Aversão crescente ao voto
Publicidade
´Calma, companheiro´
De acordo com o jornal O Globo, um Lula irritado ‘lavou a roupa suja’ com líderes na primeira reunião após as eleições de domingo, dia 6.
A portas fechadas, criticou a falta de renovação dentro do PT. Aos petistas, falou que o partido precisa de mudança na linguagem e nos quadros para atingir o eleitorado antissistema.
E não deixou pedra sobre pedra ao ‘descer a borduna’ na comunicação do governo.
Em larga escala
Conforme o Observatório Nacional da Mulher na Política da Câmara Federal, a cota de 30% para candidaturas de mulheres não foi respeitada pelos partidos políticos em 700 dos 5.569 municípios, no primeiro turno das eleições municipais.
Da boca de…
“… As pesquisas têm uma indicação do reconhecimento do grande trabalho do prefeito Cícero Lucena…” (governador João Azevedo).
Sem vetos
Principal liderança do PL na Paraíba, o deputado federal Cabo Gilberto relativizou os apoios pluripartidários que aglutinou o prefeito Bruno Cunha Lima (UB) na disputa da reeleição: “No palanque de Bruno, quem manda é Bruno. O pior palanque é o de João Azevedo”.
´Acervo de votos´
O pastor Sérgio Queiroz, principal estrela do Partido Novo na Paraíba, recordou que teve “mais de 20 mil votos” em Campina Grande, quando disputou o Senado em 2022.
Opção feita
Após grifar que PL e Novo acertaram para as eleições deste ano alianças na região metropolitana de João Pessoa e também para Campina Grande e Patos, ele anunciou apoio no 2º turno à reeleição do prefeito Bruno.
“Eu não poderia ficar em silêncio”, sublinhou.
Em subida
Sobre a passagem dele e do ex-ministro Marcelo Queiroga (PL) para o 2º turno das eleições em João Pessoa, Queiroz pontificou que “ninguém acreditava que a gente chegasse no 2º turno”.
“Chegamos e numa curva ascendente”, enfatizou.
Posicionamento
Por falar na sucessão pessoense, o senador Veneziano Vital, presidente do MDB na Paraíba, concederá uma entrevista hoje, às 11 horas, na sede do partido, para falar sobre a postura partidária neste segundo turno.
O detalhe
A entrevista será na sede estadual do partido: avenida Duarte da Silveira, 751, Centro.
Na tela
Na noite de hoje (22h15), a Band/Arapuan promovem o debate inaugural deste turno suplementar entre Marcelo Queiroga e Cícero Lucena.
Da boca de…
“… Se a política voltou a respirar ares de normalidade, isto também se deve à atuação firme do Supremo Tribunal Federal…” (ministro Gilmar Mendes, do STF).
Troca de…
A Diocese de Campina Grande vai assumir o controle e gestão da ampla área onde funcionou o ´Convento dos Maristas´, BR 104, na cidade de Lagoa Seca.
Será a nova área para a realização de encontros e retiros pastorais.
… Espaços
Em sentido inverso, a comunidade Marista assumirá o controle do centro de pastoral Dom Luís Fernandes, localizado no bairro do Tambor, em Campina Grande.
Da boca de…
“…Foi uma campanha mais tranquila, mas nos últimos dias o clima eleitoral esquentou um pouco…” (vice-governador Lucas Ribeiro, do PP, sobre o 1º turno das eleições em Campina Grande).
Transparência zero
A Câmara Municipal de Campina Grande segue sem permitir aos eleitores da cidade o acompanhamento de suas atividades em plenário, via YouTube.
Da boca de…
“… Vamos construir as eleições necessárias…” (prefeitável Marcelo Queiroga, do PL de João Pessoa).
Estáveis
Dados do Tribunal Superior Eleitoral mostram que os servidores públicos foram 9,3% dos candidatos no pleito municipal deste ano, mas chegaram a 11% dos eleitos no turno inicial.
O detalhe
A maioria, ou 85%, venceu por partidos de centro, que saíram à frente nas eleições, ou por siglas mais à direita.
Alongada
Durou cerca de quatro horas a conversa, quarta-feira última, entre o prefeito Bruno Cunha Lima e o ex-prefeitável Artur Bolinha (Novo), que culminou com a declaração de apoio do segundo, no dia seguinte.
Assuntos em dia
Outra conversa prolongada, na última semana, foi entre o senador Efraim Filho (União Brasil) e o deputado Romero Rodrigues (Podemos), durante um deslocamento de carro entre João Pessoa e Campina Grande.
Por obrigação
Conforme pesquisa do Instituto Datafolha, se o voto não fosse obrigatório no Brasil, 34% dos eleitores não teriam ido às urnas no último dia 6 para escolher o próximo prefeito.
O nível de abstenção do último pleito no país foi de 21,7%, segundo o TSE.
A campanha em Campina avança para o ´vale tudo´…
Publicidade