CGU bota a ´lupa´ na Paraíba
Publicidade
Com merecimento
A Fundação Pedro Américo – que devolveu na noite da última terça-feira o belo espaço do museu construído pela UEPB no bairro do Catolé, que passa a funcionar com o nome de Museu de Arte e Ciência de Campina Grande – institui merecidamente a Medalha Fred Ozanan, realçando e reconhecendo um artista que leva (e eleva) positivamente o nome da cidade Brasil e mundo afora.
Agraciados
O próprio Fred (atual colaborador do ParaibaOnline) foi condecorado com a Medalha que leva o seu nome, assim como o ex-reitor da UEPB, Rangel Júnior, e o empresário Dalton Gadelha, presidente da Fundação.
Garimpo
O discurso de agradecimento de Fred (membro da Academia de Letras de Campina Grande) foi belo, marcante e emocionante.
Alguns trechos é o que segue.
“Gratidão”
“Gratidão! Este é o sentimento maior que me invade neste instante. É o sentimento que me invade o corpo e me toma a alma. Gratidão a Deus que concedeu um enorme talento, inversamente proporcional à vaidade, que não tenho nenhuma!
Personificação
“Gratidão ampliada à Unifacisa, na pessoa da professora Gisele Gadelha, ilustre reitora desta entidade. Ao Dr. Dalton Gadelha, presidente da Fundação Pedro Américo, através dos quais saúdo a todos.
“Público invisível”
“Gratidão a um imenso público invisível que acompanha o meu trabalho, me estimula e me força a ser um instrumento de denúncia social através do humor gráfico, usando a charge, o cartum e a caricatura.
Gregário
“O homem não é uma ilha. Ele não pode conscientemente se isolar do mundo e criar para si um universo pessoal, íntimo e intransponível.
“Eixo”
“Eu, morador de uma cidade do interior da Paraíba, distante do eixo do humor gráfico mundial, poderia ser uma ilha. Uma ilha cercada de desmotivação, de desinteresse, de dificuldades e de indiferença. Não me acomodei! No risco, transportei a ilha para um eixo.
“Meu lápis”
“Quis o destino me dar forças para sobrepor obstáculos. Quis a experiência levar meus pensamentos para outros ares até descobrir que o meu lápis e a minha forma de abordar a vida poderia ajudar muita gente.
Poder da arte
“Ao longo da minha carreira, a arte me concedeu o poder de vislumbrar novos horizontes, de viver dezenas de vidas em uma só existência. De sentir na alma a dor do outro, o desprezo, o descaso, a humilhação e, ainda assim, ter capacidade de anestesiar sentimentos através do riso, da sagacidade, da ironia e da graça.
Sem rancor
“Não faço humor rancoroso. Não sou favorável ao humor revanchista, covarde e ferino no ponto de vista pessoal.
“Nunca omissão”
“Faço humor pelo humor, com consciência de que posso errar por não observar, não ouvir, não se preocupar, nunca por omissão.
“Humor a sério”
“Levo o humor a sério e, não por falsa modéstia, tenho orgulho do imenso patrimônio que Deus me deu que foi a competência, a ética e o humanismo, valores que não se compram, mas que são ensinados pela vida.
´Minha fonte´
“Ao longo da minha carreira, muitas foram as cidades, mas nenhuma me traz um significado tão próximo, tão íntimo quanto esta. Campina Grande é o meu eixo, é fonte que irriga de criatividade e bom humor as minhas ideias. É o chão que amo, que abriga pessoas que amo, que amei e que por certo, ainda haverei de amar.
Até o fim
“É a terra que consumirá o meu corpo, mas que certamente guardará, de alguma forma, fragmentos da minha alma e da minha inspiração”.
´Dia D´
Tudo indica que hoje o governador João Azevedo e o ex-prefeitável campinense Jhony Bezerra (PSB) deverão conversar sobre o futuro do ex-titular da Pasta da Saúde na gestão estadual.
Êxtase
Provável próximo presidente da Câmara Federal, o deputado patoense Hugo Motta (Republicanos) extravasou de satisfação com a vitória de Donald Trump nos Estados Unidos.
“Ânimo”
O sertanejo disse ontem que a conquista de Trump “causa um ânimo maior aos movimentos de direita no País”.
“Conectadas”
“As pautas dos movimentos de direita no mundo são bastante conectadas. Quando há, de qualquer líder político em um país amigo ou vizinho, a concepção de que houve uma vitória do pensamento que elas defendem, causa um momento de euforia para o próximo período eleitoral do País. É natural”, comentou Hugo.
Cá entre nós
O presidente Lula deve ter ´adorado´ as declarações de Hugo Motta.
Vazio
Por falta de vereadores no horário regimental, a Câmara Municipal de Campina Grande não realizou ontem a sua sessão ordinária.
Rescaldo eleitoral
Começam a ´pipocar´ reclamações de cortes de gratificações (de produtividade) nos contracheques de profissionais que atuam na Secretaria de Saúde do Estado.
´Partiu´
Celso Batista largou a direção estadual do Psol e também comunicou a sua desfiliação.
Ele alegou “perseguições internas”.
´Retrô´
Celso era pré-candidato a prefeito de João Pessoa, mas a direção nacional do Psol ´atropelou´ a sua postulação para firmar uma aliança com o PT em apoio à candidatura de Luciano Cartaxo.
Absorvida
Ex-secretária de Ciência e Tecnologia, e de Desenvolvimento Econômico de Campina, e igualmente ex-candidata à vereança pelo MDB, Laryssa Mayara Alves de Almeida foi nomeada, ontem, pelo governador João Azevedo para o cargo de ´assistente administrativo II´ da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado.
Situando
Laryssa rompeu com o MDB e com o prefeito Bruno Cunha Lima ao final do 1º turno das eleições.
No turno suplementar apoiou o oposicionista Jhony Bezerra (PSB).
Nortistas priorizando a Paraíba
A Controladoria-Geral da União (CGU) investiga o uso de ´emendas pix´ enviadas por Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) e Randolfe Rodrigues (PT-AP) para ONGs (organizações não-governamentais).
Conforme o jornal O Globo, a auditoria examina 10 entidades em que o direcionamento e a falta de transparência na seleção de ONGs levantam suspeitas.
Na Paraíba, são averiguadas “possíveis falhas na execução e transparência” relacionadas ao repasse de R$ 2,8 milhões à Fundação Parque Tecnológico da Paraíba.
O Rio de Janeiro ´é aqui´…
Publicidade