Para dar a palavra final
Foto: Leonardo Silva
Publicidade
Recado direto
Sem meias palavras, o presidente Lula avisou ontem, durante reunião ministerial, que quem não se sentisse à vontade para defender a sua gestão publicamente deveria pedir para sair.
Lula mencionou à equipe as articulações contra o seu governo que são lideradas pelo senador Ciro Nogueira (PI), ex-ministro do governo Bolsonaro e presidente nacional do Progressistas.
Desafeto
O petista também criticou o presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda.
De acordo com o jornal O Globo, Lula disse aos ministros que não gosta dele (Rueda).
Garimpo
Vale a pena pinçar trechos da abertura da reunião, que foi transmitida.
“O que está acontecendo hoje no Brasil com a família do ex-presidente (Bolsonaro) e com o comportamento do filho dele (Eduardo) nos Estados Unidos é uma das maiores traições à pátria.
“Traidor”
“Não conheço na História deste país algum momento em que um traidor da pátria teve a desfaçatez de mudar para um país que ele está adotando como pátria e tentando insuflar o ódio de alguns governantes americanos contra o povo brasileiro.
Trump
“Se a gente gostasse de imperador, não tinha acabado com o Império”.
Da boca de…
“… Queira Deus que os bons ventos cheguem amenos no seu desiderato, no seu propósito de governar a Paraíba. Queira Deus que esses ventos tragam para Vossa Excelência a oportunidade de servir ainda mais ao povo paraibano…” (Félix Araújo Filho, do partido Rede, ao se reportar ao deputado-presidente Adriano Galdino na conclusão de sua passagem pela Assembleia Legislativa, ontem, na condição de suplente no exercício do mandato).
O detalhe
O deputado estadual Chió (Rede) reassume hoje o seu mandato parlamentar.
Estocada
A vereadora Ana Cardoso (Republicanos) retemperou ontem as suas desavenças com a administração do prefeito Bruno Cunha Lima.
Ela fez alusão à situação da creche municipal Walnyza Cunha Lima.
Descompasso
A edil relatou na sessão ordinária desta terça-feira da Câmara que visitou a referida creche, e na visita percebeu “a disparidade dolorosa entre o que a lei assegura e o que de fato é ofertado pelo poder público municipal”.
Vácuo
Quadro de “carência, improviso, descaso, fardamento e merenda que não são suficientes”, emendou a vereadora, para em seguida repudiar “a distância entre as promessas da prefeitura e a prática”.
Simbologia
Além de parabenizar o pronunciamento da edil oposicionista, Pimentel Filho (PSB) salientou que essa creche “é emblemática, porque tem o nome da avó do prefeito Bruno”.
Providências
Colega de partido de Pimentel, o vereador Sargento Cobra disse que já tinha obtido informações do secretário Asfora Neto (Educação) sobre as providências que estão sendo tomadas.
“Asfora sempre nos dá retorno”, assinalou o edil socialista.
Versão
Em mensagem enviada à Coluna, o deputado (licenciado) Fábio Ramalho (PSDB), chefe de gabinete da prefeitura campinense, assegurou que “NUNCA atendi secretário de Campina em Lagoa Seca”.
Em tempo
Dois secretários da PMCG confirmaram a informação à Coluna.
Como é?
“Eles (oposição) estão irritados porque estamos roubando o roubo deles”.
Javier Milei, presidente da Argentina, ao (tentar) refutar as denúncias de esquema de pagamento de propina na administração federal que envolveria a sua irmã, Karina Milei.
Porta aberta
O senador Veneziano Vital, presidente do MDB na Paraíba, disse que “quando definições forem tomadas”, o seu partido estará à disposição para acolher o prefeito pessoense Cicero Lucena (ainda no PP) e o deputado Adriano Galdino (REP), “que já não são vistos onde estão; já foram feitos convites públicos para que se retirassem desse contexto, ou que não teriam espaço na chapa majoritária”.
“Têm peso”
“Não há dificuldade no MDB e em outras legendas para recepcioná-los. São dois nomes que têm peso e importância política em nível estadual”, enfatizou o senador.
Segue em faixa própria
O ´V´ realçou que “não temos, na oposição, a dependência de uma racha na base governista.
No atual partido
O emedebista comentou a postulação do senador Efraim Filho – pré-candidato a governador pelo União Brasil – “como uma das opções, que é plenamente defensável”.
Incondicional
Veneziano ressaltou que existe algo inegociável para caminhar com o MDB da Paraíba no próximo pleito: “Ser um integrante do ´palanque´ do presidente Lula”.
Recondução
A advogada Glauce Jácome foi reeleita para presidir o Partido Comunista do Brasil em Campina Grande ao longo dos próximos dois anos.
Dominó
Em setembro, Gregória Benário deverá ser referendada para seguir comandando o PCdoB na Paraíba.
E em outubro Luciana Santos (ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação) deverá ganhar mais um mandato para dirigir o PCdoB em nível de Brasil.
´Salto alto´
A Alpargatas (sandálias Havaianas) registrou lucro de R$ 87 milhões 890 mil no segundo trimestre deste ano – alta de 272% em comparação com o mesmo período de 2024.
Falta a ´continência´ do ´capitão´
O presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, tem uma visita marcada para esta quinta-feira ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
A pauta está concentrada na definição de nomes do partido (ou de aliados) para concorrer ao Senado em 2026.
No caso da Paraíba, Valdemar vai pedir a concordância do ´capitão´ para os nomes do ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga (PL) e do ex-candidato a governador Major Fábio, pelo Partido Novo.
O PP já começa a trabalhar no ´plano de governo´ de Lucas Ribeiro…
Publicidade