Começou a ´faiscar´
Foto: Leonardo Silva
Publicidade
Retaguarda
O presidente da Câmara Federal, Hugo Motta (Republicanos-PB), formou um bloco com 276 parlamentares na Casa.
Conforme o jornal Folha de São Paulo, aliados do parlamentar dizem que o grupo se organizou a partir de uma “aglutinação de partidos sem polarizações”, congregando especialmente legendas do Centrão.
Núcleo
Entre os partidos que compõem o bloco aliado a Motta estão União Brasil, PP, PSD, Republicanos, MDB, Pode e a federação PSDB-Cidadania.
Arco partidário
O grupo conta com mais de 60 vice-líderes e atualmente é liderado pelo líder do PP na Câmara, Dr. Luizinho (RJ).
O bloco de Motta reúne, até o momento, oito dos 17 partidos que apoiaram a candidatura do deputado à presidência da Casa.
Reeleição
Alguns aliados do deputado paraibano, ainda segundo o jornal, consideram que a movimentação visa “ver quem está com ele” e dar um fôlego ao presidente para uma recondução.
´O filho é teu´
“É mais uma questão para o próprio governador discutir enquanto presidente do PSB. Já temos as questões internas do Progressistas, que estamos lidando com elas. João é quem conduz”, avaliou o vice-governador Lucas Ribeiro sobre a destituição de Léo Bezerra, vice-prefeito pessoense, do comando do PSB/JP.
Agregado
O senador Veneziano Vital (MDB) conquistou o apoio formal do presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, vereador Dinho Dowsley.
“Diálogo aberto”
O governador João Azevedo (PSB) recebeu em audiência o deputado/padre Luiz Couto (PT).
“O diálogo segue aberto e a parceria firme. É trabalhando juntos que a gente garante mais avanços e conquistas para o futuro dos paraibanos”, comentou João posteriormente.
Custo incalculável
Segundo o jornal O Globo, o habeas corpus apresentado pela defesa do banqueiro Daniel Vorcaro, do banco Master, que está preso, tem 41 páginas e é subscrito por “quatro escritórios diferentes, das bancas mais caras do país”.
Vingou
O investimento deu retorno e ontem o banqueiro obteve a liberdade.
Sem sobrenome
O mesmo jornal também noticiou que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), “vem dizendo nas últimas semanas a interlocutores, em conversas privadas, que não queria um vice da família Bolsonaro em sua chapa, se for mesmo concorrer à Presidência da República”.
´De surpresa´
Um grupo de vereadores de Campina Grande, da base governista na cidade, se deslocou esta semana com a finalidade de visitar o reservatório ´R 9´ da Cagepa, que fica localizado no bairro de Santa Rosa.
É o que tem a maior capacidade de acumulação d´água.
Obstrução
O acesso foi negado pelo funcionário da Cagepa que os recepcionou, alegando ´ordem superior´, que posteriormente soube-se ser proveniente da própria presidência da empresa.
Compreensível
É razoável entender que o local merece inevitavelmente de um rígido controle de acesso, por envolver diretamente a saúde de centenas de milhares de pessoas, não somente em Campina.
Livre acesso
Por outro lado, deve ser facultado aos edis, que encarnam constitucionalmente a representação popular, em nível municipal, a possibilidade de conhecer todas as dependências do reservatório, até porque a Cagepa explora uma concessão pública pertencente ao Poder Público municipal, e que só foi renovada, há alguns anos, por conta do aval dos vereadores.
O cabível
Nessas ocasiões, deve prevalecer o bom senso e a ´descontaminação´ das diferenças de natureza política.
Via correta
Assim sendo, o razoável seria o grupo de vereadores protocolar previamente um pedido de visita aos locais que deseja observar nos reservatórios da Cagepa na cidade; e compete à direção da empresa viabilizar o quanto antes a concretização desse intento.
“Desinformação”
Em vídeo divulgado após a iniciativa dos edis, o presidente da Cagepa, Marcus Vinicius, disse, a certa altura, que “há desinformação prestada desde o acidente ocorrido desde o último dia 8” (rompimento parcial de um reservatório da Cagepa no bairro da Prata).
´Pedagogia´…
A bem da verdade, tem sido mínima a interação da direção da Cagepa com a população campinense e da região desde o dia do mencionado acidente.
… Do silêncio´
O diretor de Operações da Cagepa, Isac Veras, por exemplo, tem passado ao largo da exposição pública para explicar o que aconteceu no reservatório localizado no bairro da Prata.
Concordância
Líder da bancada de oposição na Câmara campinense, o vereador Anderson Almeida (PSB) disse que “concordo que pode ser verificada pelo vereador” a situação dos reservatórios.
“´É minha opinião, mas tem que se respeitar o tramite”, ressalvou.
Ganhar tempo
Líder da bancada governista, Alexandre Pereira (União) apresentou na última quinta-feira um vídeo, na sessão da Câmara, mostrando imagens do que considerou ações para ´maquiar´ o ´R 9´ antes da presença dos edis.
Esticada
Foi longa – mas bota longa nisso! – a conversa ´pé-de-ouvido entre os deputados Hervázio Bezerra (PSB) e Camila Toscano (PSDB), esta semana, no plenário da Assembleia Legislativa.
Sábado é dia de poesia
“Eu canto porque o instante existe/ E a minha vida está completa/ Não sou alegre nem sou triste: sou poeta…” (poetisa Cecília Meireles).
Virou lei
Projeto recentemente sancionado, reconhece como de Utilidade Pública a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Comunidade Nossa Senhora Aparecida – ARENSA, localizada em Campina Grande, conforme iniciativa do deputado-presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos).
Na Capital
Outra sanção consumada foi a do projeto que reconhece de Utilidade Pública a Associação do Centro de Inovação em Política, Economia e Direito – CIPED, localizada em João Pessoa, propositura do deputado Chió (Rede).
´Aquecimento´
Pouco tempo depois de João Azevedo sugerir uma consulta à população sobre qual nível de governo tem feito mais por João Pessoa – estado ou prefeitura -, o prefeito Cícero Lucena (MDB) fez ontem a contestação.
– Eu estranho profundamente. Eu acho que – talvez – seja a emoção da campanha; pode ser por algum outro motivo; pressão que ele esteja recebendo, até porque é dever e obrigação minha e do governador de cuidar, no meu caso como prefeito, cuidar da cidade de João Pessoa, e ele como governador, cuidar de todas as cidades do estado. Nós não estamos numa gincana, nós não estamos numa disputa para ver quem faz mais – rebateu o prefeito.
“Uma coisa eu garanto: como governador, vou fazer muito mais do que ele (João)”, arrematou.
Quantos deputados Cícero Lucena levará para o MDB?…
Publicidade