Patoense perto de voo alto
Publicidade
´Choque´ no bolso
A tarifa de energia elétrica no Brasil pode ser elevada a partir do próximo mês.
O governo federal já está ciente de que a bandeira amarela na conta de luz deve ser acionada em setembro devido à queda no nível dos reservatórios com a seca em todo o País, noticiou o jornal O Globo.
Agravante
Além do problema de curto prazo, deve começar a pesar mais para os consumidores os gastos com o acionamento de usinas térmicas para dar conta da demanda no horário de pico.
Formalização
O auditório da Federação das Industrias do Estado da Paraíba sediou, na noite de ontem, a solenidade de assinatura de um ´Termo de Cooperação Direito Pró-Indústria´, da entidade anfitriã com a Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica – ABMCJ.
´Batismo´
Além da relevância e do pioneirismo da iniciativa – sobre a qual nos reportaremos noutra edição -, teve um fato marcante: houve o primeiro pronunciamento, na condição de presidente da Fiepb, do empresário Cassiano Pereira, 142 dias após a sua ascensão ao comando do ´Sistema S´ na Paraíba, na já lendária ´tribuna´ do prédio-sede, em Campina Grande.
Marco
“É a primeira vez (como presidente) que subo a esta tribuna e estou orgulhoso”, proclamou Cassiano com indisfarçável emoção e nervosismo.
Condução
Cassiano disse aos presentes que “os ventos da mudança nos trouxeram até aqui”, e eles “nos inspiram a fazer uma administração moderna, inovadora e transparente”.
Evolução
O novo presidente da Federação avançou com o registro de que “estamos aprimorando os instrumentos de gestão”.
Desafiador
“Não pensem que é uma tarefa fácil implantar uma governança corporativa”, registrou o empresário, citando que é quase inevitável “enfrentar uma cultura” diferente e com enraizamento na estrutura da instituição.
Força do exemplo
Cassiano enfatizou que “o exemplo tem que vir de cima” e se espalhar pela entidade, e que tem atuado para “trazer valores importantes para dentro da Fiepb”, a exemplo de inclusão e equidade, tendo como pano de fundo a necessidade de “banir práticas inaceitáveis”.
Passo a passo
O empresário frisou que essa empreitada administrativa significa “uma construção lenta e gradual, talvez penosa”, mas justificável diante da determinação da atual diretoria de “dar uma contribuição para que nossa indústria seja mais forte”.
BNB
Após a solenidade, Cassiano Pereira informou que no dia 20 de setembro a presidência e diretores do Banco do Nordeste estarão na sede da Fiepb para interação com o empresariado estadual.
BNDES
O dirigente da Fiepb disse que avança nas tratativas para que ainda este ano também visite a Federação o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico, economista Aloízio Mercadante.
Réplica
“Quem recebeu a notícia de cara feia foram aqueles que passaram 10 meses se proclamando juízes e dizendo que Chico Mendes não era candidato (a prefeito). Agora estão tendo que se explicarem ao povo”, comentou o deputado Chico Mendes (PSB) diante da irresignação do seu colega de Assembleia Legislativa, Júnior Araújo, com uma decisão judicial que lhe foi favorável.
Situando
A oposição ao deputado alega que Chico Mendes não pode disputar o cargo de prefeito este ano, porque até 2022 (antes de ser eleito deputado) ele era prefeito – cidade de São José de Piranhas, entre 2017 e 2022 -, o que configuraria a busca do terceiro mandato consecutivo, sendo que desta vez ele concorre na cidade de Cajazeiras.
Fato novo
No dia de ontem, a Procuradoria Regional Eleitoral, já em grau de recurso, defendeu a inelegibilidade do deputado.
O detalhe
O relator do caso, no TRE, é o juiz (federal) Bruno Teixeira de Paiva.
Visibilidade
O prefeito Bruno Cunha Lima (União), candidato à reeleição, terá o maior tempo diário na propaganda gratuita em Campina Grande: aproximadamente 11 minutos e 56 segundos.
Logo em seguida, Jhony Bezerra (PSB) com 11 minutos e 10 segundos.
Exposição
Mais atrás – quantitativamente -, Artur Bolinha (Novo) com 08 minutos e 17 segundos, e Inácio Falcão (PCdoB) com 6 minutos e 43 segundos diários.
Demais candidatos
No ´terceiro agrupamento temporal´, André Ribeiro (PDT) com 1min58s e Nelson Júnior (Psol), com 1 min44s.
Vereança
Na disputa proporcional – que não tem espaço no ´guia eleitoral´, mas sim nas inserções (chamadas) ao longo da programação das emissoras de rádio e TV -, o maior tempo é o do Partido Liberal – 5 minutos e 8 segundos diários, seguido da federação partidária (PCdoB, PT e PV), com 4 min e 13s, e União Brasil, com 3 min e 8s.
Aparição
Em João Pessoa, considerando apenas o tempo do guia eleitoral – das 7h às 7h10, e de 12h às 12h10, no rádio, e de 13h às 13h10, e de 20h30 às 20h40, na TV -, o prefeito Cícero Lucena (PP) terá o maior tempo: 03 minutos e 14 segundos.
O detalhe
O conteúdo dos programas está confiado à agência ´Sala 10´ (Victor Paiva/ Romero Belmont).
Deputado
O segundo maior tempo (de cada bloco de guia eleitoral) é o de Ruy Carneiro (Podemos) – 2 minutos e 47 segundos (tempo arredondado).
Os marqueteiros responsáveis são César Rocha e Jáder França da Agência Mosh.
Ex-ministro
Marcelo Queiroga (PL) terá o tempo de 2 minutos e 1 segundo por bloco de guia eleitoral.
O marqueteiro é Jurandir Miranda (ex C-Mix) da Agência 9 Ideia.
Petista
Luciano Cartaxo disporá em cada programa de 1 minuto e 57 segundos.
Edson Monteiro é o responsável pelos programas e inserções.
O detalhe
Cada emissora de rádio e TV exibirá 70 minutos diários de propaganda eleitoral.
Afunilamento
De acordo com o jornal O Estado de São Paulo, nos últimos dias aumentou a articulação na Câmara Federal para que o candidato do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), a sua sucessão seja o deputado paraibano Hugo Motta, líder da bancada do Republicanos.
Empecilho
O entrave remanescente seria convencer Marcos Pereira (SP), presidente nacional do REP, a abrir mão de concorrer para dar lugar a Motta.
Desdobramento
Ainda conforme o jornal, se Marcos Pereira não desistir em favor de Hugo, o presidente Arthur Lira vai declarar apoio a Elmar Nascimento (União-BA), e não poderá voltar atrás.
O detalhe
A expectativa é que o anúncio (por parte de Lira) ocorra até este sábado, 31.
`Bônus´ pelo recuo
O jornal relata que Arthur Lira se reuniu com o presidente Lula para tratar de sua sucessão.
E que na conversa foi cogitada “uma contrapartida” para o presidente do Republicanos e para Elmar, se abrirem mão para Hugo Motta: indicação ao Tribunal de Contas da União (TCU), uma vez que os deputados terão duas vagas na Corte para preencher nos próximos anos.
O ´Falcão´ está voando baixo…
Publicidade