Desafio lançado
Foto: ParaibaOnline
Publicidade
Fim do mandato ´tapioca´
Ao que tudo indica, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado votará amanhã a proposta de emenda à Constituição (PEC) que acaba com a reeleição para os cargos de presidente da República, governadores e prefeitos.
A emenda propõe ainda o aumento do tempo de mandato: cinco anos para os chefes do Executivo e 10 anos para senadores.
Transição
A proposta fixa que os atuais membros do Executivo terminem seus atuais mandatos.
Se estiverem no primeiro mandato, poderão se candidatar à reeleição uma última vez.
Uniformização
Outra mudança na PEC é a unificação das eleições para todos os cargos no país a cada cinco anos – tanto no Executivo quanto no Legislativo.
O detalhe
Também está na pauta desta quarta-feira da CCJ o projeto de lei que acaba com a fiança para os crimes relacionados à prática da pedofilia.
Fora de…
Em entrevista à Rádio Caturité FM (Jornal da Manhã), o senador Veneziano Vital (MDB) rechaçou uma eventual reaproximação com o governador João Azevedo (PSB): “As especulações são próprias desse universo político no qual estamos a conviver (…) Eu só trabalho muito com fatos”.
… Cogitação
“O fato concreto é o de que nós integramos o bloco da oposição desde o ano de 2022, participando do fortalecimento das legendas que o integram, e é isso que de fato ocorre nos dias atuais. Quaisquer outras informações, quaisquer outros movimentos não passam de especulações”, acentuou ´V´.
Garimpo
O Papa Leão XIV teve ontem um encontro com os jornalistas que estão em Roma para acompanhar a transição no comando da Igreja Católica.
Leia trechos do que ele disse.
Jornalistas
“A Igreja reconhece nessas testemunhas, pensando naqueles que relatam a guerra mesmo ao custo de suas vidas, a coragem daqueles que defendem a dignidade, a justiça e o direito dos povos de serem informados, porque somente os povos informados podem fazer escolhas livres.
Proteção
“É preciso proteger o bem precioso da liberdade de expressão e de imprensa.
´Torre de Babel´
“Hoje, um dos desafios mais importantes é promover uma comunicação capaz de sair da ´Torre de Babel´ em que às vezes nos encontramos. Da confusão de linguagem sem amor, muitas vezes ideológicas ou sectárias.
Muito além
“A comunicação de fato não é apenas a transmissão de informações, é a criação de uma cultura. De ambientes humanos e digitais que se tornem espaços de diálogo e confronto (de ideias).
Conclamação
“Vamos desarmar a comunicação de todo preconceito, rancor, fanatismo e ódio. Vamos purificá-la da agressividade. Não precisamos de uma comunicação estrondosa e musculosa, mas sim de uma comunicação capaz de ouvir, de acolher a voz dos mais fracos, que não têm voz. Vamos desarmar as palavras. Vamos desarmar as palavras e contribuiremos a desarmar a Terra.
Aprendizado
“Ainda estou aprendendo a ser Papa!
Feições
“Vocês (jornalistas) estiveram em Roma nestas semanas para mostrar a Igreja em sua diversidade e em sua unidade.
Sem ceder
“Vivemos tempos difíceis de atravessar e de reportar, e isso é um desafio do qual não devemos fugir. Ao contrário: ele pede a cada um, em nossos diferentes papéis e serviços, que nunca cedamos à mediocridade.
“Nós somos o tempo”
“Não pode haver comunicação e jornalismo fora do tempo e da história. Como nos lembra Santo Agostinho, ´vivamos bem e os tempos serão bons. Nós somos os tempos´.
Inteligência artificial
“Tem um imenso potencial, mas requer responsabilidade e discernimento para que seja usada para o bem e em benefício da Humanidade”.
Agenda
A primeira etapa do Centro de Convenções de Campina Grande será entregue no próximo dia 21, às 17h, com show do cantor Japãozin, além de apresentações de quadrilhas junina.
Farpas
Ricardo Coutinho (PT) protestou ontem contra o que considera um desleixo da atual gestão estadual no que se refere ao Hospital de Trauma de João Pessoa, que no último domingo teve que evacuar cerca de 70 pacientes em função de um princípio de incêndio.
Previsível
“Infelizmente, isso é uma crônica de um desastre anunciado. Até 2018, o Trauma tinha manutenção e revisões periódicas e uma série de normas que levaram esse hospital a conseguir a ´Acreditação 2´ pela ONA (Organização Nacional de Acreditação)”, assinalou o ex-governador.
Sem conservação
Segundo ele, “após o nosso governo, tanto as manutenções periódicas como o conjunto de normas que faziam do Trauma o único hospital público do Nordeste a ter o nível 2 de ´Acreditação´ deixaram de existir, lamentavelmente”.
Prognóstico
“O que vai acontecer? Nada. O governo vai continuar a tratar o hospital da mesma forma, porque só sabe fazer assim. E pra finalizar, vos digo: não é só o Trauma-JP que está nessas condições”, arrematou Ricardo.
A caminho
O deputado estadual Felipe Leitão (ex-PSD) deverá se filiar ao Republicanos.
Caneta
Mário Cézar de Sousa Lima (Pastor Cézar) foi nomeado para a Gerência de Acompanhamento de Ações Governamentais da prefeitura campinense, cargo que era ocupado pelo atual secretário de Serviços Urbanos da PMCG, Dorgival Vilar.
Na tela
O músico campinense Roninho do Acordeon será o entrevistado de hoje no programa Ideia Livre da rede Ita (canal 18.1).
Começa às 22 horas, logo após o Jornal da Cultura.
Vai demorar
João Azevedo disse que a pauta política será discutida “na hora certa, em que eu sentar com cada prefeito para a gente poder fazer a discussão sobre o processo eleitoral de 2026, que vai ficar lá em 2026. O meu foco hoje é gestão”.
Chegará a hora
“Nós temos que continuar pautando a gestão até a hora em que a política for necessária discutir, e vai acontecer a hora. A gente discute isso internamente. No momento adequado nós vamos dar resposta a todas as questões da imprensa”, acrescentou.
Quem contesta?
João Azevedo se permitiu uma comparação com seus antecessores: “Esse é um governo que tem uma resolutividade maior do que qualquer governo que tenha passado pela Paraíba”.
“Nós temos um volume de investimentos hoje dentro dos municípios que nunca foi visto na história da Paraíba”, reforçou.
Alvo principal
A apuração sobre as fraudes do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) aponta que 67% dos benefícios com descontos de mensalidades associativas eram rurais, ante 33% em aposentadorias e pensões urbanas analisadas pela CGU (Controladoria-Geral da União).
Mapeamento
A CGU, conforme o jornal Folha de São Paulo, identificou 186 municípios que apresentaram, em sua amostra, descontos em ao menos 50% dos benefícios.
Destes, 19 cidades têm 60% de associados ou mais e estão localizadas principalmente no interior de estados do Nordeste.
Por aqui
Na cidade de Aguiar, no Sertão da Paraíba, existem 1.427 aposentados da previdência social, sendo que houve descontos (presumivelmente indevidos) em 911 deles – 63,84% dos beneficiários.
Os descontos mensais totalizaram, na amostragem com base no ano passado, R$ 28.382,95.
Se brincar, o Republicanos ´engole´ a base governista na Paraíba…
Publicidade