Arimatéa Souza

Alerta, antes que seja tarde

Arimatéa Souza
Publicado em 18 de outubro de 2025 às 0:06

Foto: Leonardo Silva/ ParaibaOnline

Publicidade

Rumo à pré-convenção

A direção nacional do MDB anunciou a realização de uma pré-convenção para definir do posicionamento do partido no tocante à eleição presidencial de 2026.

“A decisão nossa, nacional, vai ser tirada na convenção. O MDB, diferentemente de outros partidos, tem diretórios, tem composição em cada um dos Estados (…) Na convenção, todos vão ter direito ao voto, e todos vão poder opinar se apoiam um projeto (Lula), outro (oposição), ou até se não participarão da eleição nacional”, salientou o deputado federal Baleia Rossi (SP), presidente nacional do partido.

Projeção

O dirigente emedebista informou que o partido deverá ter oito candidatos próprios a governador no ano que vem.

Preliminares

De acordo com o ´Estadão´, Baleia esteve reunido esta semana com Gilberto Kassab (PSD), Paulo Serra (PSDB) e Renata Abreu (Podemos).

Migração

O Diário Oficial do Paraíba publicou ontem a nomeação da presidente do Progressistas em João Pessoa, Vaulene Rodrigues, para o cargo de provimento em comissão de ´Consultora Técnica do Gabinete do Governo´.

O detalhe

Vaulene ocupava cargo de confiança na Prefeitura de João Pessoa.

Contas públicas

Nos últimos dias, o Tribunal de Contas da União (TCU) ´subiu o sarrafo´ no tocante às cobranças para que o governo federal realize o cumprimento das regras fiscais.

No limite, o descumprimento poderia levar à reprovação da prestação de Contas do Executivo.

Resgate

Esta semana, diante da relevância do assunto, o jornal Folha de São Paulo publicou uma entrevista de página inteira com o paraibano Vital do Rêgo Filho, presidente do TCU.

Confira trechos de suas declarações.

Alerta dado

“O TCU tem que dar o alerta. Nós acompanhamos o Orçamento o ano inteiro. Temos seis relatórios bimestrais e três relatórios quadrimestrais sobre as contas do governo. O que temos de legal hoje? O centro da meta. A interpretação que o TCU deu, dentro da legislação, foi a que o centro da meta tem que ser perseguido porque é (meta de déficit) zero. Zero é zero.

Juros

“Entendo perfeitamente qual é o papel do Banco Central, mas se você retirar a taxa Selic da inflação, você tem 8% de juro real. Isso ninguém aguenta.

Artificialismo

De vez em quando, noto que há uma artificialização de crise. O Brasil está vivendo um momento econômico muito bom para ter esses juros tão altos. Já há a possibilidade de as pessoas começarem a ver o país sem tanto pessimismo, como alguns querem, de forma artificializada, ver. Em nome da incerteza, você cria uma série de questões que impactam diretamente a economia”.

Sustação

Diante do tensionamento, o ministro Benjamin Zymler, do TCU, suspendeu os efeitos da decisão que determinava à equipe econômica perseguir o chamado ´centro da meta´ fiscal.

Recurso

O despacho do ministro foi proferido após a AGU (Advocacia-Geral da União) recorrer da decisão do plenário do tribunal.

“Complexidade”

No documento, conforme o mesmo jornal, Zymler afirma que, mesmo que o recurso seja negado em julgamento futuro, ele não vai propor a responsabilização de agentes públicos pela execução do Orçamento de 2025, tendo em vista “o caráter inédito e a complexidade da matéria”.

Reta final

O ministro igualmente sublinhou a “impossibilidade prática de se proceder a novo contingenciamento nas dimensões requeridas” a poucos meses do fim do exercício.

Rima do…

O vereador pessoense Mô Lima (Progressistas) criticou a postura dos parlamentares que passaram a fazer oposição ao prefeito Cícero Lucena (sem partido-JP).

… Racha

Como músico e compositor, Mô Lima externou a discordância em versos: “Na política é igual namoro/ Quando um termina, ninguém sai falando do que o outro fez/ Porque não tem nada mais feio do que acabar um relacionamento/ E sair falando da ex”.

No mesmo estilo

Fábio Carneiro, presidente do Solidariedade na Capital, que rompeu com Cícero, respondeu na mesma linguagem: “Quem no céu quer subir/ As estrelas ‘quer’ tocar/ Os anjos estão sorrindo/ Da queda que vai levar”.

Rubro-negro bem azul

O Clube de Regatas Flamengo já contabiliza este ano uma receita de R$ 1 bilhão 850 milhões.

Da boca de…

“… O grupo Centrão tem vocação para o adultério…” (jornalista Otávio Guedes, do canal de notícias GloboNews).

´Tchau´ Brasília

O ex-prefeito de Cajazeiras, José Aldemir (PP), deverá oficializar na próxima segunda-feira a sua desistência de concorrer a um mandato de deputado federal no próximo ano.

Ele aguarda tão somente uma reunião com o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP) neste final de semana.

Voto declarado

Para o Senado, ´Zé Aldemir´ já divulgou as suas opções para 2026: Veneziano Vital (MDB) e Nabor Wanderley (REP).

Conter a sangria

O paraibano Hugo Motta (Republicanos), presidente da Câmara Federal, tenta conter o desgaste na sua imagem e na da própria Câmara.

Para tanto, contratou por quase R$ 5 milhões uma consultoria visando remodelar a presença da Casa nas redes sociais.

Compartilhamento pago

O envio de ´links´ por parte do WhatsApp começará a ser cobrado pela empresa Meta, proprietária do aplicativo.

Taxa adicional

Por falar em cobrança, quem optar por viajar num avião nas primeiras filas de poltronas, mesmo que seja da mesma classe de passageiros, terá que fazer um pagamento adicional.

Sábado é dia de poesia

“…Coisas que a gente se esquece de dizer/ Frases que o vento vem às vezes me lembrar/ Coisas que ficaram muito tempo por dizer/ Na canção do vento não se cansam de voar…” (compositor mineiro Lô Borges).

Serviço

Veja a música aqui.

Reivindicação recorrente

Ao longo dos últimos anos, houve um generalizado clamor na cidade com relação à necessidade de Campina Grande possuir um centro de convenções à sua altura e que permitisse a realização de grandes eventos.

Parte final

O desejado equipamento está sendo concluído pelo governo estadual – o teatro só ficará pronto provavelmente em 2026 -, mas a área para feiras e eventos já está em uso.

Aporte financeiro

Cite-se que foi indispensável para a obra o volumoso aporte de recursos de parlamentares com vinculo com a cidade, a exemplo dos senadores Veneziano Vital e Nilda Gondim (quando no exercício do mandato), assim como o deputado Damião Feliciano.

Abuso

Acontece que já se propaga entre agências de viagens, operadores, agentes de turismo e promotores de eventos a exploração colocada em prática pelo ´trade turístico´ local, notadamente o setor de hotéis.

Até parece que a ´COP 30´ será na Paraíba.

Estancar enquanto é tempo

É importante que haja uma ação para contenção dessa ganância desenfreada, porque ela poderá estimular uma recusa à realização de eventos em Campina, o que levaria à ociosidade de tão monumental equipamento, como é o caso do Centro de Convenções Antonio Vital do Rêgo.

A comunidade não pode pagar pela ambição desmedida de alguns.

 

Desenha-se um ´salve-se-quem-puder´ entre as pré-candidaturas ao Senado de João e Nabor…

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Publicidade

Veja também

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

Embalagens em papelão Notícias de João Pessoa Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande