Sem ´vale tudo´
Publicidade
Regulamentação
O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) foi indicado como relator do projeto de lei 2.258, conhecido como Lei Geral dos Concursos, na Comissão de Constituição e Justiça do Senado.
A iniciativa visa estabelecer regras mínimas para seleção dos servidores públicos no país.
Atualmente, conforme reportagem do jornal Valor Econômico, os concursos não têm regulamentação especifica.
Aval
O governo federal tem demonstrado interesse na aprovação da matéria, conforme a publicação, para estabelecer alguns critérios mínimos para a contratação de servidores públicos, de forma a ter um processo mais eficiente e eficaz e, ao mesmo tempo, menos custoso aos cofres públicos.
Retaguarda
Presidente nacional do PC do B e da Federação (PT/PC do B e PV), Luciana Santos visita hoje Campina Grande para cumprir uma agenda política, especialmente fortalecer a pré-candidatura a prefeito do deputado estadual Inácio Falcão (PCdoB).
Concessão
O jornalista William Tejo Filho, com o aval do partido Solidariedade (leia-se deputado estadual Eduardo Carneiro), foi nomeado como secretário de Ciência e Tecnologia de Campina Grande.
Sob o mesmo teto
Os deputados federais Hugo Motta (Republicanos) e Romero Rodrigues (Podemos), e o senador Efraim Filho (União Brasil) estiveram juntos na abertura do São João de Patos na noite da última quinta-feira.
Sábado é dia de poesia
“Debulhar o trigo/ Recolher cada bago do trigo/ Forjar no trigo o milagre do pão/ E se fartar de pão…” (Chico Buarque, que esta semana festeja 80 anos de vida).
Serviço
Escute aqui.
Resgate
O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União) foi o entrevistado desta semana no programa Ideia Livre da Rede Ita (canal 18.1).
Ele tratou de temas na ordem do dia, sejam administrativos ou políticos. A seguir, trechos de suas declarações.
Indefinição…
“Na verdade, nós estamos de fato a pouco mais de um mês do início das convenções e esse momento agora é um momento de consolidação de apoios partidários. Eu acredito muito firmemente na manutenção da aliança, não só da aliança comigo, mas da aliança com o nosso time; a manutenção da aliança com Romero, dentro desse sentimento de união, de unidade por Campina.
… Romero
“Indiscutivelmente, a gente pode fazer muito mais pela cidade estando de forma coesa, trabalhando unidos, para a gente poder solucionar problemas, trazer investimentos, do que nós conseguiríamos fazer se estivéssemos todos nós separados.
Retardamento
“O que talvez seja normal para uns não seja normal para outros, e vice-versa. Romero tem a característica de ser mais introspectivo nessas análises e é o perfil dele. E todos nós respeitamos. Se você puxar pela memória, quatro anos atrás, quando eu ainda era pré-candidato, a essa altura, o debate se estendeu ainda mais tempo.
Confiante
“Acredito e mantenho a confiança de que esse sentimento de união por Campina vai prevalecer, vai falar mais alto e nós vamos manter a unidade.
Distanciamento
“Cada um tem a sua forma de fazer a avaliação. Romero tem um estilo mais resguardado. Nunca foi do perfil de Romero fazer grandes movimentações políticas no sentido de aparições públicas. Ele é mais reservado (…) Eu formalizei, mais uma vez, o convite para que ele esteja lá (Parque do Povo).
Ataques à gestão
“Nunca tive problema com críticas, de forma alguma. Se alguém tiver problema com críticas, dentro do ambiente da política, faça outra coisa (…) Você passa naturalmente pela avaliação das pessoas, de um modo geral, e cada um tem as suas avaliações dentro do ambiente democrático que a gente vive. Todas devem ser respeitadas, assim como eu tenho as minhas próprias.
João Azevedo
“Eu enviei uma mensagem ao governador, no ano passado, fazendo um convite para que ele estivesse institucionalmente no Maior São João do Mundo. Na chegada dele, no Parque do Povo, fui lá recebê-lo e cumprimentá-lo, porque ali não era o título de eleitor de Bruno, não era um pré-candidato ou alguém que era filiado a um partido, mas sim a instituição Prefeitura Municipal. E institucionalmente você precisa conviver com todo mundo. E este ano fiz novamente o convite.
Receita adicional
“O Estado arrecada muito mais (com o ICMS) do que a prefeitura (…) O Maior São João do Mundo é uma peça fundamental na engrenagem da economia da Paraíba. Contar com a colaboração do Governo do Estado é importante não só para Campina, é importante para o próprio Governo do Estado.
Tarifa
“Campina foi, no ano de 2022, junto com Maringá (PR), as duas únicas cidades do Brasil que baixaram o preço da passagem de ônibus. Campina Grande tem hoje uma das passagens de ônibus mais baratas do Nordeste.
Rota
“No final das contas, eu acredito muito fortemente que a gente está trabalhando no rumo certo. Tem coisa que precisa ser ajustada? Tem, como tem em todo lugar, não vou ser hipócrita. Tem um ditado popular que diz ´pior do que doido é ser iludido´. Não sou um nem outro. Indiscutivelmente, a gente está trabalhando no rumo certo.
Crença
“Eu acredito que sim, é possível fazer uma política honesta; que é possível ter lado; é possível respeito dentro da política. E respeito especialmente pelo recurso público.
Abatimento
“Tiramos mais de 500 milhões de reais da dívida do município. Isso viabiliza os investimentos para os próximos 30 anos na cidade. Não é uma visão apenas de governo.
Conflitos com o…
“Eu não interpretaria como uma relação conflituosa. Interpretaria muito mais como uma ´virada de mesa´ que aconteceu depois que os processos (que julgaram, no TRE, quatro parlamentares) terminaram por anular os votos de quatro vereadores que faziam parte da nossa base de aliados. E na saída desses quatro vereadores, quatro vereadores de oposição assumiram os mandatos na Câmara e terminaram formando maioria.
…Legislativo
“É exatamente nesse momento em que você passa a ter uma relação mais beligerante, quando se tem muitas vezes temas que não são ou não deveriam ser assuntos para a formação de cabo de guerra, e você passa a ter cabos de guerra que dificultam não a mim.
´Revanche´
“Por um sentimento, talvez de revanchismo, a oposição que alcançou a maioria em razão desses processos judiciais retirou a possibilidade de qualquer suplementação (orçamentária), via decreto, por parte do município. Isso prejudica a mim? Não.
Intenções
“Talvez algumas dessas pessoas tenham em mente que fazendo isso (revanche) vão criar, num ano eleitoral, um ambiente hostil para Bruno, o gestor, que em tese é pré-candidato à reeleição. Mas, na verdade, o que elas conseguem alcançar com esse esticamento de corda é um prejuízo para o cidadão.
Tentativas
“Eu vou responder com a sinceridade que me é muito peculiar. Que de fato é importante para o Executivo, seja no município, no estado ou no ambiente federal ter uma governabilidade assegurada de uma maioria, é sim. Que a gente tenta, tenta. Como? No diálogo, mostrando a importância. Quantas vezes fui à Câmara ao longo desses três anos? Diversas vezes para mostrar quais eram as nossas intenções, as nossas iniciativas.
Delimitação
“Só que uma coisa é você buscar a construção, a consolidação de uma maioria. Outra coisa são os meios que você vai utilizar para garantir isso. E nesse caso, na minha visão, nem todos os fins vão justificar os meios. Não vou lançar mão de usar aquilo que eu reprovo, enquanto cidadão, porque antes de ser prefeito, eu sou gente. Antes de estar respondendo pelo ´CNPJ´ da Prefeitura, eu respondo pelo meu CPF, pelas minhas opiniões, pelas minhas convicções.
Limites
Ainda o prefeito Bruno: “Têm certos apelos que se faz dentro do ambiente da política com os quais eu não concordo, e por isso eu não vou utilizar (…) Se depender de uma prática não republicana, da minha parte, para construir uma maioria na Câmara, nesse momento que a Câmara vive, depois dessa ´virada de chave´, você não vai me ver fazer isso, porque eu tenho uma consciência a zelar”.
– Definitivamente não vou lançar mão de qualquer tipo de coisa para garantir uma maioria que, em tese, me daria um conforto, uma estabilidade administrativa – acrescentou.
No futuro, o silêncio de Romero cobrará o seu preço…
Publicidade