Devagar com o andor
Publicidade
Contenção habitacional
O governo federal vai limitar em 50% a cota de financiamento de imóveis usados na faixa 3 do programa Minha Casa, Minha Vida nas regiões Sul e Sudeste.
No Norte, Nordeste e Centro-Oeste, a cota cairá para 70%.
A faixa 3 é voltada a famílias com renda entre R$ 4,4 mil e R$ 8 mil.
Como é
Atualmente, a parcela financiada pelo programa para imóveis usados varia entre 70% e 75%, de acordo com a renda, no Sul e Sudeste.
Nas demais regiões, é de 80%.
Quem pediu
Conforme o jornal O Globo, as mudanças ocorrerão a pedido do setor de construção civil.
O detalhe
De acordo com o Ministério das Cidades, a parcela de usados no volume total de recursos subiu de 7% em 2022 para 24% em 2024.
Cara a cara
Será às 22h15 de hoje o primeiro debate com os candidatos a prefeito de João Pessoa nas eleições deste ano.
Acontecerá na TV Arapuan, afiliada da Band.
Quem vai
Participarão os candidatos Cícero Lucena (PP), Luciano Cartaxo (PT), Marcelo Queiroga (PL), e Ruy Carneiro (Podemos).
Agenda
A Rede Ita definiu ontem com os representantes dos prefeitáveis campinenses a realização do debate no 1º turno.
Será às 18 horas do dia 30 de setembro.
O detalhe
Antes do debate acima mencionado, ocorrerão entrevistas nos programas jornalísticos da Ita com os candidatos a prefeito e a vice-prefeito.
Troca de comando
O deputado estadual Wallber Virgolino disse em entrevista ao ParaibaOnline que as atuais principais lideranças do PL estão esperando uma mudança formal na direção estadual do Partido Liberal.
A presidência é exercida pelo deputado federal Wellington Roberto.
Passado
“A gente espera. Infelizmente, o PL foi um partido que negociava, que visava garantir direitos pessoais. A gente está mudando essa realidade, e espero que a gente mude de vez”, assinalou Wallber, com uma observação adicional: “O PL tem que estar nas principais cidades da Paraíba”.
Adversidade
Sobre a sua candidatura para prefeito de Cabedelo, o deputado considerou uma “campanha difícil, porque o poder público age de forma descarada e o tráfico de drogas tenta impedir as pessoas de levantarem a minha bandeira”.
Foto incrível
A empresa brasileira Tilibra informou que estampará uma das capas de seus cadernos com a foto do surfista Gabriel Medina “voando” sobre as ondas de Teahupo’o, durante competição nos Jogos Olímpicos.
A informação foi dada no canal de notícias CNN Brasil.
Aplauso
No próximo dia 15, às 9 horas, a Câmara Municipal de Campina Grande realizará uma sessão especial, proposta pela vereadora Fabiana Gomes (UB), para homenagear os 70 anos de existência da Casa da Criança Dr. João Moura, que atende mais de 250 crianças.
Deferência
No discurso proferido na convenção que homologou a sua candidatura a prefeito, domingo último, o prefeitável campinense Jhony Bezerra (PSB) fez apenas uma menção aos postulantes à Câmara de Vereadores: jornalista Waléria Assunção, quando abordou o compromisso do seu futuro programa de governo com a causa animal.
Da boca de…
“… Lula precisa de um prefeito como Inácio Falcão (…) Inácio vai colocar Campina no prumo, no rumo…” (Gregória Benário, presidente do PCdoB na Paraíba).
Em tempo
Ato do governador João Azevedo, publicado em recente edição do Diário Oficial do Estado, nomeou Luciano Sérgio Galdino de Araújo para o cargo de secretário de Estado de ´Representação Institucional do Estado da Paraíba´, Símbolo CDS-1, da Secretaria de Estado de Representação Institucional do Estado da Paraíba.
O detalhe
Luciano Sérgio é irmão do deputado Adriano Galdino, presidente da Assembleia Legislativa.
Vacância
O deputado Galego de Souza (PP) pediu licença da Assembleia Legislativa, abrindo espaço para o suplente da vez, Lindolfo Pires (PP).
Sem embate
O prefeito Bruno Cunha Lima (UB) disse que não pretende trocar farpas com as candidaturas oposicionistas ao longo da campanha.
Balizamento
“Eu tenho focado no que é essencial, e não é de hoje. Em nenhum momento eu gastei tempo para brigar. Na verdade, o embate politico, no momento adequado, é bem-vindo, faz parte da democracia. Mas briga, não. Nunca vi briga construir absolutamente nada. A gente quer construir solução, construir trabalho”, declarou em entrevista.
Sem ataques
Ainda de acordo com o prefeito, “vou fazer como na eleição passada, quando não ataquei ninguém. Da mesma forma no meu tempo de gestão. Agora, no tempo da campanha, você não vai me ver atacando ninguém, porque o foco é trabalhar. Quando a gente gasta tempo com o que não deve, se perde tempo que deveria ser gasto trabalhando”.
Visibilidade
Bruno ponderou ainda que “eu preciso de muito tempo na campanha para mostrar tudo o que tem sido feito. As pessoas estão interessadas nos resultados”.
Sem polemizar
No tocante ao rompimento do vereador-presidente Marinaldo Cardoso (REP) com a sua gestão, Bruno disse que “não vou dedicar tempo a isto”.
“Decisão pessoal”
“Lamento profundamente, porque acho que ele fez uma avaliação equivocada. Mas respeito, porque é uma decisão pessoal. Mas tenho a convicção de que estamos do lado certo da história”, acrescentou.
Fora de época
Têm um aspecto de precipitação as declarações de muitos aliados do prefeito campinense projetando que a campanha deverá ser encerrada já no 1º turno, com a vitória de Bruno.
Diversidade
No espectro da oposição existem cinco candidaturas, com estratégias, prioridades e campos ideológicos distintos, mas quem convergem no sentido de amealhar votos que remetam a disputa para um turno suplementar, no qual seria inoculado predominantemente o componente plebiscitário.
´Tiro no pé´
Falar em desfecho eleitoral a essa altura, sem o começo da campanha propriamente dita; sem as aparições no guia eleitoral gratuito; sem pesquisas aferindo a saída do processo sucessório do deputado Romero Rodrigues; e sem a aferição do grau de nacionalização da disputa, é uma baita temeridade.
´Rede de trapézio´: uma secretaria de Estado…
Publicidade