Conta que Cícero já não consegue fazer
Foto: Leonardo Silva/ ParaibaOnline
Publicidade
´Mutirão´
De acordo com o jornal O Estado de São Paulo, lideranças dos partidos Progressistas e Liberal, juntamente com o presidente da Câmara Federal, o paraibano Hugo Motta (Republicanos), “intensificaram conversas” com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), “para articular o avanço da aprovação de um projeto de anistia”, que contemple deputados, manifestantes do ´8 de janeiro´ e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Gratidão
O mesmo jornal noticiou que o líder do PL na Câmara Federal, Sóstenes Cavalcante (RJ), fez um agradecimento na tribuna do plenário ao presidente Hugo Motta, que segundo ele “fez questão de comunicar a todos os líderes que a maioria está sendo construída” em favor da anistia.
´Blindado´
Em entrevista ontem ao canal de notícias Globonews, Valdemar da Costa Neto, presidente nacional do PL, afirmou que “nós estamos trabalhando o Hugo Motta, temos que valorizar o trabalho dele e levar ele pra cima”, caso contrário “não conseguiremos tocar isso (anistia) para a frente”.
SOS
Ainda segundo Valdemar, “essa anistia vai ajudar todo mundo”, inclusive os deputados Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Carla Zambelli (PL-SP, que desertaram do país.
Retrovisor
Lembra a história da política da Paraíba vista do alto?
Clica aqui que você vai entender
´Derrubada´
O Tribunal de Justiça da Paraíba considerou procedente (de forma unânime) a Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a Emenda nº 003/2023 à Lei Orgânica do Município de Campina Grande.
Vinculação
A referida Emenda vinculou os subsídios do prefeito, vice-prefeito e secretários municipais a 90,25% da remuneração dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) – R$ 46.300,00 -, bem como a fixação dos vencimentos dos vereadores com base em percentual dos subsídios dos deputados estaduais.
Gratificação natalina
Igualmente foi julgada inconstitucional a previsão de pagamento de 13º subsídio aos parlamentares sem a edição de lei específica, aprovada na legislatura anterior.
Sem ´arrotar´
Apesar do caráter retroativo da decisão (ex tunc), “não haverá necessidade de devolução de valores recebidos de boa-fé pelos agentes políticos até esta data”.
Situando
A ação foi proposta pela federação partidária PSOL-REDE e teve na relatoria o desembargador Aluizio Bezerra Filho.
Comprometimento
Conforme o magistrado, ao atrelar os subsídios municipais aos reajustes de autoridades federais e estaduais, a Câmara de Campina Grande comprometeu a autonomia administrativa e financeira do Município, violando o pacto federativo, conforme a assessoria de imprensa do TJ-PB.
Sem vácuo
O presidente Lula já cogita a possibilidade de convidar o MDB para ocupar outras pastas em seu governo, a exemplo dos ministérios do Turismo e do Esporte, ocupados por partidos que romperam com a sua gestão – PP e União Brasil.
“Braços…
O deputado Tovar Correia Lima (PSDB) disse à Coluna que “a minha relação pessoal” com o prefeito Cícero Lucena (PP-JP) “transcende a relação política, eleitoral ou partidária”.
… Abertos”
“E se Cícero fizer um movimento, e esse movimento for de oposição ao governo do estado, eu estou sim em braços abertos para que a gente possa fazer um diálogo com ele, Veneziano, Pedro e Efraim”.
´Ejetado´
Na percepção do deputado, “antes mesmo de Cícero tomar uma posição de sair (do PP), essa posição foi tomada pelo próprio partido”.
“O partido praticamente o expulsou de uma possível composição de chapa e, naturalmente, Cícero está procurando o seu caminho”, acrescentou.
“Importante”
Sobre o anunciado apoio do deputado Romero Rodrigues (Podemos) à reeleição do senador Veneziano Vital (MDB), Tovar considerou “um apoio importante para o senador, que vem pavimentando com trabalho e através do trabalho sua reeleição”.
Retaguarda
Cícero Lucena agendou para a noite de ontem uma reunião com a sua base de sustentação na Câmara Municipal de João Pessoa – em tese, 27 dos 29 vereadores que integram a ´Casa de Napoleão Laureano´.
Sondagem
O ´estado de espírito´ antes do encontro era tirar a ´pulsação´ do grau de adesão para um (ou o) iminente rompimento com a base governista em nível estadual.
´Quarentena´
Cícero viajará nos próximos dias para realizar uma nova caminhada em Santiago de Compostela, na Espanha, ficando aproximadamente 15 dias ausente de João Pessoa e do cargo.
“No momento certo”
Antes desse contato com os edis, Cícero disse à APARTE que “a política é muito dinâmica e, no momento certo, estaremos informando a nossa decisão da questão partidária, bem como do processo político eleitoral do próximo ano”.
Indagado pela Coluna em aproximadamente quantas cidades já existem lideranças locais apoiando simultaneamente o seu nome e o do senador Veneziano para as eleições do próximo ano, Cícero respondeu: “Não sei o número”.
Aparte: “São muitas?”
Cícero Lucena: “Perdi a conta”.
Presságio. Do PSDB/PB para o PSB/PB: ´Eu sou você amanhã´…
Publicidade