Tovar, o (quase) socialista
Publicidade
No rastro do fugitivo
Goiano, o advogado Artêmio Picanço virou subitamente uma espécie de celebridade na Paraíba.
Paralelamente ao trabalho policial, ele se antecipou e localizou o sumido Antonio Neto e sua esposa Fabrícia, que consumaram uma bilionária fraude que atende pelo nome empresarial de Braiscompany e deixou aproximadamente 18 mil pessoas com variados prejuízos e vidas pessoais e/ou financeiras desarrumadas.
Visita
O advogado esteve ontem na Assembleia Legislativa, por convite do deputado estadual Sargento Neto.
Há muito tempo
Ao colunista, confidenciou que detectou a consistente probabilidade de ´Toinho´ estar em solo argentino já em abril do ano passado, mas só a partir de dezembro último conseguiu as provas consistentes de sua localização.
Novos clientes
Artêmio veio ao Estado para tentar arregimentar o maior número possível de lesados visando protocolar uma ação coletiva no Judiciário em busca do ressarcimento, pelo menos parcial, do ´investimento´ que virou pó.
É possível
De antemão, ele frisa que será uma batalha judicial prolongada, mas com razoáveis chances de sucesso.
E por uma razão fundamental: ao contrário de crimes similares, ´Toinho´ deixou acessíveis e identificáveis muitos e valiosos bens, além de dinheiro em espécie.
Prolongamento
Na percepção do advogado, esse patrimônio ´remanescente´ ficou visível porque o ´mentor´ da Braiscompany imaginava que conseguiria arrastar (rolar na linguagem do ramo) por muito mais tempo a empresa que prometia lucros impensáveis.
Egocêntrico
E por que Picanço apostava que chegaria – mais dias, menos dias – em ´Toinho´: “Ele gosta de holofote (de aparecer) e eu sabia que ele iria falhar em determinado momento. E, em razão dessa falha, foi possível encontrá-lo e repassar as informações às autoridades”.
Formação de capital
O advogado modelou uma estrutura recorrente em casos similares ao da Braiscompany: a composição monetária e patrimonial desses investimentos, via de regra, é a seguinte: 15% são de pessoas viciadas (em apostas e em riscos); 25% é dinheiro de capital ´lavado´, dinheiro sujo. E 60% é dinheiro limpo, sendo que de 40% a 50% (desses 60%) entram no último ano (antes da quebradeira).
Em atividade
Artêmio ligou a ´luz amarela´ na conversa: ainda existem, aqui na Paraíba, várias empresas que “possivelmente são fraudulentas”.
Indissociável
“Fraude nunca vai deixar de existir, porque é uma consequência do comportamento humano”, realçou.
´Orelha em pé´
Por fim, um palpite do experiente Artêmio Picanço sobre o bilionário e paralelo universo das ´bets´: “Vejo com certa reticência. A gente tem que analisar muito o que está acontecendo. Está tendo muito dinheiro fácil, patrocínios ´pitorescos´.”
´Nunca antes´
O indiscutivelmente governista, deputado estadual João Gonçalves (PSB), discordou da avaliação do governador João Azevedo no sentido de que o PSB paraibano não enfrenta uma crise interna nos últimos tempos.
Pra já
“Está uma ebulição, uma insegurança partidária. O governador precisa chamar o feito à ordem. João Azevedo tem que fazer isto urgente. Não é para hoje; é para ontem. Caso contrário, poderá ter surpresa”, admitiu Gonçalves.
Em teste
Matéria publicada no jornal O Globo destaca um novo injetável em estudo, que ajuda pacientes a queimar gordura CINCO vezes mais rápido que o já famoso Ozempic, conforme ensaio clínico.
O detalhe
O medicamento – atualmente conhecido como VK2735 – foi desenvolvido pela empresa de biotecnologia da Califórnia Viking Therapeutics.
À deriva
A minoritária bancada de oposição na Assembleia Legislativa, que pouco tem feito contraponto à gestão estadual, com honrosas exceções, também não tem conseguido se reunir.
Nova data
A reunião interna para a escolha do novo líder, prevista para ontem, foi remarcada para a próxima terça-feira.
É bom lembrar que o ano legislativo já teve início há um mês.
Em consolidação
Tudo caminha para o deputado Sargento Neto (PL) assumir consensualmente a liderança do bloco, ficando encaminhado – dentro do esquema de rodízio anterior acordado – para o deputado George Morais (UB) assumir a liderança em 2025.
Fora de foco
O deputado estadual Fábio Ramalho, presidente estadual do PSDB, está arredio à imprensa nos últimos dias.
A situação do partido em Campina Grande parece afastá-lo dos microfones.
Calado
Ramalho também silenciou sobre a saída do partido da ex-prefeita (e prefeitável) de Guarabira Léa Toscano.
Data marcada
Aliás, já há quem comente na Assembleia Legislativa que o prazo de validade no PSDB da deputada Camila Toscano (filha de Léa) é de dois anos, e por conta unicamente do instituto da fidelidade partidária.
“Novo momento”
“Vivo um novo momento na minha carreira política e aceitei o convite do meu amigo Efraim Filho para fazer parte do União Brasil. Vamos construir muita coisa juntos e vamos fazer história nas eleições deste ano”, enfatizou a ex-prefeita guarabirense, ontem, ao comunicar oficialmente a filiação ao novo partido.
´Corrida do ouro´
Doze agências de propaganda, de todo o país, estão disputando a milionária conta (R$ 60 milhões) publicitária do Banco do Nordeste, com sede em Fortaleza (CE).
Ao amanhecer
O Diário Oficial do Estado publicou ontem a exoneração do secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Lindolfo Pires Neto.
Ligeiro
Antes mesmo de começar a sessão ordinária da Assembleia Legislativa, Pires já estava no plenário da ALPB para ser empossado na vaga aberta pelo seu colega de partido e titular de um mandato, João Paulo Segundo Neto, que tirou licença por 121 dias para tratamento médico.
Votos com sobra
Lindolfo lamentou o fato de ser o primeiro suplente de deputado estadual da Paraíba a ser empossado nessa condição, mesmo tendo obtido quase 30 mil votos nas eleições de 2022.
´Se me chamar, eu vou´
Ele disse que está à disposição do governador João Azevedo, caso ele deseje o seu retorno ao secretariado.
Ou seja, a posse se deu – primeiramente – para Lindolfo não perder a condição de suplente.
Dedicatória
Ao ocupar a tribuna, Lindolfo disse que estava assumindo um mandato pela oitava vez e dedicou – entremeando com lágrimas – o ato à sua mãe, Fátima Pires (84 anos), que faleceu no último final de semana.
Militância
O ex-sindicalista e atual ministro do Trabalho, Luiz Marinho detonou as plataformas de serviços de entrega por aplicativo que não negociaram a regulamentação de suas atividades.
Pura exploração
Marinho, conforme o canal de notícias CNN Brasil, classificou o modelo de operação das empresas iFood e Mercado livre como “altamente explorador”.
Exigências
Há alguns interlocutores, nos últimos dias, o deputado federal Murilo Galdino, presidente do Republicanos em Campina Grande, avaliou que o deputado Romero Rodrigues (Podemos) estaria ´querendo demais´ para disputar este ano a prefeitura campinense pelas oposições.
Tradução
Entenda-se por ´querer demais´ a permanência de Romero no Podemos e a sua intenção de indicar o candidato a vice-prefeito, cuja escolha preferencial é o deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB).
´A fila andou´
Posteriormente, em entrevista, Murilo avaliou que Tovar “perdeu o time (tempo)”, e que não via mais condições “de ele se viabilizar” e disputar na chapa majoritária a sucessão campinense em curso.
Adiamento…
Eis que sobe na tribuna, na sessão de ontem da Assembleia Legislativa, o deputado Hervázio Bezerra (PSB), cuja acumulada experiência parlamentar o proíbe de se equivocar nos improvisos.
… ´A pedido´
“Eu ia fazer um outro pronunciamento, mas nosso colega Tovar me pediu para aguardar um pouco. E eu, como bom amigo, lógico que de pronto deferi o pedido dele”, anunciou Hervázio, para apelar em seguida: “Vamos ver se na próxima semana a gente faz esse anuncio”.
Braços abertos
Pouco depois de descer da tribuna, Hervázio disse a este colunista que Tovar “seria bem-vindo, sem dúvida (à base governista). Política é soma, é multiplicação e fortalecimento. Tovar é um dos grandes nomes nesta casa”.
“Têm algumas crises no ninho tucano”, instigou.
´Balão´ no Republicanos
Diante da ´luz´ dada por Hervázio, APARTE buscou se aprofundar no novo capítulo do já prolongado ´flerte´ entre o deputado ´tucano´ e a base governista estadual, temperado pelas eleições em Campina.
E o que está em curso é uma negociação para que Tovar se filie ao PSB (o partido do governador) e, dessa maneira, seja candidato a vice-prefeito.
A ´equação´ atenderia, simultaneamente, à ´exigência´ de Romero e ao desejo de João Azevedo de ter uma chapa competitiva na cidade, coisa que o seu núcleo político – e as pesquisas que presumivelmente já contratou – não identificam com as alternativas do deputado estadual Inácio Falcão (PCdoB) e do secretário de Saúde do Estado, médico Jhony Bezerra (PSB).
E as pré-candidaturas do PSD à prefeitura campinense?…
Publicidade