Arimatéa Souza

O “despertar” da direita

Arimatéa Souza
Publicado em 14 de fevereiro de 2024 às 0:21

Arimatea Souza

Foto: Foto: ParaibaOnline

Publicidade

Iniciação quaresmal

Aproveito o início do período da Quaresma – para os cristãos – e vou compartilhar com os leitores alguns trechos da pregação (homilia) do papa Francisco no último domingo.

Trata-se de uma oportuna abordagem, que suscita inevitáveis reflexões e, quem sabe, mudanças de postura. Quando menos, um alerta de percurso.

Acompanhe a seguir.

Leproso

“A primeira Leitura e o Evangelho (do dia) falam da lepra, uma doença que causa a progressiva destruição física da pessoa e que muitas vezes, infelizmente, ainda está hoje associada em certos lugares com atitudes de marginalização.

Segregado

“Um leproso é obrigado a viver fora da cidade. Fragilizado pela doença, em vez de receber ajuda dos seus concidadãos, é abandonado a si mesmo, acabando duplamente ferido pelo afastamento e a rejeição.

´Lepras…

“Medo, preconceito e falsa religiosidade: aqui estão três causas duma grande injustiça, três ´lepras da alma´ que fazem sofrer uma pessoa frágil, descartando-a como qualquer desperdício. Não pensemos que se trata de coisas só do passado.

… Da Alma´

“Quantas pessoas sofredoras encontramos nos passeios das nossas cidades! E quantos medos, preconceitos e incoerências, mesmo entre quem acredita e se professa cristão, continuam a ferir ainda mais! Também no nosso tempo há tanta marginalização, há barreiras a derrubar, ´lepras´ a curar.

Sem hesitar

“O nosso Deus não Se manteve distante no céu, mas em Jesus fez-Se homem para tocar a nossa pobreza. E perante a ´lepra´ mais grave, que é o pecado, não hesitou em morrer na cruz, fora das muralhas da cidade, rejeitado como um pecador, como um leproso, para tocar a fundo a nossa realidade humana.

Diagnóstico

“Quando nos distanciamos dos outros para pensar em nós mesmos, quando circunscrevemos o mundo às muralhas do nosso ´estar tranquilos´, quando julgamos que o problema são sempre e só os outros… Nestes casos, tenhamos cuidado, porque o diagnóstico é claro: ´lepra da alma´.

Insensibilidade

“Uma doença que nos torna insensíveis ao amor, à compaixão, que nos destrói com as ´gangrenas´ do egoísmo, preconceito, indiferença e intolerância. Tenhamos cuidado também porque, irmãos e irmãs, como acontece na fase inicial da doença com as primeiras manchas de lepra que aparecem na pele, se não se tomar medidas imediatas, a infeção cresce e torna-se devastadora.

Oração efetiva

“As nossas partes feridas – as do coração e da alma –, as doenças da alma devem ser levadas a Jesus. É isto que faz a oração; não uma oração abstrata, feita apenas de repetição de fórmulas, mas uma oração sincera e viva, que depõe aos pés de Cristo as misérias, as fragilidades, as falsidades, os medos.

Renascimento

“Com efeito, ao ´toque´ de Jesus, renasce o melhor de nós mesmos: os tecidos do coração regeneram-se; o sangue dos nossos impulsos criativos recomeça a fluir cheio de amor; as feridas dos erros do passado cicatrizam-se e a pele das relações recupera a sua consistência sadia e natural.

Capacidade de amar

“Assim retorna a beleza que possuímos, a beleza que somos; a beleza de sermos amados por Cristo, redescobrimos a alegria de nos doar aos outros, sem medos nem preconceitos, livres de formas de religiosidade anestesiante e desinteressada da carne do irmão; retoma força em nós a capacidade de amar, para além de todo e qualquer cálculo e conveniência.

“Ao amor basta o amor”

“Mas seria enganador pensar que este milagre, para se realizar, requeira formas grandiosas e espetaculares. Na verdade, acontece principalmente na caridade sem alarde de cada dia: a caridade que se vive na família, no trabalho, na paróquia e na escola; na rua, no escritório e no mercado; a caridade que não busca publicidade nem precisa de aplausos, porque ao amor basta o amor (Santo Agostinho)”.

Fila sem fim

O Ministério da Educação informou que tem 335 pedidos de abertura de cursos de medicina à espera de apreciação, que totalizam 60.500 vagas.

Impasse

A questão do ensino superior de medicina é objeto de ruidosa peleja jurídica que tramita no Supremo Tribunal Federal.

Bancada

Tibério Limeira, presidente do PSB em João Pessoa, disse que o planejamento da legenda é para eleger este ano – no mínimo – cinco vereadores.

Segundo ele, o partido já tem a lista de postulantes (30 nomes) “quase completa”.

Apeado

De acordo com o jornal Valor Econômico, o deputado paraibano Aguinaldo Ribeiro (PP) não deverá continuar na ´Liderança da Maioria´ na Câmara Federal.

Retomada

A Assembleia Legislativa voltará às atividades no dia 17 de fevereiro.

“Com naturalidade”

Expressão utilizada pelo governador João Azevedo (PSB) acerca da possibilidade de sua já majoritária bancada na Assembleia Legislativa vir a ser ampliada.

Desejo explicito

A direção nacional do MDB atualizou a sua meta eleitoral para este ano: a intenção é eleger – pelo menos – 900 prefeitos nas eleições de outubro próximo.

Preliminar

Em entrevista à edição desta semana da revista Veja (dada antes da Operação da Polícia Federal na última quinta-feira), o ex-presidente Jair Bolsonaro disse que o PL deverá lançar candidatos a prefeito em aproximadamente 2 mil cidades.

Meta ousada

O ´capitão´ sublinhou que a intenção é fortalecer o partido para buscar eleger 140 deputados federais e 20 senadores nas eleições de 2026.

O detalhe

No feriadão do carnaval, Bolsonaro anunciou a realização de um ato público, em sua defesa, para o dia 25 próximo em São Paulo (avenida Paulista).

Direita viva e ativa

Ainda Bolsonaro na ´Veja´: “A direita acordou. Não é o bolsonarismo. Acho que esse termo aí devia ser deixado de lado. A direita acordou, o conservadorismo acordou e nós começamos a descobrir a importância da família e da
liberdade”.

 

Que a dengue e a covid não tenham ´brincado´ o carnaval intensamente…

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Publicidade

Veja também

ParaibaOnline

© 2003 - 2024 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.