Aposentadoria do ´menino de Ronaldo´
Publicidade
Binômio crucial
O jornal O Globo publicou uma ampla entrevista com Pedro Malan, ministro da Fazenda nos dois mandatos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e um dos executores do Plano Real, que faz 30 anos este mês.
Alguns trechos de seu depoimento são particularmente relevantes, por enfocar dois temas que têm TUDO a ver com o nosso futuro, enquanto nação: educação e previdência.
A seguir, alguns recortes do que disse – e alertou – o ex-ministro.
Celeridade
“Nós estamos envelhecendo numa velocidade extraordinária. Nossa população vai parar de crescer no final da década dos 2030 e nos anos 2040 vai começar a declinar.
Conta a pagar
“A população de mais de 60 anos, em 2050, vai ser 30% da população, e com mais de 65 anos, 25%. Isso é um enorme dispêndio de crescimento exponencial com gastos em saúde para uma população que envelhece.
Fora de pauta
“E essa discussão raramente não tem lugar entre nós, assim como nós vamos ter de ter, pelo menos, mais uma ou duas mudanças na Previdência Social, uma já final dessa década e início da próxima e depois mais uma na outra década.
Descompasso
“O número de aposentados no Brasil está crescendo cinco vezes mais rápido do que o crescimento da população. Isso é um problema de longo prazo que tem implicações que não são triviais, que a gente não discute aqui.
´Meu sonho´
“Eu sonho ver um país, uma democracia consolidada e que pudesse lidar com aquilo que eu considero que é o nosso maior desafio, aquilo que nós vamos ser no futuro. O nosso grande problema chama-se educação.
Ênfase
“A minha primeira prioridade é a educação, a segunda educação, a terceira educação, se nós queremos caminhar para ter uma democracia, uma economia mais produtiva, mais eficiente, com menos desigualdade de oportunidades.
Esperança
“É o meu sonho. Eu não verei porque estou nos meus últimos anos de vida, mas eu espero que, se não meus filhos, meus netos possam ver isso um dia no futuro”.
No Cariri
Neste domingo, houve o lançamento da pré-candidatura a prefeito de Serra Branca de Michel Alexandre, tendo Flávio Torreão como candidato a vice-prefeito, numa coligação do União Brasil com o PSDB, avalizada pelo senador (licenciado) Efraim Filho (União).
Surpresas
O que chamou a atenção no evento foi a participação do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), e de seu filho, o deputado federal (licenciado) Mersinho Lucena (PP).
Entre talheres
Por sinal, Efraim e Cícero tiveram uma descontraída conversa num restaurante local.
Apoiadores do opositor
Para aumentar a surpresa, cabe registrar que o concorrente de Alexandre é Kleber Ribeiro, apoiado pelo atual prefeito (Vicente Fialho) e que conta com os apoios dos deputados Adriano Galdino (REP) e Aguinaldo Ribeiro (PP), como também do governador João Azevedo (PSB).
Inoculação
João Azevedo lamentou o ingrediente político inserido no processo de escolha do novo desembargador da Paraíba pelo chamado ´quinto constitucional´ – indicação originária da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
Processo longo
“Não devia estar sendo politizada uma discussão como essa, até porque o meu candidato vai estar na lista tríplice que eu vou receber do Tribunal de Justiça lá em outubro. Eu vou ter que escolher entre os três. Isto é uma questão que fica sendo colocada agora, de uma forma antecipada, equivocada”, comentou João.
Caneta…
No final de semana foram divulgadas nomeações para o secretariado de Cícero Lucena.
Com a exoneração (a pedido) do advogado Bruno da Nóbrega do cargo de procurador-geral do Município, assume o posto o atual procurador-geral adjunto Danilo de Sousa Motta.
… Funcionou
O cargo de adjunto passa a ser exercido pelo advogado e ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral, Arthur Monteiro Lins Fialho.
Outras mudanças
O administrador Demócrito Medeiros de Oliveira é o novo superintendente adjunto do Instituto de Previdência do Município (IPM), sucedendo ao advogado Rodrigo Ismael Macedo, que assume o cargo de secretário-executivo da Gestão Governamental.
O detalhe
Bruno Nóbrega busca se habilitar à vaga de desembargador.
´Isonomia´
A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado deverá votar – esta semana – o projeto que impõe aos cigarros eletrônicos a mesma regulamentação dos cigarros normais, a exemplo da proibição de consumo em lugar fechado.
Da boca de…
“… Começar a pensar a parar de trabalhar significaria começar a pensar em deixar de viver…” (Galvão Bueno, em entrevista ao programa Roda Viva da Rede Cultura/Rede Ita).
Sucessão na PGE
O Diário Oficial do Estado publicou a nomeação do novo procurador-geral do Estado, advogado Fábio Brito Ferreira.
Ele substitui Fábio Andrade, que se afastou do cargo para buscar a indicação como desembargador na vaga que caberá à OAB.
Primeiras palavras
“Sinto-me imensamente honrado e buscarei retribuir a confiança com elevado grau de compromisso e dedicação. Espero contar com o apoio dos procuradores e servidores da PGE no exercício dessa missão”, comentou Fábio Brito, por intermédio das redes sociais.
O detalhe
Fábio Brito é muito ligado às lideranças de esquerda na Paraíba.
´A fila andou´
Em entrevista ao jornalista Josusmar Barbosa, o ex-senador Cássio Cunha Lima afirmou que não mais pretende disputar mandato eletivo.
– Acho que esse tempo da minha vida passou. A vida é muito curta para você fazer uma coisa só. Tem uma geração nova chegando, a minha contribuição foi dada. Hoje vivo outro momento de minha vida. De fato, não está mais nos meus planos voltar para a política – declarou CCL.
Tovar se aproxima novamente do Palácio da Redenção…
Publicidade