição

De sua parte, o secretário de Infraestrutura, Deusdete Queiroga, salientou que “não tem nenhum processo nesse sentido”, acerca da indicação de seu nome para a vaga de vice.

Sem hesitar

“Fui enfático (em recente entrevista) ao dizer que ao lado desse time, que tanto bem tem feito à Paraíba, eu topo qualquer situação, qualquer parada”, disse Deusdete ao ParaibaOnline.

Fora da hora

Ele ressalvou que “não há ainda nenhum trabalho de articulação. Não há um processo em curso. Acho que ainda é cedo para essa discussão do nome de vice na chapa”.

O detalhe

Deusdete disse que não cogita concorrer a nenhum cargo em 2026, a não ser a vaga de vice.

´Nunca antes´

O Banco do Brasil, principal financiador do agronegócio no país, registrou R$ 12 bilhões 730 milhões em atrasos de mais de 90 dias nos pagamentos.

Conforme o portal UOL, é o maior nível de inadimplência do setor na história do BB.

Da boca de…

“… Se eu pudesse, e não fosse tão difícil, eu trocaria de nome para não ser chamado de Alexandre. Aquilo (Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal) é uma abominação da natureza…” (Alexandre Pereira, vereador do União Brasil, na sessão de ontem da Câmara de Campina Grande).

Migração

Conforme se comenta entre lideranças do Progressistas, estão avançadas as conversações para que o ex-prefeitável Jhony Bezerra, atual presidente do PSB em Campina Grande, dispute pelo PP um mandato de deputado federal no ano que vem.

´Conversão´

Reportagem do jornal Diário do Nordeste (CE) mostra que as locomotivas que trafegarão na ferrovia Transnordestina (entre o Piauí e o Ceará, com quase 1.800 quilômetros) terão capacidade de transportar a mesma quantidade de cargas que cerca de 380 caminhões.

Da boca de…

“… Nossa candidatura já está definida…” (vice-governador Lucas Ribeiro, PP, em entrevista).

Pautado

O Supremo Tribunal Federal informou que vai julgar se as empresas devem pagar contribuição previdenciária sobre os descontos de vale-transporte e auxílio-alimentação incidentes sobre a folha de pagamento.

O detalhe

Foi decidido dar ´repercussão geral´ ao tema, ou seja, o resultado deverá ser seguido por todos os tribunais do País em processos semelhantes.

Baixa

Mais uma agência bancária fechada em Campina Grande: a do banco Itaú na rua Presidente João Pessoa, centro, onde atuavam 15 bancários.

O detalhe

Existe a sinalização de aproveitamento da equipe na outra agência (rua Sete de Setembro).

Disputa vai…

O senador Efraim Filho (União) disse ontem que a federação partidária continuará tendo mais de um pré-candidato a governador na Paraíba até meados do próximo ano.

… Prosseguir

“A federação terá dois candidatos (ele próprio e Lucas Ribeiro), e em 2026 a direção nacional escolherá qual é o projeto político mais viável e mais alinhado com o projeto político nacional”, acentuou o senador.

Questão de fundo

Efraim pontificou que “o alinhamento da federação é à direita, é oposição ao governo Lula e ao PT”.

Em tempo: Efraim já não considera a hipótese de o prefeito pessoense Cícero Lucena permanecer vinculado ao PP.

 

Está (quase) gelada a convivência entre João Azevedo e Adriano Galdino…

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Publicidade

Veja também

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

Embalagens em papelão Notícias de João Pessoa Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande