Arimatéa Souza

Paraibano em outra ´enrascada´

Arimatéa Souza
Publicado em 18 de agosto de 2025 às 0:07

coluna aparte

Foto: Leonardo Silva

Publicidade

“Burrice”

Foram pesados os ataques feitos pela ex-primeira-dama do Brasil (e presidenciável) Michelle Bolsonaro (PL), em Natal (RN), durante evento partidário no final de semana, ao PT e ao presidente Lula.

“Não tem problema você ter votado uma vez no PT, mas votar duas, três já é burrice. Você precisa se libertar dessa burrice política”.

´Salada´

“(Lula) foi oferecer jabuticaba para o (presidente) Trump e agora estamos colhendo abacaxis.

“Pinguço”

Ainda Michelle: “(Lula) Se autointitula o pai da pobreza e está trazendo as pessoas para a miséria. Nós não vamos mais aceitar essas falácias. Mentiroso. Cachaceiro. Pinguço. Irresponsável. É isso que ele é”.

Aliado forte

Presente ao evento, o presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, disse que a “história (do Brasil) vai mudar porque hoje nós temos o presidente dos Estados Unidos que se manifesta todo dia a favor do Jair Bolsonaro”.

Largada

Também no final de semana, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, foi lançado em São Paulo como pré-candidato à Presidência da República pelo Partido Novo.

Libertação

O tom foi incisivo, a começar pelos objetivos da postulação: livrar o Brasil doLulismo, dos parasitas e das facções criminosas”.

“Varrer do mapa”

Leia outros trechos de seu discurso: “Vamos chegar a Brasília para varrer o PT do mapa, para acabar com os abusos de Alexandre de Moraes (ministro do STF). Vamos chegar a Brasília para liberar o Brasil. O lulismo está afundando o Brasil e está na hora de virar a página.

“Temos que agir”

“As facções ameaçam transformar o Brasil em um narcoestado. Temos de agir já com relação a isso.

Supersalários

“Reformar o Estado e liquidar esses privilégios é decisivo para o Brasil avançar.

“Anabolizante”

“O Brasil caminha hoje na direção de outra crise econômica, porque está crescendo à base de anabolizante. A visão petista de que gasto é vida é uma idiotice sem tamanho”.

“Ajustes”

Mas Romeu Zema fez uma ressalva acerca das estratégias eleitorais da direita para a disputa de 2026: “Eu já participei de duas campanhas, em 2018 e 2022, e sei que ajustes acontecem no caminho. Partidos mudam candidatos, reposicionam nomes”.

Horizonte

Na ótica do governador mineiro, o cenário mais provável é o de a direita lançar vários pré-candidatos agora, mas se unir no segundo turno da eleição.

Clique

Na homenagem prestada no final de semana pela coordenação do Festival de Inverno de Campina Grande aos ex-prefeitos da cidade, Romero Rodrigues, Veneziano Vital e Enivaldo Ribeiro posaram juntos para uma foto.

Hibernando

Para o deputado estadual Luciano Cartaxo (PT), o seu partido está numa espécie de ´vácuo´, na expectativa da posse de seus novos dirigentes (no próximo mês).

“Debate profundo”

“Mas a gente precisa, sem dúvida alguma, fazer um debate profundo sobre a realidade política da Paraíba, sobre os rumos do PT, como também levar em consideração o cenário nacional com a reeleição do presidente Lula e o cenário estadual”, ponderou o deputado.

“Rumo”

Cartaxo enfatizou que “a gente não pode ficar nesse mar de águas calmas o tempo todo. Temos que fazer essa leitura política, tomar as decisões para que o partido tenha um rumo para as eleições do próximo ano”.

Uniformização

Luciano igualmente sublinhou em entrevista ao ParaibaOnline que é preciso “ter uma leitura política” levando em conta os erros do passado, caso contrário “cada um vai fazer do jeito que quer”.

Risco

“Se não tiver um rumo, não tiver uma leitura, não tiver uma reunião para começar a consolidar os rumos do partido na Paraíba, corre-se esse risco de cada um tomar uma posição, como já está acontecendo com gente anunciando apoio a determinada chapa”, observou o petista.

Sem abdicar

Apesar de reiterar que a prioridade partidária é a reeleição do presidente Lula, Luciano Cartaxo acentuou que “a gente não pode abdicar das discussões sobre os rumos do estado. Em vários estados do Brasil não é incompatível o PT trabalhar pela reeleição do presidente Lula e, ao mesmo tempo, eleger governador, eleger senador”.

2ª feira filosófica

“Muitos me perguntam sobre longevidade e o que faço para me cuidar. Fazer exercícios, dormi muito, comer pouco e não discutir com a mulher”.

Ex-presidente da República e acadêmico José Sarney do alto de seus 95 anos de idade.

Credenciado

Em entrevista à ´Band´, o ex-ministro Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, disse que o ex-deputado Pedro Cunha Lima tem “chances reais” de ser eleito governador da Paraíba nas eleições de 2026.

Em ascensão

Ainda conforme Kassab, o PSD já tem em seus quadros mais de 1.300 prefeitos.

Comenda

Será às 14 horas de hoje a sessão especial da Câmara Municipal de João Pessoa para a entrega do título de cidadania ao prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União), propositura do vereador Milanez Neto (MDB).

“Gratidão”

“Bruno, quando foi deputado estadual, sempre demonstrou um carinho especial por João Pessoa, com ações concretas que beneficiaram nossa cidade. Essa homenagem é um gesto de gratidão e reconhecimento do povo pessoense”, justificou Milanez.

Turbulentos

Os últimos dias não têm sido de calmaria para o deputado paraibano Hugo Motta (Republicanos), presidente da Câmara Federal.

“Caseiro” no gabinete

Inicialmente, o jornal Folha de São Paulo publicou que Motta “emprega em seu gabinete o caseiro de sua fazenda em Serraria (PB), cidade de 6.000 habitantes a 131 km de João Pessoa.

Ary Gustavo Soares é contratado como assessor do gabinete do parlamentar desde 2019. Atualmente, recebe R$ 7.200 em salários e auxílios pagos pela Câmara.

´Cheque…

No final de semana, o site Metrópoles publicou que a chefe de gabinete de Hugo, Ivanadja Velloso Meira Lima, teve poderes para movimentar e sacar mais de R$ 4,1 milhões de funcionários e ex-funcionários do parlamentar paraibano.

… Em branco´

Essas pessoas que trabalham ou trabalharam com o atual presidente da Câmara “deram poderes para a chefe de gabinete, por meio de procurações registradas em cartórios, para receber, movimentar e sacar seus salários como secretários parlamentares”.

Precedente

Ainda conforme o citado site, Ivanadja Velloso já responde na Justiça Federal “por suposto esquema de ´rachadinha´ no gabinete do deputado Wilson Santiago (Republicanos-PB).

 

O PT ficará fora da chapa majoritária liderada por João Azevedo?…

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Publicidade

Veja também

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

Embalagens em papelão Notícias de João Pessoa Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande