´Tentativas em vão´
Publicidade
Batalha retórica
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso, está argumentando – e fez isso em recente encontro com representantes da Frente Parlamentar Evangélica e da bancada católica na Câmara Federal – que o STF não decidirá sobre liberação das drogas, mas sim sobre os parâmetros para dizer o que é caracterizado como tráfico ou porte para consumo pessoal.
“Não vamos liberar a maconha. Eu sou contra as drogas e sei que é uma coisa ruim e é papel do Estado combater o uso de drogas ilegais e tratar o usuário”, ponderou Barroso.
Escala social
O ministro fez uma ´digressão´ da realidade atual: “Se um garoto branco, rico e da Zona Sul do Rio de Janeiro é pego com 25g de maconha ele é classificado como usuário e é liberado. No entanto, se a mesma quantidade é encontrada com um garoto preto, pobre e da periferia ele é classificado como traficante e é preso. Isso que temos que combater”.
Revisar as ações
Para o presidente do STF, “o tráfico está dominando nosso país e temos que admitir que o que estamos fazendo agora não está dando certo. Precisamos mudar nossos planos. Vamos conversar em conjunto, sem ideologias”.
O brilho da luz
O canal de notícias Record News tem mostrado em várias edições a devolução da visão a um agricultor paraibano com o uso de células-tronco, em procedimento realizado pelo médico campinense Diego Gadelha no Hospital da Visão.
Afinação
O vice-governador Lucas Ribeiro reuniu, dias atrás, os pré-candidatos à vereança pelo partido Progressistas em Campina Grande.
Não recomendáveis
O presidente Lula se posicionou contra o fim da reeleição e também contra o mandato de cinco anos na conversa com senadores no Palácio da Alvorada, dias atrás.
Fundamentação
Seu argumento é que o tempo é muito curto para, por exemplo, concluir uma estrada no Brasil. Lula sugeriu que o mandato fosse de seis anos.
Aval de paraibano
A sugestão foi endossada por Weverton Rocha (PDT) e Efraim Filho (União Brasil-PB), mas não ganhou adesão da maioria dos presentes, que seguiu defendendo o mandato de cinco anos, conforme destacou o jornal O Globo.
Eleição à vista
A sucessão na Reitoria da Universidade Federal de Campina Grande – que será definida no segundo semestre deste ano – já toma conta dos debates internos na instituição.
´Goleada´
As mulheres dedicam no Brasil quase o dobro de tempo do que os homens, nos afazeres domésticos, como mostra uma pesquisa do IBGE.
Proporção
Enquanto eles dedicam mais de 11 horas semanais, elas passam mais de 21 horas, cuidando de pessoas, de tarefas domésticas e da produção para o próprio consumo, conforme mostrou reportagem da Agência Brasil.
Extremos
Conforme dados de uma nova pesquisa do instituto AtlasIntel, divulgada neste fim de semana no canal CNN Brasil, 32% dos entrevistados se identificam como bolsonaristas. Outros 31,2% disseram que se identificam como petistas.
Derivações
Não sou petista, mas sou anti-bolsonarista: 16,5%; nenhuma dessas opções: 11,4%; não sou bolsonarista, mas sou anti-petista: 8,6%
Dados técnicos
A pesquisa ouviu 2.122 pessoas, entre os dias 04 e 07 de março.
A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança da margem de erro de 95%.
Maior bancada
A Assembleia Legislativa da Paraíba conta atualmente com nove suplentes no exercício do mandato.
O Republicanos tem quatro suplentes ocupando cadeiras na ALPB; o União Brasil tem dois.
O detalhe
No final de semana, o ParaibaOnline publicou uma reportagem sobre o assunto.
Por cima
Enquanto por aqui o governador João Azevedo emite sinais cifrados de que não deseja a sua continuidade à frente do PSB na Paraíba (a renovação da direção será em maio próximo), o deputado federal Gervásio Maia segue buscando lastro junto à cúpula nacional da legenda.
Empenho
Em recente postagem nas redes sociais, o pernambucano Carlos Siqueira, presidente nacional do PSB, disse que ao lado de Gervásio que “estamos empenhados em refinar nossas estratégias”.
De olho nas urnas
“Nosso foco não se limita apenas a fortalecer a influência do PSB na Paraíba, mas também a contribuir significativamente para o desenvolvimento do estado. Nosso objetivo é alcançar resultados expressivos nas próximas eleições municipais, impulsionando assim o progresso socioeconômico para todos os paraibanos”, acrescentou Siqueira.
Clamor
“Infelizmente, a segurança da Paraíba pede e clama pelo aumento do efetivo”, verbalizou na tribuna da Assembleia Legislativa o deputado estadual Sargento Neto (PL).
´Socialização´
Segundo o parlamentar, “há cidades na região do Sertão e do Vale do Piancó com uma viatura com dois policiais para policiar três cidades. É fato verídico”.
Menos da metade
“A PM da Paraíba deveria contar atualmente, conforme a legislação, com cerca de 17.800 policiais para poder oferecer uma segurança de qualidade. Ao longo dos últimos houve uma redução e atualmente temos cerca de 8.500 policiais entre homens e mulheres”, situou Sargento Neto.
Um ´punhado´
O presidente Lula deverá oficializar, nesta terça-feira, a criação de 100 novos Institutos Federais até 2026, em vários estados.
Fora do plenário
A vereadora Fabiana Gomes, 1ª vice-presidente do Legislativo campinense, revelou na ´Correio FM´ que o seu colega de Câmara, Napoleão Maracajá (PT), foi quem disse ´se levante daí e dê a cadeira (de presidente) a quem tem competência de presidir´, quando de recente tumulto durante uma sessão ordinária.
Adoção
O Supremo Tribunal Federal deverá apreciar, na próxima quarta-feira, se as mães que não gestaram os filhos também têm direito a licença-maternidade.
Dica
Acompanhe as novidades do dia nos seguindo no X (antigo Twitter): @arimateasouza
´Tentativas em vão´
Na última semana, o senador Efraim Filho, presidente do União Brasil na Paraíba, teve um papo prolongado, em Brasília, com os deputados Romero Rodrigues (Podemos) e Tovar Correia Lima (PSDB), que comandam a ´dissidência´ na base governista em Campina Grande à gestão do prefeito Bruno Cunha Lima, do partido de Efraim.
Como tem acontecido recorrentemente, as conversas foram inconclusivas, mas com horizonte de sucesso muito restrito, mesmo com a vaga de vice na chapa de Bruno estando à disposição de Romero.
As ´penas estão voando´ no ´ninho´ do PSDB…
Publicidade