Arimatéa Souza

“E por que a gente vai ser pobre?!”

Arimatéa Souza
Publicado em 26 de abril de 2024 às 0:10

Arimatea Souza

Foto: ParaibaOnline

Publicidade

´Fórmula 1´

Já está tramitando na Assembleia Legislativa o anteprojeto de Lei Complementar que cria sete novos cargos de desembargador na Paraíba.

O deputado-presidente Adriano Galdino avisou que vai colocar o anteprojeto em pauta na sessão da próxima terça-feira.

“A gente já está aprovando esse projeto, que é um projeto pacificado pelo Pleno do TJPB”, comentou.

Sete vagas

A proposta foi aprovada na última quarta-feira na sessão administrativa do TJ-PB e prevê que a Corte passará dos atuais 19 desembargadores para 26.

Atualização

“Nós precisávamos atualizar o Tribunal. São mais de duas décadas com o mesmo número de desembargadores, enquanto o volume de processos aumenta constantemente”, argumentou o presidente do TJ-PB, desembargador João Benedito.

O detalhe

Serão criados 56 cargos de apoio para dar suporte aos sete novos desembargadores.

Na ponta do lápis

O impacto anual no orçamento do Poder Judiciário da Paraíba será da ordem de R$ 19 milhões 240 mil.

Pista…

O governador João Azevedo opinou, ontem, de maneira favorável ao acréscimo na quantidade de desembargadores.

… Livre

“O último aumento aconteceu há mais de 20 anos. E nesses 20 anos houve um acréscimo muito grande da população da Paraíba. O número de processos que chega ao Tribunal é muito maior, naturalmente. Eu vi a justificativa dos desembargadores e eu concordo, é isso mesmo. O aumento no número de desembargadores é fundamental”, comentou João.

O detalhe

O governo da Paraíba já viabilizou uma suplementação orçamentária (R$ 1 milhão mensal) para o Judiciário visando atender as despesas adicionais relativas ao aumento do Pleno do TJ-PB.

Contenda

Ainda o governador. Ele também comentou sobre a confusão entre os deputados do seu partido na região de Cajazeiras – Chico Mendes (líder do bloco governista) e Júnior Araújo.

´Varejo´

“É uma briga paroquial que vai ser resolvida lá. O Estado não vai entrar nisso; o governador não vai entrar nisso, de forma nenhuma. É uma discussão muito pequena para os interesses do Estado”, disse João.

“É uma questão de disputa local, e que vai ficar lá”, acrescentou.

A dúvida

Se a disputa é “paroquial”, por que o governo estadual demitiu diversos correligionários de Júnior Araújo em Cajazeiras?

Desligamento

O secretário Geraldo Nobre Cavalcante, de Serviços Urbanos e Meio Ambiente de Campina Grande, formalizou ontem, junto à Secretaria de Administração, o seu pedido de afastamento do cargo que ocupava desde a gestão do ex-prefeito Romero Rodrigues.

O detalhe

Geraldo é considerado, nos meios políticos, um dos integrantes da ´cota de Romero´ no governo Bruno Cunha Lima, mas é servidor efetivo da PMCG.

´Piscou´

O prefeito Cícero Lucena (PP), de João Pessoa, admitiu ontem o apoio à esperada tentativa de reeleição do presidente Lula, em 2026, desde que o PT apoie este ano a sua reeleição.

´É dando…

“Um dos sentimentos mais nobres do ser humano é a gratidão; como a ingratidão é o pior. Todos os que estiverem no projeto (de sua reeleição) terá a minha eterna gratidão”, prometeu Lucena.

Em pauta

Por sinal, dia 6 próximo a Executiva Nacional do PT se reunirá para deliberar sobre o processo eleitoral do partido na capital paraibana.

Está ´voando´

O vereador Luciano Breno (Avante), líder do governo na Câmara Municipal de Campina Grande, disse na sessão de ontem que só tomou conhecimento da revogação da autorização para a prefeitura contrair um empréstimo quando chegou em casa, no dia anterior, após a sessão.

Recurso

Ele afirmou que foi “traído” por colegas de plenário da oposição e que vai ingressar no Judiciário para tentar anular a referida votação.

Pronunciamento

O vereador-presidente Marinaldo Cardoso (Republicanos) ocupou ontem a tribuna da Câmara Municipal de Campina Grande para se posicionar acerca de fatos recentes e polêmicos que envolveram aquela casa legislativa.

Veja o que ele disse, topicamente.

Revogação

(da autorização para a prefeitura fazer uma operação de crédito) “Houve um erro de desatenção de todos nós. Eu passei despercebido”.

Recado ao…

“Se colocarem em dúvida, com relação à minha fidelidade à atual gestão, estão querendo provocar outro cenário. Desde o início dessa gestão todos são testemunhas do quanto eu tenho trabalhado para ajudá-lo (prefeito Bruno). Não usando a presidência de forma ilegal, mas de forma correta.

… Prefeito e aliados

“Eu não vou aceitar de estarem me colocando nessa dúvida. Se não existir confiança com a minha pessoa, me digam. Me digam!”

Aumento…

“Eu defendo e sempre defendi os subsídios dos vereadores, porque quem disser que vem para aqui para não ter subsídio, é demagogia. Vereador que tem trabalho sabe das demandas que as comunidades nos solicitam.

… Salarial

“Dizer que estamos legislando em causa própria, não existe isto. Estamos legislando para uma legislatura que vai acontecer em 2025. Eu não sei nem se eu vou estar aqui.

Recado final

“Quem quer receber esse subsídio, se candidate!”

O vereador Rostand Paraiba (PP) também ocupou a tribunal para abordar a questão salarial – o reajuste de 37% na remuneração dos próprios edis a partir de janeiro próximo.

“Quem não gosta de dinheiro, não seja vereador; não seja nada (…) Nos Estados Unidos os políticos são milionários. E por que a gente vai ser pobre?!” – questionou o edil.

 

Romero Rodrigues tomou por empréstimo o ´foguete´ do senador Efraim…

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Publicidade

Veja também

ParaibaOnline

© 2003 - 2024 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.